Presidente da Somália suspende premiê, que acusa tentativa de golpe

O presidente, Mohamed Abdullahi Farmajo, acusa o premiê, Mohammed Hussein Roble, de se apropriar de terras pertencentes ao Exército somali e de interferir em uma investigação do Ministério da Defesa

© Getty

Mundo SOMÁLIA-GOVERNO 27/12/21 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Somália anunciou nesta segunda-feira (27) que suspendeu o primeiro-ministro do país por suspeita de corrupção, em uma escalada na disputa de poder entre os dois líderes, que foi chamada de "tentativa de golpe" pelo premiê e gerou temores de mais instabilidade no país.

PUB

O presidente, Mohamed Abdullahi Farmajo, acusa o premiê, Mohammed Hussein Roble, de se apropriar de terras pertencentes ao Exército somali e de interferir em uma investigação do Ministério da Defesa.

"Quero dizer aos somalis que os passos tomados pelo ex-presidente Mohamed Abdullahi Farmajo foram uma tentativa aberta de golpe contra o governo e a Constituição nacional", declarou Roble na conta do Facebook da agência de notícias estatal Sonna.

O porta-voz do governo, Mohamed Ibrahim Moalimuu, disse que a ação do presidente é inconstitucional e que Roble continuaria com suas funções.

A embaixada dos Estados Unidos pediu a redução da escalada de ambos os lados no país africano.

"Pedimos fortemente aos líderes da Somália que tomem medidas imediatas para diminuir as tensões em Mogadício, evitem ações provocativas e evitem a violência", disse o jornal no Twitter.

É a última rodada em uma disputa de longa data entre os dois líderes. Em abril, combatentes pró-governo e da oposição foram mortos a tiros nas ruas da capital, Mogadício, depois que Farmajo estendeu seu mandato de quatro para seis anos, sem realizar eleições.

A crise constitucional foi aplacada quando o presidente reverteu sua decisão e Roble negociou um calendário eleitoral.

Nos meses seguintes, porém, a rivalidade entre os dois políticos atrapalhou novamente a votação e gerou tensões com os aliados ocidentais.

No domingo (26), Farmajo e Roble acusaram um ao outro de atrasar as eleições parlamentares em um país dividido por ataques de militantes radicais islâmicos e rivalidades entre clãs. Roble acusou o presidente de sabotar o processo eleitoral depois que ele decidiu retirar do premiê a tarefa de organizar as eleições e pediu a criação de uma nova comissão para "corrigir" os problemas.

Roble afirmou que Farmajo não quer realizar "uma eleição confiável no país".

Nesta segunda-feira (27), além de suspender os poderes do premiê, o presidente também anunciou que retirou do cargo o comandante das forças da Marinha, general Abdihamid Mohamed Dirir, enquanto outra investigação de corrupção está sendo realizada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Cid Moreira Há 19 Horas

Filho diz que não foi a velório de Cid Moreira por medo

politica PABLO-MARÇAL Há 10 Horas

Repúdio a Marçal por laudo falso une adversários de Boulos; Bolsonaro cobra influenciador

politica Rondônia Há 19 Horas

Candidata a vice-prefeita de Porto Velho relata que foi estuprada

fama Entre quatro paredes Há 19 Horas

Adepta de golden shower, Flávia Alessandre abre intimidade em entrevista

fama DIDDY-RAPPER Há 14 Horas

Linha direta para vítimas de Diddy recebeu 12 mil denúncias em um único dia

fama Gusttavo Lima Há 18 Horas

Por que polícia vai usar avião que está em nome de Gusttavo Lima?

politica PABLO-MARÇAL Há 20 Horas

Marçal sofre derrotas e fica na mira de Moraes após uso de laudo falso contra Boulos

esporte Michael Schumacher Há 17 Horas

Felipe Massa estaria entre os que podem ver Schumacher, diz jornal

mundo Médio Oriente Há 20 Horas

Homem tenta incendiar-se durante protesto contra guerra em Gaza

fama Meghan Markle Há 20 Horas

Meghan Markle surpreende ao ir a evento sozinha