Neymar foi desfalque em 47% das partidas desde que chegou ao PSG

Até aqui, o atacante atuou em 124 das 233 partidas do PSG

© <p>Getty Images</p>

Esporte Baixa 29/10/21 POR Estadao Conteudo

A esperança do torcedor do Paris Saint-Germain de ver o trio formado por Neymar, Lionel Messi e Kylian Mbappé em campo regularmente nesta temporada passa também pela condição física do brasileiro, que perdeu 47% dos jogos do clube desde que se mudou para a França, em 2017. Até aqui, o atacante atuou em 124 das 233 partidas do PSG.

PUB

Na atual temporada, o trio esteve junto em apenas seis dos 15 jogos do time parisiense: Mbappé atuou em 14, Neymar disputou oito e Messi, sete.

Os desfalques de Neymar não são novidade nesta temporada. O brasileiro sequer participou de 60% das partidas do PSG em qualquer das suas cinco temporadas no futebol francês. Seu melhor desempenho foi em 2019/2020 quando atuou em 27 dos 49 jogos do clube (57%). O Campeonato Francês foi a competição em que o camisa 10 mais desfalcou o time: das 109 partidas em que não esteve em campo, 76 foram no torneio nacional (69%).

As lesões foram a principal razão para tantos desfalques. Muito perseguido, o brasileiro sofreu com muitas faltas e já teve diferentes contusões: torção no tornozelo, fissura no pé, dores na coxa e até lesão na costela.

MUITOS GOLS, ASSISTÊNCIAS E TÍTULOS - Para a torcida do Paris, o saldo de Neymar no PSG é bastante positivo. O atacante ajudou o clube a conquistar 10 títulos nacionais, sendo três edições do Campeonato Francês. Até aqui, conseguiu a incrível marca de 88 gols e 48 assistências em 124 jogos. A temporada de estreia do brasileiro no PSG foi a de maior destaque nos números, quando participou de 45 gols nas 30 partidas em que esteve em campo.

Neymar, que entrou este mês na lista dos trinta jogadores indicados à Bola de Ouro, disputou o jogo contra o Olympique de Marselha, no último domingo, mas passou em branco. No clássico, esteve perto de marcar um gol ainda no primeiro tempo. O brasileiro chutou a bola na direção da meta adversária e o compatriota Luan Peres marcou contra, mas a arbitragem, com ajuda do VAR, anulou o gol, marcando impedimento.

Sua atuação em campo foi criticada pelo jornal L'Equipe. "Será que um dia encontraremos o verdadeiro Neymar? A pergunta permanece sem resposta", perguntou o diário.

O brasileiro foi defendido pelo técnico Mauricio Pochettino, que demonstrou apoio ao jogador após a partida. "Nós estamos satisfeitos com o jogo do Neymar, ele se sacrificou muito pelo time. Estamos muito felizes com o seu empenho, seu comprometimento e é aí que virá uma boa atuação", opinou.

O PSG é líder do Francês, com 28 pontos, sete a mais que o vice Lens, e recebe o atual campeão Lille, nesta sexta-feira, às 16h.

Confira os jogos de Neymar no PSG por temporada:

2021/2022

Jogos de Neymar: 8

Jogos do PSG: 15

2020/2021

Jogos de Neymar: 31

Jogos do PSG: 57

2019/2020

Jogos de Neymar: 27

Jogos do PSG: 49

2018/2019

Jogos de Neymar: 28

Jogos do PSG: 55

2017/2018

Jogos de Neymar: 30

Jogos do PSG: 57

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 17 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 19 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 18 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 18 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad