Abel enaltece Marília Mendonça e quer Palmeiras 'com o pé no acelerador'

Para ele, há sempre o que melhorar. Depois de engatar cinco vitórias seguidas no Brasileirão, a ideia, nesta reta final da temporada, é dar prioridade à parte mental de cada jogador para "continuar com o pé no acelerador".

© Getty

Esporte Palmeiras 08/11/21 POR Estadao Conteudo

A 20 dias para a final da Libertadores, Abel Ferreira fez o Palmeiras voltar a jogar bem e está satisfeito com a evolução de seus comandados. O inquieto treinador português, no entanto, descarta que o time esteja no auge. Para ele, há sempre o que melhorar. Depois de engatar cinco vitórias seguidas no Brasileirão, a ideia, nesta reta final da temporada, é dar prioridade à parte mental de cada jogador para "continuar com o pé no acelerador".

PUB

"Estamos no auge? Não. Temos muito a trabalhar e crescer. Temos gente com muita vontade de ganhar", enfatizou o treinador português. "Neste momento é tudo mental, tudo vem da cabeça. Não é faltando um mês que vou transformar os jogadores. É tudo mental e a capacidade de nos mantermos focados. O jogo seguinte é o mais importante", complementou.

O treinador abriu a entrevista coletiva depois da vitória por 2 a 0 sobre o Santos com palavras de conforto para os familiares e amigos da cantora Marília Mendonça, morta na última sexta-feira após a queda de um avião de pequeno porte perto de uma uma cachoeira na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais. Ele enalteceu a vida e carreira da artista e citou outro brasileiro, Ayrton Senna, como um exemplo para ele.

"Gostaria que minhas primeiras palavras fossem para a Marília Mendonça. Dar meus sentimentos para toda a família. Consegui acompanhar na televisão a grandeza de uma mulher. Há muitos exemplos no Brasil para mudar a cultura, incluindo a cultura esportiva", destacou o treinador. A forma como ela encarava a vida me faz lembrar o Ayrton Senna, uma referência, um ídolo para mim. Foi referência no esporte não só por ganhar, mas pela forma que perdia".

Abel disse que ele e seus atletas se alimentam de "trabalho e vitórias" e voltou a dizer que o Palmeiras, com todo o grupo à disposição, se torna muito forte. Ele afirmou estar orgulhoso da mentalidade competitiva incorporada pelo elenco.

"Quando vemos a equipe com compromisso coletivo, sabendo o que fazer, dá orgulho muito grande. É o que pedimos diariamente, ter mentalidade competitiva ganhando ou perdendo. Vamos ganhar e perder, mas essa tem que ser a identidade. O maior adversário está em nós", refletiu o treinador, contente com o entendimento tático da equipe.

"A sensação que fico é que, cada vez mais, eles sabem jogar sem bola. Entendem o jogo cada vez mais. A minha função é ensinar os jogadores. Depois, cada jogador ajuda a equipe de acordo com as características que tem", explicou o português.

Abel também falou sobre a grande fase de Raphael Veiga. Ele foi questionado sobre a possibilidade de o meio-campista ser convocado para a seleção brasileira depois das boas atuações do artilheiro do Palmeiras na temporada, com 16 gols. Limitou-se a dizer sobre o que está ao alcance do atleta fazer para ser lembrado por Tite.

"Veiga tem que fazer aquilo que controla. Dar o melhor de si, ser corajoso, ter valentia com e sem bola. É o grande segredo, o equilíbrio que tem sem bola. Com bola, muita qualidade, é um jogador robusto, completo. Está aí pra quem quiser ver. Se o treinador (Tite) entender que deve convocá-lo é uma questão que compete a ele, não a mim".

O Palmeiras retomou a vice-liderança do Brasileirão. Agora soma 55 pontos e está a dois do Flamengo, que ainda joga na rodada e pode recuperar o posto. Na quarta, às 20h30, enfrenta o Atlético-GO, no Allianz Parque, pela 31ª rodada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Piloto desmaia e mulher sem experiência consegue pousar avião

esporte Grécia Há 7 Horas

Causa da morte de jogador encontrado na piscina de casa é revelada

mundo Austrália Há 6 Horas

Passageiros são 'obrigados' a assistir filme erótico por erro em voo

fama Luto Há 15 Horas

Morre Nicholas, ator de 'Beverly Hills, 90210 ', aos 89 anos

tech NASA Há 15 Horas

Vídeo da NASA capta dimensão assustadora do furacão Milton

fama Escândalo Há 13 Horas

Entenda a ascensão e queda do bilionário do rap Diddy, de olimpo da música à cadeia

mundo Furacão Há 12 Horas

Cão é abandonado acorrentado em cerca antes da chegada de 'Milton'; veja

esporte Grécia Há 15 Horas

Jogador grego de 31 anos é encontrado morto na piscina de casa

mundo EUA Há 16 Horas

Furacão Milton deixa rastro de destruição e duas mortes na Flórida

lifestyle Saúde Há 15 Horas

Trombose é uma ameaça silenciosa que requer atenção e prevenção constante