Poluição piora, e Nova Delhi fecha escolas e construções

Arvind Kejriwal afirmou que também estavam em andamento discussões sobre um lockdown completo da capital, mas qualquer decisão nesse sentido será tomada apenas após consulta com o governo central

© Lusa

Mundo Nova Delhi 14/11/21 POR Agência Brasil

Escolas em Nova Delhi, na Índia, ficarão fechadas por uma semana e construções por quatro dias, afirmou o ministro-chefe da capital indiana neste sábado (13), enquanto a cidade tenta proteger as pessoas durante uma crise de poluição que fica cada vez pior.

PUB

Arvind Kejriwal afirmou que também estavam em andamento discussões sobre um lockdown completo da capital, mas qualquer decisão nesse sentido será tomada apenas após consulta com o governo central.

Mais cedo, a Justiça havia pedido que o governo central fizesse um plano de emergência para lidar com a perigosa poluição, caracterizando a situação como “muito séria”.

A qualidade do ar em Nova Délhi, uma das capitais mais poluídas do mundo, se acentuou devido à queima da palha da safra, emissões de transportes, fábricas alimentadas por carvão nos arredores da cidade e outras indústrias, assim como queima de lixo a céu aberto e poeira.

O Índice de Qualidade do Ar (AQI, na sigla em inglês) dentro e nos arredores da cidade piorou para 470-499, em uma escala até 500, segundo dados de um comitê federal de controle da poluição, neste sábado. O nível significa que o ar afetará a saúde das pessoas e terá impacto sério em quem estiver doente.

“Por uma semana, a partir de segunda-feira (15), as escolas ficarão fisicamente fechadas, mas continuarão virtualmente para que as crianças não tenham que respirar ar poluído. Atividades de construção não serão permitidas”, disse Kejriwal.

Ele acrescentou que todos os órgãos do governo passarão ao trabalho remoto, e escritórios privados serão aconselhados a fazer o mesmo por uma semana para reduzir o número de veículos poluentes nas ruas.

“Estamos sendo forçados a usar máscaras também em casa. A situação é muito séria”, afirmou o presidente da Suprema Corte da Índia, N. V. Ramana, principal autoridade legal do órgão.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Direita Há 10 Horas

Deputado Carlos Jordy usou cota parlamentar para ir à 'casa de entretenimento adulto' em SP

brasil Espaço Aéreo Há 11 Horas

FAB intercepta avião que entrou irregularmente em território nacional

fama Viagem Há 9 Horas

Reynaldo Gianecchini compartilha fotografias no vulcão Etna

mundo Guerra Há 10 Horas

Israel diz ter provas de ligação de jornalistas de TV com Hamas e Hezbollah

fama Justiça Há 11 Horas

Nego Di, que está preso desde julho, tem novo pedido de liberdade negado

fama Justiça Há 22 Horas

Eliana pode renunciar herança do pai? Veja o que diz a lei brasileira

fama Briga Há 21 Horas

Entenda a briga entre Xuxa e Jojo Todynho

fama LUTO Há 20 Horas

Marina Lima lamenta morte do irmão Antonio Cicero e recebe apoio de famosos

fama Negócios Há 23 Horas

Empresa de Wesley Safadão é dona de marca de bet barrada em lista nacional da Fazenda

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Kamala tem 49%, e Trump, 46% em nova pesquisa a 13 dias da eleição nos EUA