País registra maior queda na média móvel de óbitos por covid-19

Se a comparação for feita com o registrado no pico da pandemia, em 19 de abril, a diminuição da média móvel de óbitos é de 91,62%. Os dados são do Ministério da Saúde

© Getty

Brasil Covid-19 10/11/21 POR Agência Brasil

O Brasil registrou hoje (9) uma redução de 31,24% na média móvel de óbitos por covid-19 em relação aos 14 dias anteriores, o maior recuo desde o início da pandemia. Se a comparação for feita com o registrado no pico da pandemia, em 19 de abril, a diminuição da média móvel de óbitos é de 91,62%. Os dados são do Ministério da Saúde. 

PUB

A pasta destacou que ontem (8) foi o terceiro dia consecutivo em que o Brasil obteve a menor média móvel de óbitos pela doença em todo o ano de 2021. Nove estados e o Distrito Federal não registraram óbitos por covid-19.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o cenário de diminuição das contaminações se deve à Campanha de Vacinação, que atingiu nesta terça-feira a marca de mais de 279 milhões de doses aplicadas e quase 88,8% da população-alvo vacinada com a primeira dose.

“Hoje, temos um grande número de brasileiros com a primeira dose e estamos prestes a ultrapassar mais de 70% da população-alvo completamente vacinada. Avançamos com quase 10 milhões nas doses de reforço. E o resultado é isso: vários estados e municípios sem nenhum registro de óbito”, disse o ministro.

De acordo com o ministério, a vacinação contra a covid-19 atinge 69,5% da população com as duas doses ou dose única do imunizante. Além disso, cerca de 10 milhões de pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos receberam a dose adicional ou de reforço. A partir desta terça-feira, o Ministério da Saúde vai distribuir mais 1,2 milhão de vacinas para o reforço. Os imunizantes serão entregues aos estados e ao Distrito Federal nas próximas 48 horas.

A pasta destacou ainda que o país aplicou mais de 13 milhões de doses em crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. Nesse público, a recomendação é que o imunizante da Pfizer seja utilizado, pois é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) para essa faixa etária.

Até o momento, segundo o governo federal, foram distribuídas mais de 344 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Dessas, mais de 279 milhões foram aplicadas.

Para a Campanha da Vacinação de 2022, o governo federal informou que garantiu mais de 354 milhões de doses: 100 milhões da Pfizer e 120 milhões da AstraZeneca e mais 134 milhões de vacinas, remanescentes da campanha de 2021, que serão utilizadas no próximo ano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Texas Há 15 Horas

Universitária morre após comer prato alterado sem aviso em restaurante

fama Revelação Há 12 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

tech Espaço Há 14 Horas

Nasa compartilha imagem impressionante da superfície de Marte

fama Jiare Schneider Há 12 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

politica JAIR-BOLSONARO Há 12 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Colômbia Há 13 Horas

Jovem desaparecida há 12 anos escapa de cativeiro na Colômbia

fama Ravi Há 12 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

mundo Indonésia Há 11 Horas

Trabalhador desaparecido é encontrado dentro de cobra píton na Indonésia

fama Andressa Urach Há 9 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube

esporte Valdívia Há 12 Horas

Justiça do Chile manda Jorge Valdivia de volta à prisão