Revalida seguirá protocolo de prevenção à covid-19, diz Inep

O exame ocorrerá em 22 cidades do país e seguirá protocolo de prevenção à covid-19 nos dois dias de aplicação

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasil Médicos 14/12/21 POR Notícias ao Minuto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará, neste sábado (18) e domingo (19), a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. O exame ocorrerá em 22 cidades do país e seguirá protocolo de prevenção à covid-19 nos dois dias de aplicação.

PUB

De acordo com o Inep, o uso de máscara de prevenção à covid-19, cobrindo nariz e boca, será obrigatório, durante todo o período em que o participante permanecer no local de aplicação da prova de habilidades clínicas.

O instituto recomenda que a proteção seja de uso profissional, na modalidade N95 ou PFF2, e será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação, garrafa de água e frasco com álcool 70%.

“A retirada da máscara será permitida apenas durante a identificação do participante, bem como para se alimentar e beber água. Pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara serão dispensadas da obrigatoriedade da proteção facial, conforme previsto na Lei nº 14.019/2020”.

Além de seguir o protocolo de biossegurança, o participante da segunda etapa do Revalida 2021 também deve comparecer ao local das provas com a documentação de identificação oficial com foto, válida, conforme previsto em edital. Também será obrigatório o uso de jaleco, de preferência na cor branca.

Antes de entrar na sala de espera, o participante deve guardar no envelope porta-objetos, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos, desligados, além de outros pertences não permitidos, listados no edital do exame.

A Declaração de Comparecimento impressa também deve ser guardada no envelope porta-objetos, que precisa ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de espera até a saída definitiva do local de provas.

O Revalida é realizado pelo Inep desde 2011 e busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. As referências do Revalida são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 10 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

fama Polêmica Há 9 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

mundo EUA Há 10 Horas

Homem espanca passageiro que dormia durante voo da United Airlines

mundo BRAT Há 10 Horas

Dicionário Collins elege a palavra do ano – e é inspirada por cantora

mundo Clima Há 9 Horas

Espanha fala em "dezenas e dezenas" de desaparecidos nas inundações

esporte Espanha Há 3 Horas

Morre ex-jogador do Valencia, vítima de desastre DANA, na Espanha

mundo EUA Há 4 Horas

'Marido mais carinhoso do mundo' é suspeito de ter matado a mulher

fama Família Há 21 Horas

Tom Brady teria ficado chocado ao saber de gravidez de Gisele Bündchen, diz site

tech Inteligência Artificial Há 21 Horas

Nova busca do ChatGPT, da OpenAI, reproduz trechos de reportagens sem autorização

esporte Futebol Há 11 Horas

Hugo Souza e Yuri Alberto comentam eliminação do Corinthians na Argentina