OMS: números da covid aumentam pela primeira vez em 2 meses, puxados por Europa

"Esse é mais um lembrete de que a pandemia da covid-19 está longe do fim", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus

© Flavio Lo Scalzo/Reuters

Mundo Pandemia 28/10/21 POR Estadao Conteudo

Diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus alertou nesta quinta-feira para o fato de que os números de casos e mortes pela covid-19 aumentam agora no mundo pela primeira vez em dois meses. A piora no quadro é puxada pela situação na Europa, que se sobrepõe a recuos nos números de outras regiões. "Esse é mais um lembrete de que a pandemia da covid-19 está longe do fim", afirmou ele, durante entrevista coletiva.

PUB

Ghebreyesus argumentou que a pandemia persiste "em grande medida por causa do acesso desigual aos instrumentos" para combater o vírus. Segundo ele, testes foram aplicados nos países ricos 80 vezes mais do que nos de renda baixa e as vacinas, 30 vezes mais na mesma comparação. "Se as 6,8 bilhões de doses de vacinas administradas globalmente até agora tivessem sido distribuídas de modo igualitário, teríamos já atingido a meta de vacinar 40% da população de cada país."

Nesse quadro, o diretor da OMS alertou que o mundo segue vulnerável ao surgimento de novas variantes do vírus. Ghebreyesus destacou a iniciativa da OMS do Acelerador de Instrumentos contra a covid-19 ("ACT Accelerator"). Com esse instrumento, a OMS e parceiros já entregaram 425 milhões de doses de vacinas, a 144 países, por meio da iniciativa Covax.

Ghebreyesus afirmou, porém, que a iniciativa não consegue cumprir todo seu potencial, por falta de financiamento. Às vésperas da reunião de cúpula do G-20 neste fim de semana em Roma, ele destacou que os países do grupo têm meios para tomar decisões que poderão ser cruciais para acabar com a pandemia. A OMS solicitou hoje US$ 23,4 bilhões para cumprir suas metas nessa frente, enfatizando que o montante é muito modesto, em comparação ao custo econômico global da pandemia.

Segundo a autoridade, a variante delta é muito transmissível e mostra que apenas com vacinas não é possível controlar a crise global de saúde. Ghebreyesus defendeu a importância de se usar "todos os instrumentos - vacinas, testes, tratamentos, equipamento de proteção pessoal e medidas de saúde pública" para conter o quadro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 20 Horas

Segurança é culpado por planejar raptar, estuprar e matar apresentadora

mundo OMS Há 11 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

fama MORTE-GO Há 13 Horas

Morre DJ Blogueirinha, aos 29 anos, em Goiás

fama Neymar Há 20 Horas

Nasce Helena, suposta filha de Neymar Junior com Amanda Kimberlly

fama Bombom Há 20 Horas

Irmã gêmea de Adriana Bombom é encontrada morta no banheiro de casa

tech Cometa 13P/Olbers Há 19 Horas

Cometa que só aparece a cada 69 anos será visível neste sábado

mundo TikTok Há 18 Horas

Funcionária usa atestado falso para viajar e encontra chefe no avião

fama Rafa Justus Há 17 Horas

Rafa Justus posa linda em Miami: "Cabelo de praia, não quero saber!"

brasil Bahia Há 20 Horas

Entenda o caso da criança de 5 anos que ateou fogo na casa por vingança

brasil Transporte de Pet Há 19 Horas

Golden morre durante transporte e família recebe corpo em caixa de gelo