Adriana Esteves diz se orgulhar de 'Renascer' e que aprendeu com críticas

Alvo de muitas críticas por sua atuação na trama de Benedito Ruy Barbosa, a atriz teve depressão e se afastou da TV por dois anos

© Divulgação / TV Globo

Fama Críticas 09/10/21 POR Folhapress

KARINA MATIASSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Interpretar Mariana, a jovem disputada por pai e filho –José Inocêncio (Antonio Fagundes) e João Pedro (Marcos Palmeira)– na novela "Renascer" (Globo, 1993), não foi um trabalho fácil para Adriana Esteves, que tinha 22 anos e despontava na emissora como a "nova namoradinha do Brasil" –título que antes pertencia a Regina Duarte.

PUB

Alvo de muitas críticas por sua atuação na trama de Benedito Ruy Barbosa, a atriz teve depressão e se afastou da TV por dois anos. Hoje, 28 anos depois, com uma carreira consolidada e cheia de sucessos –como Carminha, de "Avenida Brasil" (2012), Thelma, de "Amor de Mãe" (2020-2021), e Catarina, de "O Cravo e a Rosa" (2000)– a atriz fala com orgulho da sua participação em "Renascer", mesmo admitindo que Mariana foi uma "personagem dificílima".

De fato, a jovem tinha um caráter dúbio, o que causou estranheza com o público. Ela estava longe da mocinha tradicional, mas também não chegava a ser uma vilã. Neta de Belarmino (José Wilker), Mariana se aproxima de José Inocêncio com o intuito de se vingar da morte do avô. Ela, porém, se apaixona pelo fazendeiro, o que piora a relação já deteriorada do pai com o caçula, João Pedro, que também gosta dela.

"Tive que me dedicar muito para dar conta do enorme desafio. Mas acho que consegui. Aprendi muito com esse trabalho", diz. "'Renascer' é uma das novelas mais lindas que já vi. É uma honra imensa ter sido tão jovem protagonista dela", completa. A história poderá ser revista a partir de segunda (11), quando entra no catálogo do Globoplay.

Assim que acabou a trama, Adriana foi para o teatro. Ela fez uma turnê com a peça "A Falecida", de Nelson Rodrigues, ao lado de Gabriel Villela, Maria Padilha e Marcelo Escorel. "Posso dizer que o que me fez querer me jogar nessa aventura teatral foi a necessidade de vida na arte", afirmou.

Em entrevista à Marie Claire em 2007, Adriana já tinha dito que a sua crise e o consequente afastamento da TV tiveram pouco a ver com a sua carreira e as críticas pesadas que sofreu na época de "Renascer". "Sabe, eu já tive problemas na vida antes e eles nada tiveram a ver com a profissão. Então eu acho que, mesmo se tivesse sido médica, teria passado por uma crise", afirmou na ocasião.

Em 2016, para a mesma revista, ela disse acreditar que, assim como ela, algumas pessoas têm maior propensão à depressão. Afirmou também que tinha acabado de se separar do primeiro marido e que vinha emendando uma novela atrás da outra, com personagens grandes. "Tinha pouca maturidade. Fiquei perdida, não segurei a onda."

Hoje, ao relembrar "Renascer", Adriana destaca recordações positivas como o encontro que teve com Marco Ricca, com quem ficou casada por 10 anos e teve o seu primeiro filho, Felipe –na trama, o ator fez o papel de José Augusto, primogênito de José Inocêncio.

Adriana salienta também a parceria com Marcos Palmeira e ter feito "amizades tão sólidas" como com Tarcísio Filho, que fez José Bento, segundo filho do patriarca. "Foi uma novela altamente poética, e minha personagem foi riquíssima para mim", acrescenta.

Ela destacou ainda a importância de ter sido dirigida por Luiz Fernando Carvalho, com quem já tinha trabalhado no ano anterior em "Pedra sobre Pedra". "Ele me ensinou a procurar um olhar aprofundado, despertou em mim a paixão por criar as minhas personagens."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo OMS Há 22 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

brasil Eutanásia Há 23 Horas

Jovem brasileira arrecada mais de R$ 80 mil em vaquinha para fazer eutanásia

fama JÔNATAS-FARO Há 22 Horas

Jônatas Faro, de 'Cheias de Charme', hoje trabalha como vendedor de imóveis

justica Rio de Janeiro Há 22 Horas

Corolla: quem é traficante gravado treinando em esteira com fuzil

politica Osasco Há 22 Horas

Lula inaugura universidade inacabada em Osasco e é cobrado por aluna para concluir obra

politica Caso das joias Há 23 Horas

Indiciamento de Bolsonaro chega ao STF e fica à espera de Moraes

fama Sarah Ferguson Há 17 Horas

Sarah Ferguson revela as últimas palavras que ouviu da rainha Elizabeth

economia EMPRESA-JUSTIÇA Há 22 Horas

Justiça condena dona da marca Ypê por live pró-Bolsonaro para funcionários em 2022

fama Sexualidade Há 18 Horas

Carmo Dalla Vecchia diz que vício em pornô afetou sua vida sexual

esporte Copa América Há 22 Horas

Brasil, com Endrick na vaga de Vini Jr, pega Uruguai de olho na semifinal da Copa América