Como vai funcionar a vacinação de crianças contra Covid? Veja o que se sabe

Veja o que já sabe sobre a decisão da Anvisa!

© Shutterstock

Brasil Pandemia 16/12/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Especialistas de diversos países já analisaram a aplicação da vacina contra a Covid-19 para crianças e concluíram que ela não só é segura como necessária.Embora o coronavírus afete mais os adultos, a população infantil também pode se infectar, transmitir o vírus e adoecer. Por esse motivo, as autoridades sanitárias de inúmeros países aprovaram a vacinação de crianças a partir de 5 anos, como acaba de fazer a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Brasil.

PUB

Veja o que já sabe sobre a decisão da Anvisa

Vacinar crianças é seguro?

Sim. A Anvisa fez uma análise técnica rigorosa para avaliar se as pesquisas demonstram a segurança do imunizante para crianças a partir de 5 anos. A Pfizer apresentou resultados de estudos realizados com aproximadamente 4.000 crianças que mostram uma eficácia de 90% do imunizante quando aplicado neste grupo.

Os dados disponíveis mostram que é muito pior deixar de vacinar a criança do que aplicar a injeção. Especialistas do Brasil e de diversos países chegaram à mesma conclusão.

Nos Estados Unidos, por exemplo, conselheiros do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças afirmaram que os benefícios da vacinação superam os riscos da vacina. Grande parte dos temores em relação à vacina em questão para pessoas mais jovens deriva de casos raros e leves de inflamação no coração.

A decisão da Anvisa é suficiente?

Sim. Com a decisão da Anvisa, a bula do imunizante da Pfizer no Brasil passará a indicar essa nova faixa etária. Até então, o modelo da fabricante tinha o uso permitido no país apenas em pessoas com mais de 12 anos.

Outros países já liberaram a vacinação de crianças?

Sim. No começo de novembro, os Estados Unidos autorizaram o uso da vacina da Pfizer em crianças a partir de 5 anos.

Também em novembro, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou a aplicação da vacina Pfizer-BioNTech para crianças de 5 a 11 anos, uma faixa etária que registra aumento nas infecções no continente. Nesta quarta-feira (15), diversos países da Europa começaram suas campanhas para essa faixa etária. A China liberou o imunizante para crianças a partir de 3 anos.

Quando vai começar a vacinação de crianças no Brasil?

Ainda não se sabe. A decisão cabe ao Ministério da Saúde. Isso não deve ocorrer imediatamente porque a pasta ainda não solicitou a compra de doses específicas para a faixa etária. A previsão é imunizar 70 milhões de crianças. Gestores do ministério estimam que as doses comecem a chegar no próximo mês.

Como vai ser a imunização de crianças no Brasil?

A resolução da Anvisa prevê que as crianças recebam duas doses de 10 microgramas num intervalo de 21 dias.

Há alguma medida de segurança específica para a vacinação das crianças?

A agência sugere, entre outros pontos, que a vacinação das crianças seja iniciada após o treinamento completo das equipes de saúde e que ela ocorra em locais específicos, diferente dos adultos.

A sala também deve ser exclusiva para aplicação da vacina contra a Covid, não devendo ser aproveitada para aplicação de outras vacinas, mesmo que pediátricas.

Por precaução, a Anvisa também orientou que a vacina da Pfizer não seja administrada de forma concomitante com outras, mesmo que do calendário infantil.

Outra orientação da agência é para que não seja utilizado o modelo de drive-thru na imunização desse público e que as crianças permaneçam nos locais de vacinação por aproximadamente 20 minutos após serem imunizadas para o acompanhamento de alguma reação adversa.

A vacina das crianças é aplicada na mesma dose dos adultos?

Não. As vacinas da Pfizer aplicadas no grupo de 5 a 11 anos e nos mais velhos têm o mesmo princípio ativo, mas há diferenças na composição. A dose destinada às crianças equivale a um terço daquela indicada ao grupo de 12 anos ou mais.

O frasco do imunizante dos mais jovens tem coloração laranja justamente para diferenciar o produto.

Esse frasco da vacina das crianças também comporta mais doses e pode ficar armazenado por mais tempo (até dez semanas) em temperaturas de 2°C a 8°C, intervalo usado em refrigeradores convencionais do SUS. Já o outro modelo se mantém por até 31 dias nessas condições.

As crianças dessa faixa etária podem receber vacinas de outras fabricantes no Brasil?

Não. Por enquanto, apenas a Pfizer foi liberada pela Anvisa. Mas a agência já recebeu um novo pedido do Instituto Butantan para que a Coronavac possa ser usada em crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. O prazo de avaliação é de até 30 dias.

O que acontece com completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose?

As crianças que completarem 12 anos no intervalo entre a primeira e a segunda deverão finalizar o ciclo com a dose reduzida.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Ex-piloto Há 13 Horas

Michael Schumacher é visto pela primeira vez em 11 anos

fama Kübra Aykut Há 20 Horas

Influenciadora que viralizou ao casar consigo mesma morre aos 29 anos

mundo Alasca Há 18 Horas

Vídeo mostra caça russo provocando avião americano no Alasca; assista

lifestyle Câncer Há 20 Horas

Um sintoma inesperado na mão pode indicar câncer de pulmão; fique atento

fama EVARISTO-COSTA Há 22 Horas

Evaristo Costa revela luta contra doença e risco de perda total da visão

mundo Guerra Há 12 Horas

Irã lança mísseis contra Israel, e sirenes soam pelo país

justica Grande São Paulo Há 19 Horas

Cantor é morto com 10 tiros em frente a casa noturna em Carapicuíba

mundo Líbano Há 21 Horas

Veja as imagens do ataque de Israel ao sul do Líbano

lifestyle Truques de cozinha Há 20 Horas

Aprenda um truque para fazer sempre um arroz perfeito

esporte Espanha Há 20 Horas

Iniesta decide encerrar sua carreira no futebol