© Shutterstock - imagem ilustrativa
Em crise pela perda dos títulos da Copa Libertadores e do Brasileirão e com o pensamento já na próxima temporada, o Flamengo se despede de 2021 nesta quinta-feira podendo estragar o sonho do Atlético-GO em disputar a principal competição continental pela primeira vez na história. O jogo, marcado para as 21h30 e válido pela última rodada do Nacional, acontece no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
PUB
Invicto há sete partidas e embalado por três vitórias seguidas, o Atlético-GO já está garantido na Copa Sul-Americana, mas pode ir mais longe. Em nono lugar, com 50 pontos, o rubro-negro goiano quer uma vaga na Libertadores. Para isso, não depende apenas de si. Além de vencer, precisa torcer por tropeço de América-MG (8º, com 50), Fluminense (7º, com 51) ou Red Bull Bragantino (6º, com 53), que enfrentam São Paulo, Chapecoense e Internacional, respectivamente.
"A classificação não depende exclusivamente da nossa vitória, existem outros jogos que vão acontecer no mesmo horário que têm o mesmo objetivo. Então, a gente precisa pensar no jogo da nossa equipe, no aspecto coletivo, na estratégia, para após a partida, visualizar o final da temporada, como terminamos", disse o experiente goleiro Fernando Miguel.
Para conseguir a vitória sobre o Flamengo, o Atlético-GO vai contar com o apoio da torcida, que promete lotar o Antônio Accioly. O clube anunciou que os 11.700 ingressos colocados à venda estão esgotados, sendo que 2.500 são destinados aos flamenguistas.
Em relação ao time que inicia a partida, o técnico Marcelo Cabo promove apenas uma mudança em relação ao que ganhou do Internacional, por 2 a 1, em Porto Alegre. Lesionado ainda no primeiro tempo, o lateral-direito Dudu foi vetado pelo Departamento Médico e dá lugar para Arnaldo. Recuperado, o atacante André Luis fica como opção no banco.
Independentemente do resultado, a despedida do Flamengo de 2021 será melancólica. Sem conquistas de expressão na temporada, o time ainda junta os cacos com a perda do título da Libertadores para o Palmeiras, em Montevidéu, há quase duas semanas. No Brasileirão, precisou se contentar com o vice. São 71 pontos contra 84 do campeão Atlético-MG.
Depois da derrota para o Santos, por 1 a 0, em pleno Maracanã, na última segunda-feira, onde o time saiu sendo chamado de "sem vergonha" pelos torcedores, a diretoria concedeu férias aos jogadores que participaram de mais de 60% das partidas na temporada.
Sem as principais estrelas, o Flamengo vai entrar em campo com um time bastante modificado e com muitos atletas da base. No comando técnico, Maurício Souza segue de forma interina. A escolha de um treinador, inclusive, é a prioridade da diretoria para a próxima temporada. Nomes especulados, como Gallardo e Jorge Jesus, foram descartados.