Avião volta a área de embarque após passageiro negar uso de máscara no PR

O voo, que sairia de São José dos Pinhais com direção a Guarulhos, em São Paulo, acabou tendo a saída atrasada

© Reprodução

Brasil Paraná 29/10/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um piloto abortou os procedimentos de decolagem e voltou ao portão de embarque do aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba (PR), após um passageiro se recusar a colocar a máscara de proteção contra a Covid-19, item obrigatório nos voos.

PUB

O voo, que sairia de São José dos Pinhais com direção a Guarulhos, em São Paulo, acabou tendo a saída atrasada.

Após saber que seria expulso, quando a porta do avião já estava reaberta, o homem tentou se justificar e afirmou que colocaria a máscara, mas não teve sucesso e foi retirado da aeronave, relatou à reportagem Luiz Maltez, um dos passageiros do voo, que gravou em vídeo a movimentação na aeronave.

"Um episódio lamentável de presenciar, infelizmente. A esposa do cidadão ainda foi ver o que estava acontecendo. Ela estava de máscara, mas ele não quis. Aí ele ficou na porta da aeronave e quis falar com o comandante, antes de descer do avião, mas ele foi desembarcado pelo comportamento a bordo. Ele estava recusando várias vezes colocar a máscara", disse Maltez.

Em nota, a Latam, responsável pelo voo LA 4788, confirmou que a aeronave precisou retornar ao "finger", a ponte para embarque e desembarque nos portões, após o "comportamento indisciplinado" do passageiro. O caso foi registrado na última segunda-feira (25).

"Após o desembarque, o voo seguiu viagem para o destino final em completa segurança. A LATAM reforça que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais", completou a companhia.

O posto da Polícia Federal no aeroporto Afonso Pena informou não ter sido notificado sobre a ocorrência. A identidade do passageiro expulso não foi divulgada.

Em 25 de março, entraram em vigor as regras que aumentaram o rigor no uso de máscaras em aeroportos e a bordo de aviões. As alterações foram aprovadas pela Anvisa, no dia 11 de março, e constam na RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 456, de 17 de dezembro de 2020.

Pela decisão, os passageiros deverão usar, nos terminais e dentro das aeronaves, máscaras em tecido e, nesse caso, o ideal é que elas tenham camada tripla de proteção ou de uso profissional, como as cirúrgicas e as N95/PFF2. Em todos os casos, elas não devem ter válvula.

A resolução proíbe o uso de lenços, bandanas e máscaras de acrílico. Já os protetores faciais (face shield) podem ser usados, desde que máscara seja utilizada por baixo.

"A máscara deve estar ajustada ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas", informou a Anvisa no documento que também recomenda a troca da proteção a cada três horas de uso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Espanha Há 11 Horas

'Homens com barba' no futebol feminino? Polêmica agita a Espanha

fama JOJO-TODYNHO Há 12 Horas

Jojo rebate crítica de Xuxa com resposta afiada e desabafa sobre decepção

mundo Faixa de Gaza Há 11 Horas

Vídeo mostra menina descalça carregando irmã após atropelamento em Gaza

mundo Reino Unido Há 11 Horas

Mulher tem ataque cardíaco fatal após ser estuprada desmaiada em parque

justica Novo Hamburgo Há 9 Horas

Homem faz família refém, mata três e deixa 10 feridos em Novo Hamburgo

mundo Luxo Há 4 Horas

Empresário constrói e tenta vender 'Castelo de Areia' por R$ 600 milhões

esporte MMA Há 13 Horas

Luto no MMA: Morre aos 48 anos o ex-lutador e empresário André Mussi

mundo Justiça Há 10 Horas

Jovem é presa por compartilhar fotos da amante do pai nua na internet

fama Família Schumacher Há 12 Horas

Filha de Schumacher é criticada por ex-empresário após tirar nome do pai

fama RATINHO-APRESENTADOR Há 8 Horas

Ratinho detalha golpe de R$ 50 mil: 'Queria pegar o ladrão e dar uma coça'