Técnico de astros do atletismo é investigado por má conduta sexual, diz jornal

Reider se tornou famoso e respeitado no universo do atletismo por treinar diversos esportistas que conquistaram grandes resultados nos últimos anos

© Getty

Esporte Rana Reider 03/11/21 POR Estadao Conteudo

Um dos principais técnicos do atletismo mundial, o americano Rana Reider está sob investigação por suspeita de má conduta sexual. O treinador se tornou alvo da US Center for SafeSport, organização independente que apura denúncias de abuso sexual, de acordo com o jornal britânico The Guardian.

PUB

Reider se tornou famoso e respeitado no universo do atletismo por treinar diversos esportistas que conquistaram grandes resultados nos últimos anos. O caso mais recente é o do canadense Andre de Grasse, campeão olímpico dos 200 metros nos Jogos de Tóquio, neste ano. Outro astro já treinado por Reider é Christian Taylor, bicampeão olímpico e tetracampeão mundial do salto triplo.

De acordo com o jornal britânico, Reider foi alvo de "múltiplas" denúncias de má conduta sexual, recebidas pela US Center for SafeSport. A organização até sugeriu que atletas encerrassem a parceria de trabalho com ele, como aconteceu com esportistas britânicos, caso de Adam Gemili e Daryll Neita. Ambos treinaram com Reider em sua base, na Flórida.

A preocupação foi confirmada pela federação de atletismo do Reino Unido, a UK Athletics. "Como parte do compromisso da UK Athletics em garantir que a conduta apropriada seja consistente em todas as áreas, sem quaisquer exceções, concluímos a devida diligência adicional onde foram levantadas questões sobre o pessoal de apoio dos atletas do Reino Unido. Seguindo a informação do US Center for SafeSport de que várias queixas de má conduta sexual foram feitas contra o treinador Rana Reider e que uma investigação nos Estados Unidos é iminente, a UK Athletics sugeriu aos atletas do Reino Unido que estão sendo treinados por ele que encerrassem todos os vínculos até a conclusão deste processo."

Em contato com a reportagem do The Guardian, o treinador disse desconhecer as denúncias. "Você pode entrar em contato com o meu advogado porque isso é uma novidade para mim", disse Reider. Ryan Stephens, defensor do técnico, disse ao jornal britânico que não há provas.

"O SafeSport não emitiu nenhuma notificação para Rana. O momento e os motivos suspeitos associados a esses ataques não comprovados à reputação de Rana precisam ser totalmente investigados e examinados, e isso ainda não aconteceu", declarou Stephens.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 9 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular