Agência europeia aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

A agência ressaltou que a dose para as crianças será inferior à utilizada em pessoas com 12 anos ou mais

© Getty

Mundo VACINA-PFIZER/BIONTECH 25/11/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A EMA (Agência Europeia de Medicamentos, na sigla em inglês) aprovou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças com idades entre 5 e 11 anos nesta quinta-feira (25).

PUB

A medida abre caminho para que esse grupo etário seja vacinado contra a doença, num momento em que a Europa luta contra um aumento de infecções pelo novo coronavírus.

Em comunicado divulgado em seu site, a EMA informou que um painel de especialistas "recomendou ampliar a indicação da vacina Comirnaty para incluir as crianças de entre 5 e 11 anos", citando o nome comercial do imunizante.

A agência ressaltou que a dose para as crianças será inferior à utilizada em pessoas com 12 anos ou mais. O intervalo entre as duas doses deverá ser de três semanas.

Os Estados Unidos autorizaram no mês passado que a vacina seja aplicada em crianças. A Pfizer também pediu autorização para que o imunizante possa ser aplicado em pessoas desta faixa etária no Brasil, mas ainda não houve uma decisão por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo a farmacêutica, a vacina é segura para crianças e apresentou eficácia de quase 91% na prevenção de infecções sintomáticas.

Diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom informou, na quarta (24), que mais de 60% dos casos e mortes de Covid-19 registrados na última semana foram reportados na Europa.

O ECDC (Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, na sigla em inglês), uma agência da União Europeia, alertou em comunicado, também na quarta, para o risco "muito elevado" da Covid-19 atualmente na região, "a menos que medidas de saúde pública sejam aplicadas com urgência". A Áustria, por exemplo, adotou um novo lockdown.

O ECDC alerta que ainda há grupos populacionais e faixas etárias nos quais a cobertura vacinal está abaixo do desejado, mesmo em países com boa cobertura vacinal em geral.

Atualmente, menos de 70% da população geral da UE foi completamente vacinada, o que dá "amplo espaço para o vírus se disseminar", alerta o centro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

fama Gestação Há 15 Horas

Sabrina Sato perde bebê com Nicolas Prattes na 11ª semana de gestação

mundo EUA Há 17 Horas

Trump regressa à Casa Branca, mas e os processos criminais? Explicamos

fama Realeza britânica Há 17 Horas

William fala sobre estado de saúde de Kate após fim de tratamento

fama Prisão Há 16 Horas

Famosos que estão atualmente na cadeia! E um nunca mais vai sair...

fama Realeza Há 18 Horas

Fatia rara de bolo do casamento de Elizabeth II é leiloada por R$ 13 mil

esporte Liga dos Campeões 06/11/24

Thierry Henry critica Mbappé: Real precisa de um centroavante de verdade

brasil SAÚDE-CÂNCER Há 23 Horas

Enfermeira descobre câncer raro e silencioso após sintomas de gastrite

tech INTELIGÊNCIA-ARTIFICIAL Há 22 Horas

Meta AI no WhatsApp tem falhas na política de privacidade

esporte Mercado de Transferências Há 20 Horas

Al Hilal pondera rescindir o contrato de Neymar; enteda