Lewandowski dá 48h para Senado explicar criação de fila para o Auxílio Brasil

A decisão foi dada em um pedido de mandado de segurança apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES)

© Getty Images

Economia STF 14/12/21 POR Estadao Conteudo

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o relator do Auxílio Brasil na Casa, Roberto Rocha (PSDB-MA), explicarem as modificações realizadas no texto da Medida Provisória (MP) que teriam permitido a formação de filas no novo programa social do governo federal.

PUB

A decisão foi dada em um pedido de mandado de segurança apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES), que acusam o relator no Senado de ter alterado o teor da proposta para permitir a formação de fila dos beneficiários do novo programa social, o que foi vetado durante a aprovação da matéria na Câmara.

Os parlamentares argumentam que Roberto Rocha fez modificações não permitidas no texto editado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para criar o Auxilio Brasil, por meio da chamada emenda de redação, um dispositivo geralmente utilizado para corrigir erros ortográficos, mas que neste caso teria sido aplicada para mudar o "mérito da matéria, sem que o texto tenha sido remetido à Câmara".

A MP foi aprovada no Senado no dia 2 de dezembro, sete dias depois de a Câmara ter votado a favor do Auxílio Brasil. Roberto Rocha declarou ter feito mudanças sutis na medida, apenas na redação da proposta porque não havia tempo para maiores reparos, afinal o texto só poderia ser votado até o dia 7 de dezembro antes de perder a validade.

Para os autores da ação, o uso da emenda de redação alterou completamente o teor da MP e garantiu a formação de filas de beneficiários do Auxílio Brasil, porque teria gerado insuficiência nos cofres públicos para custear o novo programa. Eles afirmam que a medida gerou "flagrante atentado praticado contra a Constituição Federal, notadamente, ao devido processo legislativo constitucional".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama Revelação Há 17 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

politica JAIR-BOLSONARO Há 15 mins

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

fama Jiare Schneider Há 14 mins

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

esporte Real Madrid Há 24 mins

Bellingham pede para não tocarem para Mbappé: 'Está jogando contra'

fama Ravi Há 16 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

fama Andressa Urach Há 16 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube

fama FERNANDA-TORRES Há 23 Horas

Não pode ser deslumbrada nem pé-rapada, diz Fernanda Torres sobre corrida do Oscar

lifestyle Signos Há 17 Horas

Pensar para quê? Os três signos mais impulsivos do zodíaco

fama Celebridades Há 22 Horas

Famosas que sofreram violência doméstica quebram o silêncio