Guedes contraria dados e diz em Dubai que Brasil cresce 'acima da média'

Embora o ministro tenha dito que o país cria empregos na crise sanitária, entre os mais pobres, o desemprego dobrou e a inflação disparou 40% na pandemia

© Getty Images

Economia PAULO-GUEDES 15/11/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Contrariando dados e projeções do mercado financeiro e de entidades como o FMI (Fundo Monetário Internacional), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (15) a empresários em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que o Brasil cresce "acima da média mundial", e atribuiu o suposto bom desempenho ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

PUB

"O Brasil foi uma das economias que menos caíram, voltaram mais rápido, criaram mais empregos, e estamos crescendo, também, acima da média mundial", afirmou Guedes na abertura do Fórum Invest in Brasil, evento que é parte da viagem oficial do presidente ao Oriente Médio.

"Isso, graças à orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia", disse.Ainda segundo o ministro, o Brasil teve um bom desempenho econômico na pandemia e as reformas no país seguem em andamento.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro caiu 4,1% em 2020, a pior queda em 24 anos. A queda foi menor do que a de países como México (-8,3%), Índia (-6,8%) e Colômbia (-6,8%), mas maior que a de outros, como Estados Unidos (-3,5%) e Coreia do Sul (-1%).

Em 2021, porém, as projeções para a economia foram piorando ao longo do tempo, com a aceleração da inflação, que já passa de 10% em 12 meses, o aumentos dos juros, os números altos de desemprego (13,2%) e o temor de descontrole das contas públicas, com o governo patrocinando projetos que acarretam em calote de dívidas e furo no teto de gastos.

No discurso, Guedes afirmou que o Brasil "está crescendo 5,5% este ano".

A previsão de economistas ouvidos pelo Banco Central é que a economia brasileira cresça 4,93% em 2021. O FMI prevê crescimento de 5,2%, abaixo da estimativa para o crescimento global, de 5,9%, e para a América Latina e o Caribe, de 6,3%.

Se a previsão se confirmar, o Brasil ficará na última colocação entre os 19 países mais ricos do mundo e a União Europeia.

A expectativa, porém, é que a piora nos indicadores econômicos cobre seu preço em 2022. O FMI prevê alta de apenas 1,5% no Brasil no ano que vem, abaixo da previsão para o mundo, de 4,9%. Mas já há bancos estimando até que o Brasil registre recessão, com encolhimento de 0,5% no PIB.

Apesar de ter prometido grandes reformas, o governo Bolsonaro só conseguiu aprovar uma, a reforma da Previdência, ainda no primeiro ano de governo. Depois, encaminhou propostas como a reforma tributária e administrativa, que estão paradas no Congresso.

Ao dizer que os Emirados Árabes Unidos são "os sócios ideais" para o Brasil, Guedes citou o projeto de privatização do Porto de Santos (SP) e convidou investidores árabes a apostarem no país.

Embora o ministro tenha dito que o país cria empregos na crise sanitária, entre os mais pobres, o desemprego dobrou e a inflação disparou 40% na pandemia.

Guedes e Bolsonaro continuarão em viagem oficial pelo Oriente Médio até o final da semana, quando visitarão Bahrein e Catar em busca de investimentos internacionais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 16 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 19 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 16 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 17 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 17 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad