Pacheco se filia ao PSD, mas evita se declarar candidato ao Planalto

O senador também criticou a polarização política no País

© Agência Senado

Política Senador 27/10/21 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (MG), se filiou nesta quarta-feira (27) ao PSD e deu mais um passo rumo a uma possível candidatura à presidência em 2022. Embora não tenha se declarado como candidato, o senador fez um discurso com críticas à polarização política e à situação atual do país.

PUB

"Estamos cansados de viver em meio a tanta incerteza, a tanta incompreensão e intolerância. Uma sociedade dividida, em que cada um não admite o contrário e não aceita a existência do outro, nunca irá chegar a lugar algum", afirmou.

Dentro do PSD, Pacheco é visto como uma terceira via para romper a disputa entre Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Sem citar o governo, ele disse que o país enfrenta "um dos momentos mais difíceis da história" e defendeu união para superá-lo.

"O cidadão sente no seu dia-a-dia os efeitos de uma economia que não deslancha, pena com o aumento dos preços dos alimentos, do combustível, do gás de cozinha. Sofre com a falta de emprego e oportunidades de trabalho, e por fim deixa de acreditar no seu próprio futuro. Este não é o Brasil que nós desejamos", defendeu.

Em uma clara tentativa de associá-lo ao ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961), a cerimônia ocorreu no Memorial JK, onde estão os restos mortais do político mineiro, que também foi filiado ao antigo PSD.

Pacheco fez o discurso para aproximadamente 300 pessoas em um auditório do local. Atrás dele, no palco, havia um painel com fotografias de JK. A neta do ex-presidente, Anna Christina Kubitschek, presenteou o senador com um broche do PSD. Anna Cristina é casada com Paulo Octávio, que preside o partido no DF.

Além do presidente da sigla, Gilberto Kassab, políticos do PSD como o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e os senadores Carlos Viana, Antonio Anastasia, Otto Alencar e Omar Aziz participaram da cerimônia.

Parlamentares de outras legendas também prestigiaram a filiação, entre eles Kátia Abreu (PP-TO), Davi Alcolumbre (DEM-MG) e o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM).

Pacheco integrava o DEM, mas já era tratado como presidenciável pelo PSD antes mesmo de anunciar que deixaria a sigla. Na última sexta-feira, ele confirmou a troca.

Apesar da vontade do novo partido, o senador evita afirmar publicamente que irá concorrer ao Planalto.

"Jamais permitirei que na minha realidade como senador, como presidente de uma Casa como o Senado Federal, que eu antecipe qualquer tipo de discussão de ordem político eleitoral. A eleição é em 2022, os partidos vão se preparar, os partidos terão seus candidatos, mas eu continuo hoje no PSD na mesma linha que sempre estive, pregando essa união, esse diálogo, e sobretudo não antecipando interesses ou discussões políticos eleitorais para o momento de agora",

Kassab, no entanto, faz questão de dizer que o senador será o candidato da sigla em 2022.

"Em off aqui, ele será candidato e será presidente da República", brincou Kassab ao discursar no evento.

O presidente do PSD ainda descartou o interesse em indicar o vice para compor uma possível chapa com Lula.

"O PSD terá candidato à presidência da República, é uma decisão irreversível. No que depender de mim, do partido, será o Rodrigo Pacheco", garantiu.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o presidente do Senado já disse acreditar que a sigla pode ter uma "proposta alternativa" aos projetos que devem ser apresentados nas eleições de 2022 pelo PT e pelo presidente Bolsonaro.

Pacheco foi eleito deputado federal pelo MDB, em 2014, e chegou a presidir a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a principal da Casa. Dois anos depois, concorreu à prefeitura de Belo Horizonte, mas ficou em terceiro lugar, com 10% dos votos válidos.

Em 2018, conseguiu uma das duas vagas ao Senado em uma eleição em que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ficou em quarto lugar.

Desde o início de 2020, o senador preside o Congresso Nacional. Ele se beneficiou do fracasso de Davi Alcolumbre (DEM-AP) de conseguir viabilizar juridicamente a possibilidade de se candidatar à reeleição ao comando do Senado.

Escolhido pelo político do Amapá, acabou herdando praticamente toda a articulação montada por Alcolumbre e foi eleito facilmente no início de 2021–57 votos contra 27 de Simone Tebet.

Como presidente do Senado, Pacheco tem adotado um estilo moderado e tem tentado blindar o Senado de influências do Executivo. Nos últimos meses, pautas consideradas relevantes para Bolsonaro foram barradas na Casa.

Em setembro, por exemplo, ele mandou devolver ao governo a medida provisória editada por Bolsonaro que limitava a remoção de conteúdo publicado nas redes sociais. No mesmo mês, os senadores derrubaram a medida provisória editada que criava uma minirreforma trabalhista.

Com a filiação do presidente do Senado, a bancada do PSD passará a ter 12 membros na Casa, a segunda maior, atrás apenas do MDB, que tem 15.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 19 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 20 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 17 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 21 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo