Nova onda de Covid-19 suspende jogos e afeta calendário de futebol na Europa

Estádios voltaram a ficar vazios, elencos voltaram a ter surtos, jogos foram cancelados, e alguns clubes ingleses têm inclusive pressionado a Premier League para suspender as partidas até janeiro

© Getty Images

Esporte FUTEBOL-EUROPA 18/12/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O aumento de casos de Covid-19 no oeste da Europa tem tido reflexos muito evidentes no futebol do continente. Estádios voltaram a ficar vazios, elencos voltaram a ter surtos, jogos foram cancelados, e alguns clubes ingleses têm inclusive pressionado a Premier League para suspender as partidas até janeiro.

PUB

No Reino Unido, o aumento dos números da Covid-19 tem sido meteórico. Desde quarta-feira (15), o país registrou três recordes consecutivos de novos casos de coronavírus, incluindo as 93.045 pessoas diagnosticadas na sexta (17) -o maior número diário em toda a pandemia.

Na Inglaterra, especificamente, cerca de 30% dos casos de toda a pandemia foram registrados neste mês de dezembro -mais de 2,8 milhões, ou 5% da população-, o que quer dizer que ao menos uma a cada 20 pessoas no país se infectou em pouco mais de duas semanas.Nesta semana, a nova onda chegou com força ao futebol inglês, e três partidas da Premier League e uma da segunda divisão foram adiadas por surtos de Covid-19 nos times. Na sexta, a liga anunciou o adiamento de mais cinco jogos em cada divisão pelos mesmos motivos, de modo que o alastramento do vírus já tem impactos práticos no calendário.

O Manchester United, por exemplo, vive surto de Covid-19 no elenco e por isso teve dois jogos adiados nestes últimos dias. O clube ainda está vivo na Copa da Inglaterra e na Liga dos Campeões, por isso tem calendário cheio pela frente.

Pode não chegar a 91 partidas em um único ano, como o Palmeiras teve no Brasil em 2021, mas a temporada já reserva uma maratona de jogos para CR7 e cia. em algum momento para o time voltar a "estar em dia" com a agenda.

Alguns treinadores de clubes ingleses têm pressionado pela suspensão por completo dos jogos até janeiro. "Casos de Dovid-19 estão subindo, todos os clubes estão tendo problemas", ponderou Thomas Frank, do Brentford.

Thomas Tuchel, do Chelsea, admitiu que cancelar apenas alguns jogos pode levar a uma situação injusta do campeonato; e Marcelo Bielsa, do Leeds, afirmou que "não gostaria de levar vantagem" contra um adversário desfalcado pelo coronavírus. Pep Guardiola não pôde falar sobre o assunto pois a entrevista coletiva foi cancelada após seu teste de Covid-19 dar resultado inconclusivo.

A exemplo do Reino Unido, a França também tem vivido aumento abrupto de casos de coronavírus: foram mais de 335 mil casos registrados na semana passada (de 6 a 12 de dezembro), o maior número semanal em toda a pandemia. A onda ainda não cancelou jogos da Ligue 1, mas pode ser apenas uma questão de tempo após Lille e Reims terem funcionários contaminados nos últimos dias.

Espanha e Itália têm tendência de alta, mas ainda estão longe da fase mais grave da pandemia. O espanhol Real Madrid lida atualmente com um surto da Covid. No total, seis atletas, entre eles o brasileiro Rodrygo, e um assistente técnico vão ficar em isolamento após contraírem a doença.

Na Alemanha, o pico dos casos parece ter sido na virada do mês, mas o futebol segue afetado pela pandemia: o público dos estádios está limitado a 15 mil no país todo, e alguns clubes têm tido jogos de portões fechados -como Bayern de Munique e RB Leipzig- devido às condições ruins de suas regiões.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 4 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Cardiologista alerta para hábito que pode levar a arritmias

mundo Reino Unido Há 21 Horas

Homem de 63 anos é preso por roubar de 22 toneladas de queijo em Londres

fama Polêmica Há 3 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

tech Elon Musk Há 23 Horas

Elon Musk acredita que, até 2040, haverá mais robôs do que humanos

fama Série Há 21 Horas

Ator de 'Emily in Paris' critica próprio personagem 'perdido' e não descarta deixar série

mundo EUA Há 4 Horas

Homem espanca passageiro que dormia durante voo da United Airlines

mundo BRAT Há 4 Horas

Dicionário Collins elege a palavra do ano – e é inspirada por cantora

fama Separações Há 20 Horas

Estes famosos levaram anos para se divorciarem

fama NAIARA-AZEVEDO Há 23 Horas

Naiara Azevedo beija novo namorado em show e revela que está 'quase casada'