Brasil responde por 20% da queda na produção de petróleo fora da Opep

De acordo com relatório da AIE, o Brasil produziu média diária de 2,53 milhões de barris de petróleo (bpd) no mês de janeiro. O volume é menor que a média de 2,63 milhões de barris observada em dezembro de 2015

© DR

Economia Janeiro 09/02/16 POR Estadao Conteudo

A produção brasileira de petróleo caiu 100 mil barris diários no primeiro mês do ano. Os dados foram apresentados nesta manhã pela Agência Internacional do Petróleo (AIE) e revelam que, com essa retração, o Brasil respondeu por um quinto da queda da produção diária observada no conjunto de países que não fazem parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

PUB

De acordo com relatório da AIE, o Brasil produziu média diária de 2,53 milhões de barris de petróleo (bpd) no mês de janeiro. O volume é menor que a média de 2,63 milhões de barris observada em dezembro de 2015, mas continua superior ao resultado de novembro, quando o Brasil extraiu 2,43 milhões de barris diários.

Dessa forma, o Brasil deixou de produzir 100 mil barris diários no mês passado. Segundo a AIE, os brasileiros responderam por 20% da retração da produção observada no conjunto de todos os países de fora da Opep, onde a produção diminuiu em 500 mil barris no primeiro mês do ano.

A AIE prevê que, a despeito da acomodação dos números mais recentes, a produção do Brasil deve ter trajetória de ligeira recuperação. A entidade prevê volume médio de 2,55 milhões de barris no primeiro trimestre, 2,59 milhões de barris no segundo trimestre e 2,63 milhões de barris no terceiro trimestre de 2016.

No lado da demanda, a AIE prevê que o Brasil deve consumir média de 3,03 milhões de barris de petróleo no primeiro trimestre de 2016. O volume mostra contração de 4% na comparação com a média consumida no trimestre anterior e também em igual período do ano passado.

A entidade estima que, apesar da recessão, o mercado brasileiro vai acelerar ligeiramente a demanda por combustíveis, com volume médio de 3,09 milhões de barris no segundo trimestre, 3,19 milhões de barris no terceiro trimestre e 3,21 milhões de barris no quarto trimestre do ano. Assim, na média, o Brasil deve consumir 3,13 milhões de barris diários no ano, abaixo de 3,18 milhões do ano passado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 6 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton 22/12/24

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 23 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 21 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia 22/12/24

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia