Filha de 3 anos interrompe Jacinda durante live sobre Covid na Nova Zelândia

"Mamãe?", ouve-se no vídeo. Era Neve, 3, filha da primeira-ministra

© Getty

Mundo NOVA ZELÂNDIA-CORONAVÍRUS 10/11/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As interrupções a transmissões ao vivo da primeira-ministra da Nova Zelândia ganharam um novo episódio nesta semana. Jacinda Ardern fazia um pronunciamento por meio do Facebook sobre as mudanças nas restrições impostas para conter a Covid-19 no país, quando foi interrompida.

PUB

Dessa vez, não foi um terremoto, como o de magnitude 5.8 que atrapalhou uma entrevista de Jacinda em maio de 2020 ou o de magnitude 5.9 que novamente a interrompeu no mês passado."Mamãe?", ouve-se no vídeo. Era Neve, 3, filha da primeira-ministra.

"Você deveria estar na cama, querida", disse Jacinda, 41, no meio da transmissão. "Está na hora de dormir, querida. Vai para a cama, eu vou te ver já já", acrescentou, pedindo desculpas aos seguidores.

"Bom, a hora de dormir não funcionou. Achei que seria uma boa hora para fazer uma live no Facebook, que seria bom e seguro" disse a primeira-ministra, em tom de brincadeira. "Os filhos de mais alguém levantam três, quatro vezes, depois da hora de dormir? Felizmente, minha mãe está aqui para ajudar."

"Bem, onde estávamos?", perguntou Jacinda, prestes a retomar sua mensagem, quando a voz de Neve novamente interrompe a mãe. "Por que está demorando tanto?", questiona a criança.

"Desculpa, meu amor, está demorando. Bem, peço desculpas a todos. Vou colocar Neve na cama, porque é tarde para ela. Obrigada por me acompanharem", conclui a primeira-ministra.

Esta não é a primeira vez que Neve atrai a atenção. Em 2018, seu nascimento tornou Jacinda a segunda líder mundial a dar à luz durante o mandato –a pioneira foi a paquistanesa Benazir Bhutto, em 1990.

A neozelandesa também fez história ao levar sua filha à Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, no ano passado. Enquanto a mãe discursava, Neve, de três meses, ficou no colo do pai, o apresentador Clarke Gayford. Na ocasião, a criança chegou a ganhar um crachá oficial de participante da evento.

Reabertura na maior cidade do país

Nesta quarta-feira (9), lojas e shoppings de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, tiveram permissão para abrir pela primeira vez em três meses. Os estabelecimentos ficaram lotados, e os compradores mais ansiosos começaram a fazer filas ainda antes da abertura.

Bibliotecas, museus e zoológicos também foram autorizados a abrir, mas o setor hoteleiro deve permanecer fechado. Em sua primeira visita a Auckland desde agosto, Jacinda disse que a luz no fim do túnel para os hotéis é a meta de vacinação. "Veremos reaberturas em um futuro muito próximo, quando Auckland começar a atingir esses alvos", disse.

A primeira-ministra também anunciou que a cidade vai mudar de estratégia no combate à Covid-19. Em vez de decretar novos lockdowns, Auckland adotará um sistema de "semáforo", em que cada região recebe uma cor de acordo com a incidência de novos casos da doença.

A mudança só entrará em vigor, no entanto, quando ao menos 90% dos moradores estiverem totalmente vacinados. Atualmente, 84% da população de Auckland está com o esquema vacinal completo.

Apesar do sucesso da Nova Zelândia em lidar com a pandemia –o que muitos analistas atribuíram ao modelo de liderança de Jacinda, focado na comunicação e na empatia– o país têm lutado contra surtos da variante delta, mais contagiosa.

Nesta terça-feira (9), cerca de 3 mil pessoas contrárias às restrições se reuniram em frente ao Beehive, o prédio do Parlamento neozelandês, em Wellington, para protestar. Muitos dos manifestantes carregavam cartazes pedindo "liberdade", e alguns exibiam imagens do ex-presidente dos EUA Donald Trump.

Desde o início da pandemia, a Nova Zelândia registrou 7.776 casos e 32 mortes por Covid-19. Apesar de ter recebido críticas pelo início tardio da campanha de imunização, o país aplicou ao menos a primeira dose em 77% da população, e o esquema vacinal está completo em 65% dos neozelandeses, de acordo com dados do portal Our World in Data.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 11 Horas

Regras do Pix mudam a partir de novembro

fama Argentina Há 12 Horas

'Bebemos álcool', dizem prostitutas que acompanhavam Liam Payne em hotel

fama Sean 'Diddy' Combs Há 13 Horas

Diddy tinha uma obsessão com William e Harry (e molduras dos príncipes)

fama Angelina Jolie Há 12 Horas

Angelina Jolie acompanhada por suposto novo amor em pré-estreia de filme

fama Relacionamento Há 10 Horas

Cruz Beckham é flagrado em clima de romance com cantora brasileira

brasil UNIVERSIDADE-MA Há 4 Horas

Palestrante mostra as nádegas e rebola em evento da federal do Maranhão

mundo Aidente Há 11 Horas

Brasileira morre em Portugal e amigos fazem mutirão em busca de família

fama Óbito Há 5 Horas

Namorada de Liam Payne explica por que deixou a Argentina antes dele

mundo Israel Há 13 Horas

Drone é lançado em direção a casa de Netanyahu

lifestyle Cabelos grisalhos Há 12 Horas

Os benefícios surpreendentes em deixar o cabelo branco!