Em alerta, Campeonato Inglês aumenta número de testes e tem 103 casos de covid-19

O maior crescimento do segundo semestre aconteceu entre os dias 20 e 26 deste mês.

© Getty Images

Esporte Pandemia 27/12/21 POR Estadao Conteudo

O Campeonato Inglês acendeu o alerta de emergência novamente. Após ver os casos de covid-19 caírem semana a semana desde agosto, a Premier League, responsável pela organização do torneio, passou a registrar forte aumento em dezembro e, nos últimos sete dias, já alcançou 103 testes positivos para a doença.

PUB

O maior crescimento do segundo semestre aconteceu entre os dias 20 e 26 deste mês. A organização realizou 15.186 testes, dos quais 103 apresentaram resultado positivo. Na semana anterior, 90 casos foram confirmados entre 12.345 exames realizados. O salto é ainda maior se comparados com as duas semanas anteriores, com 42 positivos entre 3.805 testes (6 a 12/12) e 12 positivos entre 3.154 exames (29/11 a 5/12).

O casos levaram a Premier League a retomar suas Medidas Emergenciais, que já haviam sido abandonadas nos últimos meses, com o recuo da pandemia no Reino Unido. Entre as ações previstas estão a realização de um número muito maior de testes. A partir de agosto, o Campeonato Inglês registrava cerca de 3 mil testes por semana. Os resultados positivos caíram para apenas um dígito.

Em outubro, na semana do dia 4 a 10 do mês, foram apenas 1.696 testes realizados. Nenhum caso positivo foi detectado. Entre as semanas anteriores e posteriores a este período, os exames positivos oscilavam de um a seis, sem maiores riscos para os clubes e para a própria realização do campeonato.

A situação, contudo, mudou em dezembro. Com surtos de covid-19 em diferentes times ao mesmo tempo, a Premier League já precisou adiar 15 jogos do Inglês. A tradicional rodada do Boxing Day, por exemplo, contou com a baixa de três jogos no domingo.

Um dos times mais afetados é o Watford. Com tantos jogadores afastados por covid-19, com teste positivo ou por terem tido contato próximo a um infectado, o clube precisou buscar atletas na equipe sub-23 até para realizar os treinos do time principal durante a maior parte deste mês.

"A liga continua trabalhando com os clubes para manter as pessoas seguras, ajudando a mitigar os riscos da covid-19 em seus times. Também estamos em contato próximo com o governo, autoridades locais e grupos de torcedores, ao mesmo tempo em que prometemos nos adaptar rapidamente a quaisquer mudanças futuras nas orientações nacionais ou locais", registrou a direção da Premier League, em comunicado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Lula Há 14 Horas

Lula volta ao hospital três dias após tirar os pontos de um corte na nuca

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 12 Horas

Band confirma saída definitiva de Datena do Brasil Urgente: 'Enorme êxito'

fama Emma Heming Willis Há 14 Horas

Esposa fala do impacto dos primeiros sinais de demência de Bruce Willis

fama Georgina Rodriguez Há 17 Horas

Bruna Biancardi e mulher de Cristiano Ronaldo jantam juntas com amigas

lifestyle Dicas de Limpeza Há 17 Horas

Como remover os resíduos teimosos de adesivos em frascos ou superfícies

brasil Franca Há 17 Horas

Grávida sobrevive a ataque do ex-marido, leva 100 pontos e fará cirurgia

esporte Mundial de Clubes Há 15 Horas

Mundial de Clubes 2025: Brasil terá o maior número de representantes na competição

lifestyle Saúde Há 9 Horas

Cardiologista alerta para hábito que pode levar a arritmias

fama Gisele Bündchen Há 14 Horas

'Sogra' de Gisele Bündchen está "muito feliz" com gravidez

mundo Justiça Há 18 Horas

Homem esconde corpo do pai em congelador para receber benefícios nos EUA