Passaporte da vacina na cidade de SP passa a exigir duas doses contra covid

A mudança está em um decreto municipal publicado no Diário Oficial local, no qual também é determinada a exigência do comprovante em festas, bailes e outros eventos semelhantes em clubes e casas noturnas, independentemente da lotação

© Shutterstock

Brasil Vacinas 07/01/22 POR Estadao Conteudo

As atividades restritas ao público com passaporte da vacina na cidade de São Paulo deverão exigir dos frequentadores a comprovação de ao menos duas doses do imunizante contra a covid-19 a partir desta sexta-feira, 7. A mudança está em um decreto municipal publicado no Diário Oficial local, no qual também é determinada a exigência do comprovante em festas, bailes e outros eventos semelhantes em clubes e casas noturnas, independentemente da lotação.

PUB

De número 60.989, o decreto da Prefeitura justifica a decisão à "situação atual da pandemia de covid-19 no município de São Paulo, que aponta aumento do número de casos do covid-19 decorrente da disseminação da variante Ômicron". Além disso, o texto ressalta que a decisão também se baseou na proximidade do carnaval e "provável realização de festas neste período".

O carnaval de rua foi cancelado na capital paulista. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na quinta-feira, 6. Na data, a gestão admitiu o aumento da procura por atendimento para pacientes com sintomas respiratórios na cidade e que a realização do evento poderia agravar a situação. Em meio ao apagão de dados do Ministério da Saúde, Estados e municípios têm relatado alta de casos do coronavírus.

Os desfiles do sambódromo estão liberados mediante adesão aos protocolos ainda em desenvolvimento, que serão elaborados pela Vigilância Sanitária municipal. A Liga Independente das Escolas de Samba tem destacado que vai seguir à risca todas as determinações. As festas privadas também estão autorizadas, incluindo festivais de médio e grande porte.

Implantado em setembro, o passaporte da vacina também é obrigatório em shows, feiras, congressos, jogos e outras atividades do setor de eventos - antes a exigência era para lotação acima de 500 pessoas; o novo decreto abrange todos os eventos independentemente da quantidade de pessoas. Os locais que não respeitarem a determinação estão sujeitos a penalidades, como a cassação da licença de funcionamento. A recomendação municipal é que todos os estabelecimentos da cidade exijam a comprovação, mesmo os voltados a outras atividades não contempladas no decreto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 17 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 13 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 18 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

lifestyle Aquecimento global Há 20 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Kate Cassidy Há 13 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Paris Hilton Há 19 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 19 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

lifestyle Cuidados com os cabelos Há 21 Horas

Shampoo: Precisa mesmo? Entenda a tendência de não lavar o cabelo

fama Ilhas Há 15 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?