SP vai pedir à Anvisa urgência na vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Nesta segunda-feira, 1º, São Paulo encerrou as últimas restrições de público e eventos impostas pela pandemia do coronavírus

© Shutterstock

Brasil Pandemia 03/11/21 POR Estadao Conteudo

O governo de São Paulo informou que enviará ainda nesta quarta-feira, 3, um ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando urgência na vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Na noite desta terça-feira, 2, os Centros para a Prevenção e o Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos deram aval para utilização do imunizante Pfizer-BioNTech em crianças.

PUB

"O governo do Estado de São Paulo envia hoje (quarta-feira) ofício à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, solicitando que autorize com urgência o início do processo de vacinação de crianças de 5 a 11 anos", informou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). "Lembrando que países como Chile, Argentina e Colômbia já iniciaram a vacinação de crianças", reforçou.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, representantes do governo de São Paulo e de outros Estados participaram de uma reunião na manhã desta quarta com o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). Na ocasião, foi observado que é "uma unanimidade de todos os Estados a necessidade de fazer a vacinação da população de 5 a 11 anos", que ainda não teve aprovação no Brasil.

"A Anvisa deve receber nos próximos dias uma solicitação também da Pfizer para que ela possa provar essa vacina para essa população (de 5 a 11 anos), da mesma forma que FDA (agência reguladora americana) e CDC já fizeram nos Estados Unidos", apontou a coordenadora do PEI.

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, reforçou que, para promover um controle adequado da pandemia, é necessário "vacinar toda a população, incluindo esse público (de 5 a 11 anos)". "Só assim nós estaremos progredindo de uma forma muito mais segura no controle da circulação do vírus e também impossibilitando o surgimento de novas variantes", explicou Gorinchteyn.

Nesta segunda-feira, 1º, São Paulo encerrou as últimas restrições de público e eventos impostas pela pandemia do coronavírus, depois de quase 600 dias. Desde então, todos os estabelecimentos do Estado podem funcionar sem limites de lotação ou horário de funcionamento e festas com pista de dança, torcidas em estádios, shows com público em pé também estão autorizados. O uso de máscara facial, porém, segue obrigatório, assim como a exigência do "passaporte vacinal" em eventos com mais de 500 pessoas.

Coronavac em crianças

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, voltou a defender nesta quarta a aplicação da vacina Coronovac em menores de 18 anos, apontando que ela "é a vacina mais segura para uso em crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos". Segundo ele, foi solicitada uma nova reunião à Anvisa "para a revisão de dados que já chegaram, inclusive nesta semana".

"Esperamos que haja um entendimento da Anvisa de que essa é uma vacina (Coronavac) que já tem o seu perfil de segurança demonstrado, principalmente para essa população (crianças e adolescentes). Que (a Anvisa) possa também autorizar o seu uso", disse Covas.

"É a vacina que foi mais aplicada nessa população no mundo. Hoje já há aproximadamente 70 milhões de crianças e adolescentes vacinadas com essa vacina", reforçou o presidente do Butantan, que citou como exemplo o uso da Coronavac em menores de idade no Chile.

Em agosto, a Anvisa negou autorização para aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. A decisão considerou que o perfil de segurança da vacina nessa população não foi suficientemente demonstrado pelo Instituto Butantan nos dados enviados à Anvisa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia PIX Há 13 Horas

Saiba como recuperar dinheiro transferido via PIX; veja o passo a passo

mundo Tragédia Há 4 Horas

Corpo de mulher é encontrado dentro de uma cobra píton na Indonésia

fama Tetê Medina Há 13 Horas

Atriz Tetê Medina morre no Rio de Janeiro aos 84 anos

fama Tretas Há 13 Horas

Galvão revela causa de desavença com Neymar: "Fez bobagens"

fama Mulheres Ricas Há 4 Horas

Dívidas de Val Marchiori aparecem e valores assustam

economia SERVIDORES-PÚBLICOS Há 13 Horas

Servidores federais podem pedir revisão do reajuste de 28,86%

esporte Michael Schumacher Há 8 Horas

Pai e filho são acusados de chantagear família de Schumacher com fotos recentes do ex-piloto

lifestyle Saúde Há 12 Horas

Será que precisa beber mais água? Há um truque para descobrir

mundo Itália Há 13 Horas

Jovem de 25 Anos morre em trágico acidente de elevador na Itália

mundo Vídeo Há 12 Horas

Avião entra no olho do Furacão Beryl; veja o vídeo