Telescópio da Nasa decola para investigar as origens do universo

O lançamento ocorreu na base da Agência Espacial Europeia (ESA) em Kourou, na Guiana Francesa

© NASA / ESA

Tech NASA 26/12/21 POR Estadao Conteudo

A bordo do foguete Ariane 5, o telescópio espacial James Webb foi lançado pela agência espacial americana (Nasa) ontem. O lançamento ocorreu na base da Agência Espacial Europeia (ESA) em Kourou, na Guiana Francesa.

PUB

Aproximadamente 30 minutos após o lançamento, o painel solar do telescópio já havia começado a se abrir. Agora, ele tem uma longa viagem de 1,5 milhão de quilômetros pela frente. Como vai orbitar o Sol, o telescópio conta com a proteção de um escudo do tamanho de uma quadra de tênis, cuja função é criar uma diferença de temperatura entre os lados frio e quente da nave e manter o observatório a 233ºC.

Na transmissão ao vivo do lançamento, o administrador da Nasa Bill Nelson disse que este é um "bom dia para o planeta Terra". Ele declarou que o telescópio vai proporcionar uma viagem no tempo para "o começo do Universo", e descobrir "coisas incríveis que nunca imaginamos".

Desenvolvido pela Nasa, com a colaboração da ESA e da Agência Espacial Canadense (CSA), o observatório pretende detectar planetas capazes de abrigar vida, além de enxergar as primeiras luzes do Universo e a formação das primeiras estrelas e galáxias logo após o Big Bang - a explosão primordial que deu origem a tudo.

RESPOSTAS. O maior telescópio já enviado ao espaço tem a ambiciosa missão de responder a duas perguntas fundamentais para a humanidade: de onde viemos? Estamos sozinhos no universo? Para isso, tem sensibilidade o suficiente para detectar o sinal térmico de uma abelha na lua.

Com 30 anos de atraso, os recálculos orçamentários levaram a missão a um custo final inédito: R$ 51 bilhões. Projetado para ser o substituto do telescópio Hubble - lançado em 1990 e ainda em funcionamento -, o James Webb é um instrumento maior, mais complexo e com metas mais ambiciosas. O novo telescópio não vai estudar a parte visível do espectro eletromagnético como fazem o Hubble e observatórios em operação na Terra. O JW captará a radiação em infravermelho.

O telescópio Hubble revolucionou a observação do Universo. Foi graças a ele que os cientistas descobriram a existência de um buraco negro no centro de todas as galáxias e de vapor d’água em torno dos exoplanetas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Justiça Há 21 Horas

"Há vídeo de sexo de Diddy com outra celebridade influente", diz advogada

fama Luto Há 18 Horas

Jornalista Cid Moreira morre aos 97 anos

politica São Paulo Há 23 Horas

Empresas que atuaram na campanha acusam Marçal de calote

mundo Japão Há 20 Horas

Bomba da II Guerra Mundial explode em aeroporto do Japão

mundo Justiça Há 21 Horas

Jovem famoso no TikTok é preso por assassinar terapeuta

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Afinal, leite realmente é inflamatório?

politica Justiça Há 16 Horas

Empresa que acusa Marçal de calote diz que condenada por tráfico assinou contrato

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Zé Neto atualiza estado de saúde e revela alta hospitalar

fama Maternidade Há 14 Horas

Nadja Haddad desabafa por precisar parar de amamentar filho de 5 meses

fama Relacionamentos Há 13 Horas

A enorme diferença de idade entre os casais famosos! Alguns ultrapassam 50 anos