Contarato aceita convite de Lula, deixa a Rede e anuncia filiação ao PT

Contarato afirmou querer "somar esforços" com a militância e as lideranças do PT

© Jefferson Rudy / Agência Senado

Política Partidos 13/12/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Após ser convidado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se filiar ao partido, o senador Fabiano Contarato (ES) anunciou nesta segunda-feira (13) que está de saída da Rede e migrando para o PT.

PUB

Contarato havia se encontrado com o ex-presidente Lula no início do ano, em maio, ocasião em que o petista convidou o capixaba para se filiar à sigla.

Na época, Contarato, que também estava conversando com outras siglas de esquerda, como PSB, PSOL e o PC do B, vinha sendo apontado como possível candidato ao Governo do Espírito Santo em 2022.

Em nota sobre a troca partidária, senador agradeceu Rede "pelo companheirismo e respeito" que teve com ele no período em que esteve filiado à sigla e disse que a concretização da ida ao PT será feita em "momento oportuno".

Sobre o que espera do futuro destino, Contarato afirmou querer "somar esforços" com a militância e as lideranças do PT para que o país retome o pleno emprego, a defesa dos direitos humanos, o apoio do Estado às "maiorias minorizadas", entre outros pontos.

Contarato também elogiou os governos do PT (de 2003 a 2016, com Lula e a hoje ex-presidente Dilma Rousseff), dizendo que eles permitiram "aos pobres cursar universidade", "abriram os porões da ditadura", "geraram crescimento econômico" etc.

Sem citar que falhas ocorreram, o capixaba afirmou que os erros do PT "foram investigados e devidamente punidos pela Justiça" e disse defender que "a lei vale para todos e tem que ser cumprida doa a quem doer".

"Seguimos junto aos brasileiros e brasileiras para, com esperança e força, vencer as trevas da ignorância que vitimam o Brasil. A Constituição Cidadã de 1988 é nossa bússola", encerrou a nota.

Senador em primeiro mandato (foi eleito em 2018), Contarato teve, recentemente, teve papel destacado nas sessões da CPI da Covid, embora não tenha sido oficialmente parte do colegiado.

Ainda assim, o capixaba é um dos 10 membros titulares da Frente Parlamentar Observatório da Pandemia Covid-19, criada para acompanhar os desdobramentos da CPI da Covid.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos