Gosta de dançar? Veja os benefícios da atividade para a saúde!

Descubra os reflexos da prática na busca pelo bem-estar

Os benefícios da dança

Dançar vai muito além da prática dos movimentos em si. A atividade pode ser a solução para vários problemas físicos e emocionais pois ajuda a manter a forma, a aumentar a autoestima e a melhorar o funcionamento do corpo e da mente, prevenindo doenças cardíacas e respiratórias.

Para esta época de confinamento, é o exercício perfeito porque não exige muito espaço e nem equipamentos específicos. Coloque sua música preferida e dance à vontade. Mal não faz!

A seguir, confira os benefícios da prática da dança.

© iStock

Melhora o funcionamento do organismo

Durante uma música animada, os batimentos cardíacos aumentam, assim como a troca de fluídos entre os diferentes órgãos do corpo, estabelecendo um equilíbrio físico natural.

© iStock

Perda de peso

Em algumas modalidades, como as aeróbicas, é possível gastar até 700 kcal/hora e ter um corpo modelado e definido.

© Shutterstock

Ajuda a reduzir a ansiedade

Um dos principais benefícios do exercício é a diminuição da tensão e o relaxamento da musculatura. A dança ainda estimula a concentração, acalma e tranquiliza a mente, e diminui a ansiedade.

© iStock

Respiração

Algumas modalidades de dança aumentam a frequência cardíaca, além de estimularem a circulação do sangue e melhorarem a capacidade respiratória.

© Shutterstock

Combate a depressão

A dança influencia favoravelmente o emocional e ajuda a extravazar os sentimentos, especialmente, os negativos.

© Shutterstock

Autoconfiança

Pessoas que dançam se sentem mais confiantes com a mudança no corpo e conseguem se expressar melhor, já que a atividade permite a liberdade dos movimentos corporais.

© Shutterstock

Pode ser praticado em qualquer idade

Crianças, adultos e idosos podem dançar à vontade até mesmo em mais de uma modalidade, desde que tenham orientação e acompanhamento de um profissional capacitado.

© iStock

Sensação de liberdade

A liberdade do movimento do corpo, conforme a música ou intuição, é uma das mais belas expressões de arte. Fazer arte é estar vivo, é expressar a personalidade sem medo de errar ou de ser julgado e, consequentemente, acreditar na emoção e ser feliz.

© iStock

Estimula o funcionamento do cérebro

Qualquer tipo de movimento do corpo manda informações ao sistema nervoso central. Desta forma, quanto mais se aprende a dançar, mais inteligente o corpo se torna por causa da qualidade desses estímulos.

© iStock

Influencia na formação como individuo

As informações corporais, sociais e emocionais da atividade contribuem para o crescimento das crianças, influenciando positivamente até no desempenho escolar. A prática facilita a compreensão de exercícios mais complexos.

© iStock

Reforça o amor e a cumplicidade do casal

Dançando, o casal redescobre o prazer de curtir a companhia um do outro e de se divertirem juntos.

© iStock

Autoestima

Nada é impossível e cada pessoa é única e merece respeito. Esses são também importantes ensinamentos da dança. Dito isso, fica mais fácil superar o medo de 'sermos nós mesmos' e aceitar a realidade.

© iStock

Alongamento e elasticidade

Mais do que ajudar a alongar e lubrificar os músculos e tendões, os movimentos da dança produzem um relaxamento natural que facilitam a flexibilidade sem dores.

© iStock

Condicionamento físico

Só tem condições de dançar o maior tempo possível quem pratica o exercício regularmente. O aumento da resistência e o fôlego vêm com a prática e a dedicação.

© iStock

Coordenação, ritmo e equilíbrio

Algumas regiões do cérebro só são irrigadas quando estimuladas a executar movimentos precisos. Por isso, quando dançamos, é necessário estar dedicado aos passos, o que força o cérebro a desenvolver estas habilidades.

© iStock

Estimula a coordenação motora

Ao explorar novos movimentos e formas de se expressar, a aula de dança ajuda a criança a enriquecer o repertório pessoal de movimentos, incorporar noções de ritmo, equilíbrio e fluência, recursos básicos para a construção de movimentos mais elaborados.

© Shutterstock

Postura

Um dos fundamentos básicos da atividade é a boa postura. Além de tornar o movimento mais atraente, transmite segurança ao dançarino e ainda ajuda a prevenir uma série de problemas de coluna.

© iStock

Desenvolvem a força e a resistência

Em algumas modalidades, os exercícios intensos exigem força e resistência específicas de alguns grupos musculares. Você vai exercitar músculos que nem lembrava que tinha!

© Shutterstock

Incentiva o controle emocional

As aulas de dança estimulam a criança a aprender a usar os movimentos do corpo como uma fonte de diversão e de prazer. Os pequenos são incentivados a dividirem o que sentem com o grupo e aprendem a conviver com as diferenças.

© iStock

Sociabilidade

A dança não tem preconceitos. A possibilidade de se mover de acordo com a música vai além de qualquer barreira de linguagem e de costumes que possam impedir a prática e relacionamentos.

© iStock

Disciplina

A dança ajuda na formação do indivíduo, tornando-os mais disciplinados, constantes e responsáveis.

© iStock

Tonifica os músculos

Por causa dos movimentos repetidos e funções cardiovasculares, pernas, glúteos e abdome são os mais favorecidos durante os passinhos de dança.

© Istock

Memória

Decorar os passos da coreografia deixa a memória em dia para qualquer outro tipo de serviço. O exercício ainda melhora a saúde do cérebro, que passa a ser mais irrigado que o habitual.

© Shutterstock

Intimidade

Jogo de pernas, uma dose de charme e brincadeiras típicas de alguns ritmos são capazes de despertar a fantasia do casal. A sintonia fica ainda melhor quando a coreografia é mais 'caliente'.

© Shutterstock

Expressão

Comunicar uma mensagem, por mais simples que seja, não é uma tarefa simples. A dança é capaz de aprimorar a capacidade de expressão corporal, conectando mais facilmente à mente.

© Shutterstock

Noções estéticas

Através da dança, a criança testa o seu próprio corpo, entendendo os limites e a forma de funcionamento. 

© Shutterstock

Prevenção de doenças

Na melhor idade, a prática é aconselhável para o alívio de dores articulares, prevenção de osteoporose e doenças mentais.

© iStock

Mais vitalidade

A dança facilita a drenagem de líquidos e toxinas, removendo o excesso de gordura. Ela também ajuda no combate ao excesso de peso e níveis elevados de colesterol.

 

Veja também: exercícios para fazer em casa

© Shutterstock

Lifestyle Dança 10/11/21 POR Notícias Ao Minuto


Dançar vai muito além da prática dos movimentos em si. A atividade pode ser a solução para vários problemas físicos e emocionais pois ajuda a manter a forma, a aumentar a autoestima e a melhorar o funcionamento do corpo e da mente, prevenindo doenças cardíacas e respiratórias.

PUB

Para esta época de confinamento, é o exercício perfeito porque não exige muito espaço e nem equipamentos específicos. Coloque sua música preferida e dance à vontade. Mal não faz!

A seguir, confira os benefícios da prática da dança.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA