Notícias Ao Minuto

"Ajudem-nos". Pais de bebê entregue a soldados em Cabul se desesperam

Imagem do menino sendo entregue aos soldados correu mundo. Pais tentavam colocá-lo em segurança, mas quando tentaram encontrá-lo no aeroporto, o bebê havia desaparecido

Imagem do menino sendo entregue aos soldados correu mundo. Pais tentavam colocá-lo em segurança, mas quando tentaram encontrá-lo no aeroporto, o bebê havia desaparecido

© OMAR HAIDARI/via REUTERS/

Mundo Afeganistão 08/11/21 POR Notícias ao Minuto

A imagem de Sohail, o bebê de dois meses que em agosto foi entregue a soldados americanos por cima da cerca que veda o aeroporto, correu mundo.

PUB

A fotografia, de 19 de agosto, captava o desespero dos pais, Mirza Ali Ahmadi e a mulher Suraya, para salvarem o bebê que corria o risco de ser esmagado pela multidão, que se aglomerava junto à entrada do aeroporto. 

De acordo com o relato dos pais à Reuters, a decisão foi tomada em segundos e o objetivo era recuperar o filho quando passassem a cerca e estivessem já no aeroporto. No entanto, Sohail desapareceu sem deixar rastro. 

A entrada para o aeroporto ficava a cerca de cinco metros de onde se encontravam e os milhares que ali se aglomeravam colocavam em risco a segurança do bebê pela sua tenra idade. Foram muitos os que, assim como Mirza e Suraya entregaram os filhos aos soldados para que os conseguissem salvar. 

Os pais da criança só conseguiram entrar no aeroporto meia hora depois  e, quando o tentaram recuperar, este já não se encontrava ali. “Procurei por todo o lado durante três dias, mas não foi nem para a área infantil. Perguntei a mais de 20 pessoas, mas não falo inglês, por isso não consegui descobrir quem era o comandante”, explicou Mirza Ali, que trabalhou como segurança na embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão durante dez anos.

Mirza e Suraya, com os restantes filhos de  17, nove, seis e três anos, embarcaram num voo para Doha poucos dias depois e foram transferidos para a Alemanha. O destino final foi Fort Bliss no Texas, EUA, com outros refugiados afegãos.

"Os trabalhadores humanitários e as autoridades americanas dizem que farão o possível para encontrá-lo, mas são apenas promessas", relata Mirza Ali. 

A família está desesperada por notícias do menino cujo paradeiro, e estado de saúde, permanecem uma incógnita. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Indonésia Há 17 Horas

Morador diz que jacarés imitam pessoas se afogando para atacar vítimas

economia Previdência Há 16 Horas

Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025

fama BBB 25 Há 16 Horas

Gracyanne tem vídeos íntimos vazados após confirmar entrada no BBB

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Rafaella Justus rebate crítica sobre sua aparência: “sem amor próprio"

tech WhatsApp Há 17 Horas

"Um caos total": trabalhadores da Meta estão revoltados com mudanças

tech LGBTI+ Há 16 Horas

Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave”

lifestyle Signos Há 17 Horas

Três signos que vão (finalmente) assumir as rédeas do próprio destino

fama Vitória Há 15 Horas

Joelma preocupa fãs ao chegar abatida e passar mal antes de show; vídeo

fama Dona Dibe Há 17 Horas

Celso Portiolli anuncia a morte da mãe, Dona Dibe, aos 98 anos

esporte Premier League Há 16 Horas

Jogador da Premier League é detido após gravar vídeo íntimo