Por que Pelé ainda é o maior jogador de futebol do mundo?!

A lenda do futebol foi hospitalizado para tratar um câncer de cólon

Por que Pelé ainda é o maior jogador de futebol do mundo?!

Ele é o maior artilheiro do planeta e tricampeão da Copa do Mundo e todos nós conhecemos ele como Pelé. O lendário jogador de futebol tem agora 81 anos e, infelizmente, está lidando com alguns problemas de saúde preocupantes. Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirar um tumor do cólon em setembro e passou um mês em recuperação. Os médicos disseram que ele seria tratado com quimioterapia após a cirurgia e no dia 8 de dezembro foi internado em São Paulo para tratamento posterior relacionado ao tumor. Os relatórios dizem que ele está estável e será liberado em alguns dias. Pelé postou vários vídeos otimistas desde sua cirurgia em setembro afirmando que está se sentindo melhor a cada dia. 

Nós aproveitamos para relembrar feitos impressionantes do ex-atleta e mostramos porque ele continua sendo o maior jogador da história! Na galeria, confira os muitos recordes, títulos e conquistas de Pelé!

© BrunoPress

A estreia no Santos e o primeiro gol

Em junho de 1956, com apenas 15 anos, Edson Arantes do Nascimento assinou contrato com o Santos. Pelé estreou na equipe sênior em setembro contra o Corinthians de Santo André. Na partida, ele marcava o seu primeiro gol em competições profissionais.

©

BrunoPress

Número 10

Pelé jogou pelo Santos de 1956 a 1974, vestindo a camisa número 10. O craque mineiro, nascido na cidade de Três Corações, ganhou o mesmo número na seleção brasileira.

©

Getty Images

Seu primeiro jogo internacional

A primeira partida internacional do jogador em ascensão foi contra a Argentina em 7 de julho de 1957, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Brasil perdeu de 2 a 1. Nesse jogo, Pelé marcou seu primeiro gol pelo Brasil, aos 16 anos. Até hoje, ele continua sendo o artilheiro mais jovem do país.

©

BrunoPress

Copa do Mundo de 1958

Com 17 anos e 249 dias, Pelé se tornou o craque mais jovem a participar de uma final da Copa do Mundo. O Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 em Estocolmo e levou a taça. 

©

BrunoPress

Emoção no primeiro título de campeão mundial

O jovem Pelé chora no ombro do goleiro Gilmar depois que o Brasil vence a final da Copa do Mundo de 1958. O craque marcou dois dos cinco gols do Brasil.

©

Public Domain

Copa do Mundo de 1962

Em Viña del Mar, Chile, Pelé posa com duas torcedoras alguns dias antes das quartas de final do Brasil com a Inglaterra. O jogador não participou da partida e ficou fora do restante da competição depois de se machucar em disputa na primeira rodada contra a Tchecoslováquia. Mesmo com o ídolo fora de campo, o Brasil ganhou a Copa do Mundo de 1962.

©

Getty Images

Maior goleador da história do futebol

Junto ao Santos e New York Cosmos, o craque brasileiro marcou 650 gols em 694 partidas da liga. Desse total de gols, 643 foram só com a camisa santista. 

©

Getty Images

Maior ídolo do futebol brasileiro

Pelé é ainda o maior goleador de todos os tempos da seleção brasileira. Foram 77 gols em 91 jogos.

©

BrunoPress

Copa do Mundo de 1966

Pelé se machuca durante confronto do Brasil contra Portugal. O português Eusébio, outra lenda do futebol, tenta ajudar o astro brasileiro. 

©

BrunoPress

O time dos sonhos da Copa de 1970!

A seleção brasileira da Copa do Mundo de 1970 é considerada por muitos comentaristas esportivos como o melhor time de futebol da história. Em pé (da esquerda para a direita): Carlos Alberto, Brito, Wilson Piazza, Félix, Clodoaldo, Everaldo, Mário Zagalo (técnico). Agachados (da esquerda para a direita): Jairzinho, Roberto Rivelino, Tostão, Pelé e Paulo Cézar. No registro, faltou Gérson.

©

BrunoPress

Copa do Mundo de 1970

Na final da Copa do Mundo de 1970, no México, o Brasil venceu a Itália por 4 a 1, e Pelé conquistou sua terceira medalha em um Mundial. Foto: Pelé e o goleiro italiano Enrico Albertosi.

©

BrunoPress

Tricampeão!

Com os companheiros de equipe, Pelé celebra a vitória do Brasil erguendo a taça de campeão da Copa do Mundo de 1970.

©

Getty Images

Museu Pelé

O jogador costa-riquenho Joel Campbell tira uma selfie com estátua do Rei durante visita ao Museu Pelé, em Santos.

Inaugurado em 2014, o museu conta com uma coleção de 2.400 objetos, entre eles, pertences pessoais do lendário jogador.

©

Getty Images

Recordista

Segundo o Guinness World Records, Pelé continua sendo o jogador de futebol com mais gols na carreira - foram 1.279 tentos em 1.363 jogos. Aqui, o brasileiro é visto comemorando depois de marcar o primeiro gol de partida contra a Itália na final da Copa do Mundo de 1970, no México.

Mas e o Cristiano Ronaldo?

©

Reuters

Ele também cantava e escrevia músicas

Curiosamente, a música também teve um espaço importante na vida da lenda do futebol. O craque começou a compor músicas e tocar violão na época em que jogava pelo Santos para passar o tempo durante as longas temporadas em hotéis por causa do clube. Algumas de suas canções foram inclusive gravadas por astros da música brasileira, a exemplo de Elis Regina e Jair Rodrigues.

©

Getty Images

O 1000º gol

Em 19 de novembro de 1969, Pelé fez história no futebol ao marcar o milésimo gol da carreira durante partida contra o Vasco, no estádio do Maracanã.

©

Getty Images

Homenagem dos Correios

Esse feito histórico de Pelé até ganhou selo comemorativo!

©

Public Domain

Um autógrafo para o presidente dos EUA

Pelé autografa bola de futebol para o presidente dos EUA, Richard Nixon, na Casa Branca em 1973, dois anos antes de ingressar no time New York Cosmos.

©

Public Domain

A estreia no futebol dos Estados unidos

Em 10 de junho de 1975, Pelé fez sua estreia no New York Cosmos. Seu primeiro jogo foi contra o Dallas Tornado. A partida foi transmitida para 22 países e contou com a cobertura de mais de 300 jornalistas de todo o mundo.

©

BrunoPress

Aposentadoria do futebol

Pelé também foi o camisa 10 do New York Cosmos. O número inclusive foi 'aposentado' pela equipe após o último jogo de Pelé, em outubro de 1977. Curiosamente, a despedida do craque do futebol foi em uma partida de exibição contra o Santos.

©

Public Domain

Filme 'Fuga para a Vitória' (1981)

O craque brasileiro também teve uma carreira de ator. Pelé se juntou ao elenco deste filme sobre a Segunda Guerra Mundial em que prisioneiros de campo nazista jogam uma partida de futebol contra um time alemão.

Estrelado por Sylvester Stallone e Michael Caine, 'Fuga para a Vitória' (1981) também contou com outros jogadores profissionais, incluindo Bobby Moore (1941–1993), capitão da equipe da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966.

©

BrunoPress

Troféu Jules Rimet

Pelé beija uma réplica do troféu da Copa do Mundo Jules Rimet. O Brasil levou a taça em 1970. No entanto, o prêmio original foi roubado a primeira vez em 1966, mas foi recuperado. Novamente, em 1983, foi alvo dos bandidos e nunca mais foi recuperado.

©

Getty Images

Jogador do Século

Em 1999, Pelé foi eleito o Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

©

BrunoPress

Pelé recebeu título até da Rainha Elizabeth II

Pelé posa para fotos na 10 Downing Street durante visita a Londres em 2011. A lenda doou até uma camisa de futebol ao primeiro-ministro David Cameron e conheceu crianças envolvidas com a instituição de caridade da Street League. Em 1997, ele recebeu um título de cavaleiro honorário da Rainha Elizabeth II em uma cerimônia no Palácio de Buckingham.

©

BrunoPress

Lançamento de filme nos EUA

Em 2016, Pelé e a esposa Marcia Aoki marcam presença na estreia de 'Pelé: Nascimento de uma Lenda' durante o Tribeca Film Festival, em Nova York. Aoki é a terceira esposa do Rei do Futebol.

©

Getty Images

Autobiografias

O ex-jogador publicou várias autobiografias, que ele divulgou com entusiasmo em todo o mundo. 

©

BrunoPress

Máscaras em tributo à lenda!

Torcedores brasileiros prestam homenagem ao Rei do Futebol durante  jogo da Copa do Mundo. Pelé é considerado o maior ídolo do futebol brasileiro.

©

BrunoPress

Embaixador da Boa Vontade

Desde que pendurou as chuteiras, Pelé viajou pelo mundo como embaixador da Boa Vontade da UNESCO. Aqui, ele participa do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que aconteceu em São Paulo.

©

Reuters

Incentivando novos talentos no esporte

Pelé passou grande parte de sua vida pós-esporte incentivando novos talentos, incluindo mulheres. Aqui, ele participa de evento em Copenhague, na Dinamarca, promovendo o futebol feminino.

©

BrunoPress

Saúde fragilizada

O presidente russo Vladimir Putin e o ídolo argentino Diego Maradona posam com Pelé, antes do sorteio final da Copa do Mundo de 2018. Foi durante esse evento que o brasileiro foi fotografado usando uma cadeira de rodas em público.

©

Getty Images

'Constrangido'

Em abril de 2019, Pelé foi fotografado chegando ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Em fevereiro de 2020, seu filho Edinho disse que o pai só conseguia caminhar com a ajuda de um andador e que por isso 'não quer sair, se expor, estar na rua, fazer praticamente nada que tenha que sair de casa. Está muito acanhado, recluso'. O ex-craque do futebol tem problemas no quadril há vários anos. Algumas de suas últimas aparições foram feitas em uma cadeira de rodas.

©

Getty Images

CR7 supera Pelé em número de gols por partidas oficiais

Em março de 2021, Cristiano Ronaldo superou Pelé em número de gols por partidas oficiais e o Rei do Futebol o parabenizou. O craque português chegou aos 770 gols na carreira, ultrapassando os 767 feitos por Pelé em jogos oficiais. "Eu te admiro muito, adoro te ver jogar e isso não é segredo para ninguém. Parabéns por quebrar o meu recorde de gols em partidas oficiais. A minha única lamentação é não poder te dar um abraço hoje. Mas deixo essa foto em sua homenagem", disse Pelé.

©

Getty Images

Uma lenda em todo o mundo

Várias décadas depois de encerrar sua carreira, Pelé ainda é aclamado como um dos melhores jogadores da história. Inclusive, o Sir Bobby Charlton, ídolo do Manchester United e membro da equipe vencedora da Copa do Mundo de 1966, declarou: "Às vezes, sinto que o futebol foi inventado para esse jogador mágico".

Leia também: Torcedores: quais os clubes do coração desses 50 famosos?

©

BrunoPress

Esporte Rei do futebol 09/12/21 POR Notícias ao Minuto Brasil


Ele é o maior artilheiro do planeta e tricampeão da Copa do Mundo e todos nós conhecemos ele como Pelé. O lendário jogador de futebol tem agora 81 anos e, infelizmente, está lidando com alguns problemas de saúde preocupantes. Pelé foi submetido a uma cirurgia para retirar um tumor do cólon em setembro e passou um mês em recuperação. Os médicos disseram que ele seria tratado com quimioterapia após a cirurgia e no dia 8 de dezembro foi internado em São Paulo para tratamento posterior relacionado ao tumor. Os relatórios dizem que ele está estável e será liberado em alguns dias. Pelé postou vários vídeos otimistas desde sua cirurgia em setembro afirmando que está se sentindo melhor a cada dia.

PUB

Nós aproveitamos para relembrar feitos impressionantes do ex-atleta e mostramos porque ele continua sendo o maior jogador da história! Na galeria, confira os muitos recordes, títulos e conquistas de Pelé!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 17 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

fama Polêmica Há 17 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

esporte Espanha Há 11 Horas

Morre ex-jogador do Valencia, vítima de desastre DANA, na Espanha

mundo EUA Há 12 Horas

'Marido mais carinhoso do mundo' é suspeito de ter matado a mulher

mundo EUA Há 18 Horas

Homem espanca passageiro que dormia durante voo da United Airlines

mundo Clima Há 17 Horas

Espanha fala em "dezenas e dezenas" de desaparecidos nas inundações

mundo BRAT Há 18 Horas

Dicionário Collins elege a palavra do ano – e é inspirada por cantora

fama Família Há 16 Horas

Ricardo Vianna celebra gravidez de Lexa: 'Agora sou pai de duas crianças'

fama Dramaturgia Há 15 Horas

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Família Há 14 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'