Especialistas dão dicas de prevenção contra ameaça de extinção da banana

Há um risco de extinção da banana por conta da ação de um fungo

© PixaBay

Lifestyle Fruta 14/02/16 POR Notícias Ao Minuto

Fruta mais consumida em todo o mundo, a banana está sob o risco de ser infectada por mais uma doença destrutiva que já atinge algumas plantações na Ásia, Austrália e Moçambique. A doença nas bananeiras é provocada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense Tropical raça 4 (TR4), que atinge as variedades do subgrupo Cavendish, onde se destaca a variedade conhecida como Nanica, até então imune ao fungo. O Mal do Panamá já ocorre no Brasil, porém a raça 4 ainda não foi relatada no país.

PUB

De acordo com um estudo da Universidade Wageningen, da Holanda, divulgado no final do ano passado, na revista científica PLOS Pathogens, há risco de extinção da banana por conta da ação desse fungo. Porém, os pesquisadores da Universidade estão também estudando de que maneira é possível controlar a proliferação do fungo, que se dá especialmente pela contaminação do solo ou da água. 

Entre os sintomas, as bananeiras começam a apresentar amarelecimento progressivo das folhas mais velhas em direção às mais novas. Depois elas murcham, secam e se quebram.

Para a Bióloga Cleusa Lucon, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT, MS), e a Agrônoma Josiane T. Ferrari, pesquisadoras científicas do Instituto Biológico/Secretaria da Agricultura e Abastecimento, além dos produtores ficarem atentos aos sintomas da doença em suas plantações, enquanto ainda não se chega a uma solução realmente efetiva de combate ao Fusarium oxysporum, o que se deve fazer neste primeiro momento é usar medidas de prevenção como: evitar a entrada de material de propagação de países onde ocorre a doença; fiscalização nas fronteiras, portos e aeroportos; e, em caso de suspeita da sua ocorrência em campo, comunicar ao Sistema de Defesa Agropecuária, para que sejam coletadas amostras oficiais e enviadas ao Laboratório de Diagnóstico credenciado pelo MAPA – Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento.

Entre outras medidas que podem ser tomadas pelos produtores, elas ainda sugerem a utilização de mudas comprovadamente sadias e livres de nematoides, que deixam as plantas mais fragilizadas e suscetíveis a doenças. Como também manter o pH do solo mais próximo da neutralidade com ótimo nível de cálcio, magnésio e potássio, que são ótimos nutrientes para as plantas, aumentando consideravelmente a resistência delas à ação do fungo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 6 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 22 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD