Alibaba demite funcionária que acusou chefe e cliente de estupro

Segundo a mulher, ela foi obrigada pelo chefe a acompanhá-lo em uma viagem de trabalho para encontrar um dos clientes de sua equipe na cidade de Jinan, a cerca de 900 quilômetros da sede da Alibaba, em Hangzhou

© REUTERS

Mundo ALIBABA-NEGÓCIOS 13/12/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gigante chinesa do ecommerce Alibaba Group demitiu a funcionária que acusou o chefe e um cliente de estupro em agosto deste ano, informou o jornal apoiado pelo governo chinês Dahe Daily.

PUB

Em entrevista publicada pelo jornal, a funcionária conta ter recebido a notificação da demissão no final de novembro, e publicou uma cópia do que ela afirma ser a notificação da demissão enviada pela empresa.

A carta diz que a funcionária teria espalhado informações falsas sobre ter sido violentada e sobre o posicionamento da Alibaba. Na ocasião, a funcionária divulgou que o empregador não havia agido adequadamente em relação ao seu caso.

O comunicado da empresa diz ainda que a funcionária "causou grande preocupação social que teve um impacto negativo na companhia", o que ela nega.

"Não cometi nenhum erro e certamente não aceitarei esse resultado. E, no futuro, usarei os meios legais para proteger meus direitos e interesses", afirmou a funcionária na entrevista ao jornal.

A Alibaba não respondeu a um pedido de resposta sobre o caso. O advogado do funcionário envolvido na acusação também não respondeu a um pedido de comentário.

Maior empresa de ecommerce da China, a Alibaba foi abalada pela acusação de agressão sexual em agosto, depois que a funcionária publicou um relato de 11 páginas na intranet da empresa afirmando que teria sido estuprada pelo chefe e um cliente durante uma viagem de negócios.

Segundo a mulher, ela foi obrigada pelo chefe a acompanhá-lo em uma viagem de trabalho para encontrar um dos clientes de sua equipe na cidade de Jinan, a cerca de 900 quilômetros da sede da Alibaba, em Hangzhou.

Na noite de 27 de julho, segundo a funcionária, o cliente a beijou. Depois de consumir álcool, ela acordou em um quarto de hotel no dia seguinte sem suas roupas e sem se lembrar do que havia acontecido. Imagens obtidas pela funcionária com funcionários do hotel mostram que seu chefe entrou quatro vezes no quarto durante a noite, afirmou ela.

O caso gerou grande comoção após o relato da mulher viralizar em redes sociais chinesas como o site Weibo. Ela também teria divulgado um cartaz relatando o caso numa das cafeterias da empresa e postado um vídeo com seu relato na intranet da companhia.

Segundo o New York Times, a empresa de Jack Ma inicialmente apoiou a funcionária e dois gestores pediram demissão por não terem tomado providências logo após a denúncia.

A Alibaba divulgou comunicado em que afirmou possuir "uma política de tolerância zero contra má conduta sexual" e atuar para "garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os funcionários" é sua maior prioridade.

A empresa demitiu o funcionário acusado de agressão e outros dez funcionários por terem divulgado o incidente.

Os promotores chineses desistiram do caso contra o empregado da empresa em setembro, afirmando que ele cometera "indecência forçada", o que, segundo a promotoria, não constituiria crime. Os promotores, no entanto, pediram a prisão do cliente no início do mesmo mês. O caso segue sob investigação.

Na China, questões de assédio sexual e agressão raramente eram levantadas na esfera pública até o movimento #MeToo decolar em 2018, quando uma estudante universitária de Pequim acusou publicamente seu professor de assédio sexual.

A recente mudança de posição da empresa sobre a acusação reflete a cultura de trabalho tóxica da indústria de tecnologia do país e os obstáculos que as mulheres chinesas enfrentam para denunciar casos de assédio sexual, segundo o New York Times.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Ex-piloto Há 15 Horas

Michael Schumacher é visto pela primeira vez em 11 anos

fama Kübra Aykut Há 22 Horas

Influenciadora que viralizou ao casar consigo mesma morre aos 29 anos

mundo Alasca Há 20 Horas

Vídeo mostra caça russo provocando avião americano no Alasca; assista

lifestyle Câncer Há 22 Horas

Um sintoma inesperado na mão pode indicar câncer de pulmão; fique atento

mundo Guerra Há 14 Horas

Irã lança mísseis contra Israel, e sirenes soam pelo país

justica Grande São Paulo Há 21 Horas

Cantor é morto com 10 tiros em frente a casa noturna em Carapicuíba

mundo Líbano Há 23 Horas

Veja as imagens do ataque de Israel ao sul do Líbano

lifestyle Truques de cozinha Há 22 Horas

Aprenda um truque para fazer sempre um arroz perfeito

esporte Espanha Há 22 Horas

Iniesta decide encerrar sua carreira no futebol

fama MC-GUIMÊ Há 18 Horas

MC Guimê se manifesta após desabafo de Lexa sobre dívida e rebate críticas