Morre arquiteto criador do Unique e do Renaissance, aos 83 anos

O arquiteto paulistano Ruy Ohtake, assinou obras como os hotéis Unique e Renaissance, além da sede do Instituto Tomie Ohtake, todos na capital paulista

© Reprodução

Brasil RUY-OHTAKE 27/11/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu na manhã deste sábado (27), aos 83 anos, o arquiteto paulistano Ruy Ohtake, que assinou obras como os hotéis Unique e Renaissance, além da sede do Instituto Tomie Ohtake, todos na capital paulista. Filho primogênito da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake, ele tinha um câncer de medula.

PUB

A morte foi confirmada por seu irmão, Ricardo. "Para Ruy, arquitetura era uma obra construída. E ele deixou uma quantidade muito grande de obras como legado", diz.

A empresária Marcy Junqueira, casada com Ricardo, lembra a dedicação de Ruy pela profissão. "Depois que a família almoçava junto aos domingos, deixávamos ele no escritório. Eu acho que ele tinha um amor pela arquitetura e foi o exemplo mais incrível que eu vi na minha vida" afirma.

Ohtake assina mais de 300 projetos no país que vão desde casas a parques, passando por prédios comerciais cheios de cores e espelhos que se destacam no horizonte -caso do hotel Renaissance, do hotel Unique e do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.

É dele também o Parque Ecológico do Tietê, também na capital paulista, e o prédio da embaixada brasileira em Tóquio, no Japão.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) em 1960, ele desenvolveu sua obra a partir a escola paulista de Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha. E foi inspirado por Nyemeyer e Aleijadinho que Ohtake começou a usar de forma mais ousada curvas e cores —algo que a arquitetura paulista até então não usava muito.

Em 2019, em depoimento à Folha, Ruy desabafou ao dizer que achava que a população gostava muito dos seus trabalhos, mas os arquitetos, não.

"No começo, eu ficava preocupado porque a inteligência da arquitetura levantava polêmica. Há um establishment aqui, e eu dei um passo à frente. Todo rompimento no que está instalado gera polêmica com quem está na vanguarda, mas a arte e a arquitetura avançam em saltos", afirmou o paulista.

"Hoje, acho que estou no caminho de contribuir com a arquitetura contemporânea brasileira. Em todas as minhas obras, me preocupo com a liberdade criativa, a surpresa e a inovação. Acho que meu desafio é dar continuidade à arquitetura do país, e não ficar estancado como ficamos em São Paulo."

Considerado um dos principais arquitetos contemporâneos do país, ele recebeu vários prêmios durante sua carreira. Em 1971, ele ganhou o Prêmio Carlos Millan, do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), pelo conjunto da obra.

Em 2006, a IAB também concedeu o prêmio Comenda Colar de Ouro pela sua contrubuição ao desenvolvimento da arquitetura no Brasil. Ohtake ainda presidiu o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico, entre 1979 e 1982, e foi eleito integrante da Academia Paulista de Letras em 2019.

O velório será realizado neste sábado, em cerimônia aberta apenas para a família, e ele será cremado no Horto da Paz, também na capital paulista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argentina Há 14 Horas

Chefe local do Hezbollah quis ataque no Brasil

fama Violência Há 14 Horas

Ex-ator da Globo, João Rebello é morto a tiros em Trancoso

mundo Guerra na Ucrânia Há 15 Horas

Ucrânia intercepta áudio de tropas russas falando de norte-coreanos

brasil Santos Há 13 Horas

Empresário morre durante ressonância magnética

mundo Canadá Há 13 Horas

Corpo de jovem é encontrado em forno de supermercado onde trabalhava

fama Óbito Há 13 Horas

Polícia investiga se ex-ator mirim da Globo foi morto em 'acerto de contas'

fama Liam Payne Há 12 Horas

Testemunhas descrevem comportamento bizarro de Liam Payne em hotel

mundo Holanda Há 7 Horas

Colônia encontrada em rio na Holanda intriga pesquisadores

fama Óbito Há 9 Horas

Mãe de João Rebello publicou despedida semanas antes de assassinato

justica Vídeo Há 14 Horas

Militares são detidos após festa com bebida e funk em quartel no Rio