Vendas de veículos caem 24,5%, anuncia a Anfavea

No acumulado de janeiro a outubro, entretanto, há um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado

© Paulo Whitaker / Reuters

Economia Crise 08/11/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

As vendas de veículos novos caíram 24,5% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2020. Segundo  balanço divulgado hoje (8), em São Paulo, pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram emplacados 162,3 mil unidades. No acumulado de janeiro a outubro, entretanto, há um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, com a comercialização de 1,7 milhão de veículos.

PUB

Segundo o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a retração das vendas em outubro é um reflexo das dificuldades enfrentadas pela indústria, como a falta de componentes, em escassez mundial. A previsão é que esses problemas continuem a impactar as atividades do setor até o ano que vem. “2022 continuará sendo um ano de grandes desafios na entrega de semicondutores no setor automotivo”, acrescentou.

O crescimento das vendas ao longo do ano é puxado especialmente pelo setor de caminhões, que teve uma expansão de 50,4% nos emplacamentos de janeiro a outubro na comparação com o mesmo período de 2020. Foram comercializadas no período 106,3 mil unidades, sendo 11 mil em outubro – elevação de 39,7% sobre o mesmo mês de 2020.

As vendas de automóveis e veículos comerciais leves registram queda de 31,1% em outubro, com 128,7 mil unidades. No acumulado de janeiro a outubro, os emplacamentos abrangeram 1,4 milhão de unidades, alta de 6,5% em relação aos primeiros dez meses de 2020.

A produção de veículos também acusou queda em outubro de 24,8% em comparação com o mesmo mês do ano passado, com a fabricação de 177,9 mil unidades. Entre janeiro e outubro deste ano, foram produzidos 1,8 milhão de veículos, um crescimento de 16,7% em relação ao mesmo período de 2020.

No acumulado de janeiro a outubro, a fabricação de caminhões registra alta de 91,2%, com a produção de 131, 9 mil unidades. Em outubro, o crescimento ficou em 24,6%, com a montagem de 13,6 mil caminhões.

A produção de automóveis e veículos comerciais leves teve queda de 27,2% em outubro, com a fabricação de 162,9 mil unidades. De janeiro a outubro a produção de veículos alcançou 1,6 milhão de automóveis e comerciais leves, uma elevação de 13,4% em relação aos dez primeiros meses de 2020.

As exportações de veículos tiveram queda de 14,6% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado, com a venda de 29,8 mil veículos. Nos primeiros dez meses do ano, a comercialização de veículos para o exterior tem alta de 26,8%, com a venda de 306,8 mil veículos.

O nível de emprego na indústria ficou praticamente estável em 102,5 mil trabalhadores em outubro, 0,4% menos do que em setembro e 0,2% mais do que o mesmo mês do ano passado.

Segundo Moraes, as previsões da Anfavea se mantêm para um crescimento do setor de 6% no pior cenário e de 10% em uma possibilidade mais otimista.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Bolívia Há 8 Horas

Justiça emite mandado de prisão contra Evo Morales por abuso sexual

mundo Furacão Há 9 Horas

Imagens impressionantes mostram intensidade do furacão Milton na Florida

brasil Clima Há 4 Horas

Inmet dispara alerta laranja para tempestades no País

fama Justiça Há 5 Horas

Cantor Leonardo paga indenização a trabalhadores resgatados em Fazenda

esporte Futebol Há 10 Horas

Brasil vira contra o Chile com dupla do Botafogo e tira corda do pescoço

fama Saúde Há 21 Horas

Filho de Preta Gil aderiu à vida fitness após ver a mãe tratar câncer

esporte Futebol Há 21 Horas

'Se fumo, não é da conta de ninguém', afirma novo goleiro do Barcelona

fama Escândalo Há 19 Horas

Equipe de Diddy diz que governo orquestrou vazamento de vídeo de agressão

tech WhatsApp Há 10 Horas

WhatsApp recebe atualização no Android, mas não será para todos aparelhos

politica Justiça Há 8 Horas

André Mendonça, do STF, tranca dois inquéritos no STJ contra Cláudio Castro