A agitada vida do Papa Francisco
Papa Francisco comemora seu aniversário de 85 anos em 17 de dezembro
A agitada vida do Papa Francisco
O Papa Francisco é o chefe da Igreja Católica e soberano da Cidade do Vaticano desde 2013. Nascido Jorge Mario Bergoglio na Argentina em 1936, ele é o primeiro Papa jesuíta e o primeiro das Américas. Francisco também é o primeiro Pontífice de fora da Europa desde o século VIII.
Os temas que vieram definir o Papado de Francisco incluem pobreza, misericórdia e alegria. De fato, ao longo de sua vida pública, o Pontífice tem sido celebrado por sua humildade, compromisso com o diálogo inter-religioso e uma preocupação muito real com o meio ambiente. O Papa é visto como progressista e ocasionalmente não convencional e continua sendo admirado e reverenciado por milhões ao redor do mundo.
Clique e acompanhe a movimentada vida do Papa Francisco!
©
Getty Images
Jorge Mario Bergoglio
Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio ingressou na Sociedade de Jesus (os jesuítas) em 1958.
©
Getty Images
Arcebispo Buenos Aires
Ele foi ordenado padre católico em 1969 e tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1998. Ele é retratado aqui apertando as mãos da presidente argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, no final dos anos 1990.
©
Getty Images
Cardeal
Jorge Mario Bergoglio foi ordenado cardeal em 2001 pelo Papa João Paulo II (foto).
©
Getty Images
Eleito Papa
Após a renúncia do Papa Bento XVI em 28 de fevereiro de 2013, o Cardeal Bergoglio foi eleito seu sucessor. Seu Papado começou em 13 de março de 2013. Foto: Francisco aparece em público pela primeira vez como Papa na varanda da Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Ele se tornou o líder de cerca de 1,3 bilhão de católicos em todo o mundo.
©
Getty Images
Papa Francisco
Ele escolheu Francisco como seu nome Papal para homenagear São Francisco de Assis, santo padroeiro da Itália e conhecido por ser protetor dos animais e da natureza. Ao ser perguntado sobre o motivo, o Pontífice respondeu: "Para mim [Francisco de Assis] é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e protege a criação."
©
Getty Images
Posse
O Papa Francisco deu sua volta pela Praça de São Pedro em 19 de março de 2013, durante sua posse. O evento foi realizado diante de uma multidão estimada de aproximadamente um milhão de peregrinos e fiéis, além de seus cardeais e líderes espirituais, bem como chefes de Estado de todo o mundo.
©
Getty Images
Os dois Papas
Poucos dias após seu Papado, o Papa Francisco conheceu seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI. A nomeação foi histórica, pois foi a primeira vez na história registrada que um Papa e um ex-Papa se encontraram, já que um novo Pontífice é normalmente eleito após a morte de seu antecessor. O filme de 2019 'Dois Papas', estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, é inspirado em parte por este encontro único.
©
Getty Images
San Lorenzo de Almagro
O Papa Francisco é um grande fã de futebol e sempre apoiou o San Lorenzo de Almagro, um time de Buenos Aires. Ele recebeu uma camisa da equipe enquanto cumprimentava os fiéis antes de sua primeira bênção Urbi et Orbi da varanda da Basílica de São Pedro durante a Missa de Páscoa em 31 de março de 2013.
©
Getty Images
Primeiro compromisso oficial
O primeiro compromisso oficial do Papa fora de Roma foi na ilha italiana de Lampedusa, um destino de milhares de imigrantes da África e de outros lugares. O Pontífice cumprimentou os imigrantes durante sua visita em 8 de julho de 2013, após a qual ele colocou uma c o r o a de flores no Mar Mediterrâneo para homenagear as muitas centenas que haviam morrido durante a perigosa viagem à Europa.
©
Getty Images
Milhões no Rio
Depois que foi anunciado que o Papa Francisco viajaria ao Brasil para realizar missas no Rio de Janeiro no final das comemorações da Jornada Mundial da Juventude, mais de três milhões de fiéis se reuniram na praia de Copacabana em 28 de julho de 2013 para se juntar ao Pontífice na Eucaristia.
©
Getty Images
"Lobby Gay "
Enquanto falava com jornalistas num voo em 28 de julho de 2013, na volta do Brasil para a Itália, Papa Francisco reafirmou a posição da Igreja Católica Apostólica Romana de que os atos homossexuais eram pecaminosos. Mas ele surpreendeu o mundo ao acrescentar que a orientação homossexual não era. Ele estava respondendo a perguntas sobre a existência de um "lobby gay" no Vaticano. "Ainda não conheci ninguém no Vaticano que tenha 'gay' escrito em seus cartões de identidade", disse ele. "Se um gay está em busca ansiosa por Deus, quem sou eu para julgá-lo?"
©
Getty Images
Tour pela Terra Santa
O Papa Francisco é retratado com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, enquanto ambos rezam sobre a Pedra da Unção na Igreja do Santo Sepulcro na Cidade V e l h a de Jerusalém em 25 de maio de 2014. A histórica oração conjunta pela unidade no local mais sagrado do Cristianismo serviu como aproximação entre ambos os ramos da Igreja. Também se comemorou os 50 anos desde que as duas igrejas se encontraram pela última vez, em 1964. Aquela ocasião foi o primeiro encontro desde o século XV.
©
Getty Images
Museu do Holocausto
A visita do Papa Francisco à Terra Santa também o levou a visitar o Museu do Holocausto Yad Vashem com o presidente israelense Shimon Peres e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em 26 de maio de 2014, em Jerusalém.
©
Getty Images
Celebridades no Vaticano
Na foto, vemos Papa Francisco se reunir com a atriz e embaixadora do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), Angelina Jolie, em 8 de janeiro de 2015. No início de seu Papado, Francisco reconheceu o poder e a influência das celebridades e tem recebido numerosos indivíduos do esporte e do entretenimento no Vaticano.
©
Getty Images
Sexta-feira Santa
Vemos um ângulo inusitado do Papa Francisco celebrando a Santa Sexta-Feira na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, em 4 de abril de 2015.
©
Getty Images
Laudato Si
Em junho de 2015, foi publicada a encíclica do Papa Francisco, uma coleção de princípios para orientar o ensino católico intitulado Laudato Si. Em sua tese sobre o meio ambiente, o Pontífice chama os líderes mundiais para se unirem no combate ao aquecimento global. O texto critica os aproveitadores e escravos do progresso, e exorta os movedores e agitadores internacionais a assumir a responsabilidade por "novos modos de produção, distribuição e consumo".
©
Getty Images
Visita a Cuba
Pessoas agitavam bandeiras cubanas e Papais quando o Papa chegou para realizar a missa em 20 de setembro de 2015 na Praça da Revolução em Havana, Cuba. O Pontífice fez essa parada na nação caribenha quando estava a caminho dos Estados Unidos.
©
Getty Images
Convidado da Casa Branca
Nos Estados Unidos, o Papa Francisco foi recebido pelo presidente Barack Obama e pela primeira-dama Michelle Obama, todos vistos aqui acenando durante a cerimônia de chegada à Casa Branca em 23 de setembro de 2015.
©
Getty Images
Dirigindo-se ao Congresso
Um dos destaques da visita do Pontífice aos EUA foi seu discurso numa sessão conjunta do Congresso na Câmara do Capitólio dos EUA em 24 de setembro de 2015 na capital Washington. Ele foi o primeiro Papa a discursar em tal reunião. Mais tarde, foi revelado que Francisco desempenhou um papel fundamental na cura das relações entre EUA e Cuba - resultado de sua viagem a ilha anteriormente.
©
Getty Images
Ano do Jubileu da Misericórdia
Papa Francisco abre a Porta Sagrada da Basílica de São Pedro em 8 de dezembro de 2015 na Cidade do Vaticano. Durante a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, o Pontífice inaugurou solenemente o Ano Jubilar da Misericórdia com a celebração do Santo Sacrifício da Missa.
©
Getty Images
Visitantes Reais
Papa Francisco se reuniu com Charles, Príncipe de Gales, e Camilla, Duquesa da Cornualha, em 4 de abril de 2017 na Cidade do Vaticano.
©
Getty Images
Memorial dos mortos em guerra
Nesta imagem comovente, o Papa Francisco conduz a Santa Missa em memória de todas as vítimas da guerra durante sua visita ao cemitério americano em Nettuno, Itália, em 2 de novembro de 2017.
©
Getty Images
Desculpas na Irlanda
O Papa usou sua visita em agosto de 2018 à Irlanda para condenar a longa história de abuso s e x u a l por parte do clero católico na Irlanda e nos Estados Unidos, e reconheceu a falta de ação da Igreja sobre abuso s e x u a l infantil, chamando-a de "grave escândalo". Ele também elogiou os 20 anos de paz na Irlanda alcançados através do Acordo da Sexta-Feira Santa. Na foto, Francisco é visto em 25 de agosto dirigindo-se ao público durante o Festival das Famílias no Croke Park, em Dublin.
©
Getty Images
O bem-estar das crianças
Papa Francisco cumprimentou um menino quando chegou para sua audiência geral semanal na Praça de São Pedro em 14 de novembro de 2018. Ele tem uma relação fácil com os membros mais jovens da igreja e uma preocupação genuína com o bem-estar das crianças, o que faz o Pontífice ser querido por milhões ao redor do mundo, entre eles muitos não católicos.
©
Getty Images
Reconhecimento da Palestina
O Papa Francisco encontrou-se com o Presidente do Estado da Palestina e a Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, no Palácio Apostólico em 3 de dezembro de 2018 na Cidade do Vaticano. Durante a visita, o Vaticano assinou um tratado reconhecendo o Estado da Palestina.
©
Getty Images
Primeira missa na Península Arábica
Em fevereiro de 2019, Francisco se tornou o primeiro Papa a realizar uma missa Papal na Península Arábica, durante uma histórica visita de três dias à região. Ele foi fotografado com Ahmad el-Tayeb, Grande Imã de Al Azhar, na Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
©
Getty Images
O Papa da "selfie"
O Pontífice não se nega a posar para selfies dos fiéis. Ele entende a valorização das mídias sociais.
©
Getty Images
Momento de confinamento
Na foto, vemos o Papa Francisco entregando sua bênção dominical angelus da janela de sua biblioteca privada com vista para uma Praça de São Pedro vazia em 26 de abril de 2020 na Cidade do Vaticano. O Pontífice não permitiu que a pandemia COVID-19 e o bloqueio da Itália interrompessem sua rotina diária.
©
Getty Images
Encontro com seminaristas
Depois de estar 100% vacinado, um grupo de seminaristas foi recebido pelo Papa Francisco durante sua audiência geral semanal no pátio de São Dâmaso, no Vaticano, em 30 de setembro de 2020.
©
Getty Images
Conhecendo freiras
Da mesma forma, o pontífice foi fotografado com um grupo de freiras no final de sua audiência geral semanal no Salão Paulo VI, no Vaticano, em 24 de novembro de 2021.
©
Getty Images
Mundo
Catolicismo
15/12/21
POR Notícias ao Minuto Brasil
O Papa Francisco é o chefe da Igreja Católica e soberano da Cidade do Vaticano desde 2013. Nascido Jorge Mario Bergoglio na Argentina em 1936, ele é o primeiro Papa jesuíta e o primeiro das Américas. Francisco também é o primeiro Pontífice de fora da Europa desde o século VIII.
Os temas que vieram definir o Papado de Francisco incluem pobreza, misericórdia e alegria. De fato, ao longo de sua vida pública, o Pontífice tem sido celebrado por sua humildade, compromisso com o diálogo inter-religioso e uma preocupação muito real com o meio ambiente. O Papa é visto como progressista e ocasionalmente não convencional e continua sendo admirado e reverenciado por milhões ao redor do mundo.
Clique e acompanhe a movimentada vida do Papa Francisco!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA