EUA destacam ao Itamaraty necessidade de 'resposta forte e unida' a agressão russa na Ucrânia

A crise no país europeu vem escalando desde o fim do ano passado, quando Moscou deslocou mais de 100 mil soldados e armamentos para regiões próximas da fronteira, levando à acusação de Washington e da Otan, a aliança militar ocidental, de que pretendia invadir a Ucrânia

© iStock

Mundo EUA-BRASIL 11/01/22 POR Folhapress

FLORIANÓPOLIS, SC (FOLHAPRESS) - Em conversa nesta segunda-feira (10) entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, o americano compartilhou a necessidade de uma resposta forte e unida contra uma eventual ofensiva russa na Ucrânia.

PUB

A crise no país europeu vem escalando desde o fim do ano passado, quando Moscou deslocou mais de 100 mil soldados e armamentos para regiões próximas da fronteira, levando à acusação de Washington e da Otan, a aliança militar ocidental, de que pretendia invadir a Ucrânia.

Ainda em dezembro, o presidente da Rússia Vladimir Putin emitiu um ultimato no qual quer um compromisso da Otan de retirar tropas de países ex-comunistas e de se expandir, englobando antigas repúblicas soviéticas como Ucrânia, Geórgia ou Moldova.

Em resposta, os EUA têm se movimentado com aliados, e o presidente Joe Biden conversou também com Putin. Além disso, nesta segunda houve a primeira reunião de delegações diplomáticas russas e americanas para discutir a crise, que acabou como previsto, sem avanços.

A crise europeia fez parte, então, das prioridades compartilhadas entre Blinken e França durante telefonema, segundo comunicado do Departamento de Estado dos EUA. O secretário americano também valorizou a decisão do Brasil de doar vacinas contra a Covid-19 a países latino-americanos e africanos. A decisão de repassar 30 milhões de doses ao Covax Facility foi divulgada em dezembro do ano passado.

O texto destaca ainda que o responsável pela diplomacia americana ressaltou a oportunidade de trabalhar com o país no Conselho de Segurança, já que o Brasil voltou a ter assento no fórum para um mandato de dois anos como membro não permanente.

Segundo disse ao jornal Folha de S.Paulo o embaixador Ronaldo Costa Filho, chefe da missão brasileira na ONU em Nova York, o país planeja usar o assento para debater questões relacionadas à América Latina, com foco em Haiti e Colômbia, e se dedicar à frente de trabalho envolvendo conflitos na África, "em busca de soluções mais ágeis e que ouçam todos os lados envolvidos".

Em paralelo, o diplomata prevê manter o pleito de reforma do órgão -que há tempos é alvo de questionamentos sobre sua capacidade concreta de ação para a manutenção da paz. EUA e Rússia, protagonistas na crise ucraniana, são membros permanentes, como direito a veto.

Ainda de acordo com o comunicado do Departamento de Estado sobre a conversa com França, Blinken também discutiu planos para um diálogo bilateral entre autoridades de alto nível -Biden e o presidente Jair Bolsonaro nunca se falaram diretamente- e abordou a situação da segurança no Haiti, que classificou como terrível.​

O país caribenho enfrenta uma série de crises políticas, econômicas e sociais. Em julho, o assassinato do então presidente Jovenel Moïse provocou protestos, com desabastecimento de suprimentos e casos de violência nas ruas. O crime, atribuído a mercenários, resultou na prisão de 48 pessoas, incluindo 18 colombianos e dois americanos de origem haitiana.

Além disso, a situação social do país foi agravada devido a um terremoto de magnitude 7,2, em 14 de agosto. O tremor deixou mais de 2.200 pessoas mortas e cerca de 130 mil casas danificadas. O Brasil tem ligação com o país por ter liderado a Missão de Paz da ONU.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Beto Barbosa Há 20 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Harry e Meghan Markle Há 23 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama TV Há 20 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

lifestyle Culinária de luxo Há 23 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?

fama INFLUENCIADOR-DIGITAL Há 19 Horas

Virgínia, Felipe Neto e outros influenciadores deixaram de pagar R$ 30 mi em tributos com o Perse

fama CARIÚCHA-CANTORA Há 20 Horas

Cariúcha não apresenta 'Fofocalizando', e programa revela cirurgia plástica

mundo EUA Há 23 Horas

Trump confirma nomeação de Scott Bessent para chefiar Tesouro nos EUA

fama Presos Há 23 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

brasil ANTÁRTIDA-AMBIENTE Há 22 Horas

Começa expedição que busca completar a maior circum-navegação na Antártida