Facebook e outras empresas que mudaram de nome por completo

Facebook anunciou que mudou o nome para Meta

Facebook e outras empresas que mudaram de nome por completo

O nome de uma empresa ou marca pode ser sinônimo do sucesso ou do fracasso de uma corporação. Nomes cativantes como Netflix e Tinder tornaram-se parte das nossas vidas, o que talvez não tivesse acontecido se eles tivessem mantido os nomes horríveis que tinham antes...

O Facebook tem uma história engraçada e conhecida de tirar "The" do nome, mas agora a empresa de mídia social está planejando uma mudança de nome ainda maior. A alteração da marca foi anunciada em 28 de outubro, quando Zuckerberg revelou que o Facebook agora será conhecido como Meta. Ele afirmou que o reposicionamento de marca tem a intenção de afastar a companhia do título de mídia social apenas. Como mencionou no passado, Zuckerberg está focado na construção do "metaverso", um conceito mencionado pela primeira vez em um romance de ficção científica em 1992. O metaverso é um espaço de realidade virtual online onde os usuários podem interagir uns com os outros. Bem-vindo ao futuro! 

Esse rebranding vem num momento em que o Facebook e todos os outros aplicativos de Zuckerberg, como o Instagram, estão sob intenso escrutínio e críticas. Delatores e relatórios condenatórios mostraram que a confiança nessas plataformas está no menor nível de todos os tempos após seu envolvimento em escândalos eleitorais. Há também uma consciência crescente de como eles manipulam o cérebro humano e o quão tóxicos esses espaços podem ser para os jovens, especialmente as meninas.

Seja com o propósito de soar mais profissional ou reposicionar a marca após um escândalo, quase todas as empresas conhecidas passaram por uma mudança de nome em algum momento de sua história. Clique nesta galeria para descobrir como esses campeões da indústria costumavam se chamar – alguns deles definitivamente vão te surpreender!

©

Getty Images

Yahoo!

Quando foi criado pela primeira vez, o Yahoo! foi oficialmente chamado de Jerry and David's Guide to the World Wide Web. Jerry e David eram os nomes dos dois estudantes de Stanford que criaram o motor de busca, mas eles decidiram mudar para algo um pouco mais conciso em 1995.

©

Shutterstock

Yahoo!

Eles mudaram o nome para Yahoo! que parece ser um grande concessão, mas na verdade é um acrônimo para "Yet Another Hierarchical Officious Oracle", que seria algo como "Mais um Oráculo Hierárquico Oficioso".

©

Getty Images 

Playboy

Hugh Hefner lançou sua revista picante em 1953 sob o nome Stag Party, mas recebeu uma carta de outra revista masculina chamada Stag para que mudasse de nome pouco antes de ir imprimir. Ele considerou outros nomes como Top Hat, Bachelor, Gent, Satyr e Pan, mas eventualmente se estabeleceu em Playboy.

© Shutterstock

Amazon

Jeff Bezos originalmente pensou que Relentless era um bom nome para seu negócio de rápido crescimento. Amigos o avisaram que parecia um pouco sinistro, então ele experimentou alguns outros nomes como Awake, Bookmail, Browse e Cadabra. Ele acabou escolhendo Amazon porque o nome sugeria um grande volume e começava com a letra "A". Isso foi útil em uma época em que sites eram listados em ordem alfabética!

© Shutterstock

Pepsi

Pepsi foi inventada por um farmacêutico na Carolina do Norte em 1893.  Caleb Davis Bradham inventou a bebida incomum e foi um sucesso instantâneo. Ele a chamou de Brad's Drink, mesmo Brad não sendo o nome dele. Decidiu mudar o nome para Pepsi-Cola em 1898 porque acreditava que a bebida tinha benefícios para a saúde e ajudava com a indigestão, também conhecida como dispepsia.

© Shutterstock

Google

O Google, talvez a empresa mais famosa do mundo, começou com um nome bem assustador. O mecanismo de busca foi originalmente chamado de BackRub, fazendo referência à maneira como analisava os "back links" da internet para determinar a relevância de cada site. O nome durou menos de um ano e eles se tornaram Google em 1997.

© Shutterstock

Subway

Subway foi fundada em 1965, mas naquela época era chamado de Pete's Super Submarines. O nome não saía fácil da boca e muitas vezes era mal ouvido como "Pizza submarines", então eles mudaram para Subway em 1968.

© Shutterstock

Dell

Michael Dell era um estudante de medicina na Universidade do Texas quando começou a criar sua empresa PC's Limited fora de seu dormitório. Em um ano, ele largou a faculdade para seguir o negócio e renomeou a empresa em homenagem a si mesmo.

© Shutterstock

Netflix

Em 2011, a Netflix decidiu tentar separar seus serviços de aluguel de DVD do de streaming, dividindo-os em duas empresas diferentes. A seção de aluguel de DVD se chamaria Qwikster e veio com um aumento de preço de 60% no serviço! Sem surpresa, o plano saiu pela culatra, e eles reverteram a decisão em poucas semanas.

© Shutterstock

Nike

A marca Nike começou como Blue Ribbon Sports em 1963. Naquela época eles não produziam tênis, apenas faziam a distribuição para outros produtores. Quando decidiram começar a produzir seus próprios produtos, queriam refrescar a marca. Eles decidiram então nomeá-la de Nike em homenagem à deusa grega da vitória.

© Shutterstock

Tinder

O aplicativo de namoro Tinder foi fundado em 2012 sob o nome de Matchbox. Os fundadores queriam um nome que tocasse na ideia de fogo e faíscas voando, dada a natureza do serviço. No entanto, eles sentiram que Matchbox não estava muito certo e procuraram por uma alternativa. O Tinder atingiu o equilíbrio perfeito.

© Shutterstock

Sorvetes Nestlé

Em 1972, a marca de sorvetes Yopa foi comprada pela Nestlé, mas o nome só foi alterado para Nestlé em 2000. E o chocolate Crunch, se chamava Kri, até 1992.

©

Shutterstock

BV

O Banco Votorantim, fundado em 1988, passou a adotar a sigla BV que, segundo a empresa, já era usada por seus clientes. 

©

Shutterstock

Intel Security

A Intel Security assumiu a conhecida marca de software antivírus McAfee e ficou feliz em se livrar desse nome. O fundador, John McAfee, era uma figura excêntrica e controversa que perdeu sua fortuna e acabou com sua própria vida desonrado e procurado pela polícia.

©

Shutterstock

Best Buy

O fundador da Best Buy, Richard Schulze, começou a vender equipamentos estéreos em sua loja chamada Sound of Music. O desastre ocorreu em 1981, quando um tornado literalmente arrancou o telhado da loja!

©

Shutterstock

Best Buy

Schulze colocou todas as mercadorias sobreviventes no estacionamento para uma venda de dois dias onde os clientes podiam obter as melhores compras dos destroços. Ele ganhou mais dinheiro nesses dois dias do que nunca, então o nome Best Buy ficou preso!

©

Getty Images 

Target

Target nasceu no início do século XX quando um homem chamado George D. Dayton comprou uma empresa que ele renomeou a Dayton Dry Goods Company. Ele continuou com este nome por meio século antes de criar uma cadeia de descontos chamada Target em 1962. A Target tornou-se seu principal negócio e a empresa renomeou-se oficialmente como Target Corporation em 2000.

©

Shutterstock

Livestrong

A Fundação Lance Armstrong foi fundada em 1997 após o diagnóstico de câncer testicular de Armstrong. Era uma organização de caridade que visava arrecadar dinheiro para a pesquisa do câncer.

©

Getty Images 

Livestrong

Após anos de rumores e investigações, foi finalmente confirmado em 2012 que o sete vezes campeão do Tour de France havia praticado doping. Ele perdeu todos os seus títulos, foi banido do ciclismo profissional e a fundação mudou seu nome para Livestrong em um esforço de se separar do escândalo.

©

Getty Images 

WW

Após 55 anos de negócio, a empresa de controle de peso Weight Watchers mudou seu nome para WW em 2018. A decisão veio num momento em que a perda de peso e a cultura da dieta começaram a ser questionadas. A marca tentou mudar para uma direção mais alinhada com o bem-estar e positividade corporal.

©

Shutterstock

Electronic Arts

A Electronic Arts foi criada como um desdobramento da Apple, mas quando foi concebida pela primeira vez em 1983, eles simplesmente a chamaram de Amazin' Software. À medida que os videogames cresciam em popularidade e complexidade, eles decidiram dar à marca um nome mais sério que refletisse o crescente status do meio como forma de arte.

©

Shutterstock

WWE

A Federação Mundial de Wrestling (World Wrestling Federation), mais conhecida como WWF, mudou seu nome em 2002 devido a uma violação de marca registrada! Eles têm as mesmas iniciais do World Wildlife Fund, que decidiu processar a Federação Mundial de Wrestling pelos direitos do nome.

©

Getty Images 

WWE

A World Wildlife Fund ganhou e WWF tornou-se WWE ou World Wrestling Entertainment.

©

Shutterstock

AirTran Airways

Uma companhia aérea low-cost chamada ValuJet virou manchete em 1996 após uma terrível tragédia. Um voo com 110 pessoas caiu na Flórida sem sobreviventes. Eles foram acusados de pilotar aviões inseguros conscientemente e foram proibidos de voar por vários meses pela FAA. Mais tarde, a empresa adquiriu uma companhia aérea menor, a AirTran Airways e começou a usar seu nome para se afastar do escândalo.

©

Shutterstock

Bausch Health

A Valeant Pharmaceuticals tornou-se notória por aumentar maciçamente o preço dos medicamentos que salvam vidas. Isso levou a vários processos de alto nível e uma queda no valor das ações em 2015. Eles mudaram de nome para Bausch Health em 2018.

Fontes: (Mental Floss) (USA Today)

Veja também: Ranking: conheça as marcas com maior visibilidade nas redes sociais!

©

Shutterstock

Tech Negócios 02/11/21 POR Notícias Ao Minuto


O nome de uma empresa ou marca pode ser sinônimo do sucesso ou do fracasso de uma corporação. Nomes cativantes como Netflix e Tinder tornaram-se parte das nossas vidas, o que talvez não tivesse acontecido se eles tivessem mantido os nomes horríveis que tinham antes...

PUB

O Facebook tem uma história engraçada e conhecida de tirar "The" do nome, mas agora a empresa de mídia social está planejando uma mudança de nome ainda maior. A alteração da marca foi anunciada em 28 de outubro, quando Zuckerberg revelou que o Facebook agora será conhecido como Meta. Ele afirmou que o reposicionamento de marca tem a intenção de afastar a companhia do título de mídia social apenas. Como mencionou no passado, Zuckerberg está focado na construção do "metaverso", um conceito mencionado pela primeira vez em um romance de ficção científica em 1992. O metaverso é um espaço de realidade virtual online onde os usuários podem interagir uns com os outros. Bem-vindo ao futuro!

Esse rebranding vem num momento em que o Facebook e todos os outros aplicativos de Zuckerberg, como o Instagram, estão sob intenso escrutínio e críticas. Delatores e relatórios condenatórios mostraram que a confiança nessas plataformas está no menor nível de todos os tempos após seu envolvimento em escândalos eleitorais. Há também uma consciência crescente de como eles manipulam o cérebro humano e o quão tóxicos esses espaços podem ser para os jovens, especialmente as meninas.

Seja com o propósito de soar mais profissional ou reposicionar a marca após um escândalo, quase todas as empresas conhecidas passaram por uma mudança de nome em algum momento de sua história. Clique nesta galeria para descobrir como esses campeões da indústria costumavam se chamar – alguns deles definitivamente vão te surpreender!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Espanha Há 14 Horas

'Homens com barba' no futebol feminino? Polêmica agita a Espanha

fama JOJO-TODYNHO Há 15 Horas

Jojo rebate crítica de Xuxa com resposta afiada e desabafa sobre decepção

mundo Faixa de Gaza Há 14 Horas

Vídeo mostra menina descalça carregando irmã após atropelamento em Gaza

mundo Reino Unido Há 14 Horas

Mulher tem ataque cardíaco fatal após ser estuprada desmaiada em parque

justica Novo Hamburgo Há 12 Horas

Homem faz família refém, mata três e deixa 10 feridos em Novo Hamburgo

mundo Luxo Há 7 Horas

Empresário constrói e tenta vender 'Castelo de Areia' por R$ 600 milhões

esporte MMA Há 16 Horas

Luto no MMA: Morre aos 48 anos o ex-lutador e empresário André Mussi

fama Família Schumacher Há 15 Horas

Filha de Schumacher é criticada por ex-empresário após tirar nome do pai

fama RATINHO-APRESENTADOR Há 11 Horas

Ratinho detalha golpe de R$ 50 mil: 'Queria pegar o ladrão e dar uma coça'

mundo Justiça Há 13 Horas

Jovem é presa por compartilhar fotos da amante do pai nua na internet