Capital paulista tem o menor número de internados por Covid-19 desde abril de 2020

Ao todo, a capital paulista confirmou 1.538.329 casos de Covid-19 até a noite desta quarta-feira

© <p>Shutterstock</p>

Brasil CORONAVÍRUS-SP 04/11/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de São Paulo registrou nesta quarta-feira (3) o menor número de pacientes internados por Covid-19 na rede municipal de saúde, desde que a prefeitura passou a divulgar boletins com pessoas hospitalizadas com a doença em leitos de enfermaria e de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), em abril do ano passado.

PUB

Segundo o informativo divulgado pela gestão Ricardo Nunes (MDB) no início da noite desta quarta, 339 pessoas estavam internadas por causa de Covid-19 na rede municipal, sendo que 186 em UTIs e 153 em enfermaria.

O primeiro boletim com dados de internações pela doença foi divulgado pela prefeitura em 7 de abril de 2020, na sequência de a pandemia ser decretada, em meados de março, e pouco mais de um mês após a confirmação do primeiro caso no país, o de um homem de 61 anos, morador na capital, que havia viajado para a Itália e acabou hospitalizado. O documento apontava nove internados em enfermarias, mas ainda não registrava hospitalizações em UTIs.

Para o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a queda nos números é fruto de uma combinação de fatores, mas, principalmente, por causa da vacinação. De acordo com a pasta, 94,3% da população adulta já está imunizada com a segunda dose ou a única na cidade.

"Primeiro foi a adesão maciça às medidas sanitárias, como o uso de máscara e de não aglomeração nos momentos corretos, e depois o sucesso na vacinação", afirmou.

"Tudo isso permitiu que se chegasse aos números de internações de hoje, mesmo reduzindo os leitos de UTI na capital", disse -atualmente são 1.144 leitos na rede municipal para pacientes com o novo coronavírus contra quase 2.500 em abril passado.

Cronologia

As internações em unidades de terapia intensiva por Covid-19 na rede municipal foram incluídas nas estatísticas em 16 de abril do ano passado, quando 580 pessoas estavam hospitalizadas, sendo que 369 em enfermaria e outras 211, em UTIs.

Na sequência, os números dispararam. Um mês depois, em 16 de maio de 2020, a mesma rede municipal somava 1.497 internados com o novo coronavírus, sendo que 385 em UTIs e 1.112 em enfermarias.

No auge da doença, com o avanço de casos provocados pela variante de Manaus, em 2 de abril deste ano os leitos de UTIs tinham 1.110 pessoas internadas e os de enfermaria, outros 963 pacientes. Nesta data, a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva estava em 92% contra 33% de hoje.

A partir daí, as internações começaram a diminuir, até se atingir 343 hospitalizações na rede pública em 1º de setembro passado e cair para os 339 internados desta quarta-feira.

A queda ocorre em leitos públicos e pagos. Conforme dados disponibilizados pela prefeitura, 1.083 pessoas estavam internadas com Covid-19 nesta quarta nas redes públicas municipal (339) e estadual (267), e na particular (477) da capital, contra quase 11 mil hospitalizados em 25 de março de 2021, quando o pico da onda estava maior.

Segundo o boletim divulgado na noite desta quarta, a cidade somava 38.774 mortes provocadas pela doença, cinco a mais que na terça-feira (2). Em abril deste ano, na segunda onda do vírus, foram 55 óbitos apenas entre os dias 2 e 3.

O secretário Aparecido lembrou que nos últimos dias 30 e 31 de outubro e 1º de janeiro, a cidade teve o registro de uma morte por dia pelo novo coronavírus.

Ao todo, a capital paulista confirmou 1.538.329 casos de Covid-19 até a noite desta quarta-feira.

No próximo dia 10, a secretaria deve divulgar os resultados de um novo rastreamento de casos da doença, que pode ser decisivo para flexibilização do uso de máscara. O governo estadual projeta para 1º de dezembro a possibilidade de mudança na obrigatoriedade do item de proteção.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Cássia Kis protagoniza confusão em mercado por causa de jovens de biquíni

economia Salário Mínimo Há 19 Horas

Novo salário mínimo altera seguro-desemprego e outros benefícios; entenda

lifestyle Signos Há 19 Horas

'Chuva' de dinheiro! A conta bancária de três signos vai voltar a sorrir

mundo Uzbequistão Há 19 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

mundo China Há 19 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

fama Vídeo Há 13 Horas

Âncoras da Globo têm crise de riso ao noticiar sumiço de privada

mundo EUA Há 19 Horas

Juiz confirma condenação de Donald Trump

esporte Argentina Há 13 Horas

Rodrigo Garro se envolve em acidente e causa morte de motociclista

fama Liam Payne Há 19 Horas

Preso o homem suspeito de ter fornecido drogas a Liam Payne

economia PIS-Pasep Há 18 Horas

PIS-Pasep: quando abono de 2025 será pago?