Inflação deve subir menos em 2022, mas quadro preocupa economistas

Para a maioria, o cenário carrega riscos que podem gerar novas surpresas negativas sobre os preços

© Shutterstock

Economia INFLAÇÃO-2022 11/01/22 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A inflação tende a desacelerar até o fim de 2022, mas ainda deve seguir como motivo de preocupação nos próximos meses, projetam economistas.

PUB

Para a maioria, o cenário carrega riscos que podem gerar novas surpresas negativas sobre os preços.

Entre as ameaças de 2022, estão eventuais turbulências da corrida eleitoral, que costuma impactar a taxa de câmbio no Brasil, elevar os preços no mercado interno e pressionar a inflação.

"Vai ser um ano ainda difícil, e as incertezas dificultam o combate à inflação", afirma o economista-chefe da consultoria MB Associados, Sergio Vale.

Na prática, o termo desacelerar não representa queda dos preços. Significa apenas um avanço menor da inflação. Ou seja, os preços tendem a seguir em alta neste ano, mas em um nível mais fraco do que o verificado em 2021.

O que preocupa analistas é a persistência da inflação em um quadro de atividade econômica fragilizada, como é o caso atual.

Em 2022, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve crescer apenas 0,28%, conforme a edição mais recente do boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central). Algumas instituições chegam a projetar retração na atividade.

O país também corre o risco de registrar o segundo ano consecutivo de estouro da meta de inflação perseguida pelo BC.

Em 2022, o teto da meta é de 5%. Porém, analistas do mercado financeiro projetam IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 5,03% ao final do ano, conforme o boletim Focus. Em 2021, o indicador oficial de inflação já se distanciou do teto da meta (5,25%), ficando perto de 10%.

"A projeção em 2022 é de inflação perto de 5%, sobre um ano em que a alta foi de cerca de 10%. O IPCA deve perder ritmo, mas continuar com um avanço forte", analisa a economista-chefe do banco Ourinvest, Fernanda Consorte.

O economista João Leal, da gestora de investimentos Rio Bravo, vai na mesma linha. "É um cenário mais favorável, mas não pode ser considerado positivo. O quadro ainda é de inflação alta", diz.

Segundo ele, o que deve causar uma desaceleração dos preços é a ação da política monetária. Para tentar frear a inflação, o BC vem subindo a taxa básica de juros. A Selic está em 9,25% ao ano e deve encerrar 2022 em 11,75%, conforme estimativas das principais casas análises reunidas no boletim Focus.

A ação do BC, contudo, não é capaz de eliminar todos os riscos do cenário. Leal menciona que as incertezas na retomada em nível global e a corrida eleitoral podem afetar a taxa de câmbio, gerando novas pressões sobre os preços.

Outro fator de risco para a inflação vem do clima. Neste início de ano, a região Sul registra perdas em lavouras devido à estiagem, enquanto estados como Bahia e Minas Gerais são impactados por fortes chuvas. Os prejuízos no agronegócio podem pressionar preços de alimentos, segundo economistas.

"Pouco tempo atrás a perspectiva era de uma safra sem impactos negativos do clima, mas agora a gente já vê uma preocupação maior", diz Sergio Vale, da MB Associados.

Ele avalia que o Brasil está em uma situação "muito insegura" em termos de inflação.

"Como a inflação está muito elevada, qualquer percepção de risco pode trazer mais dificuldades."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 18 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

mundo EUA Há 7 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama VIIH-TUBE Há 16 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

fama Canadá Há 16 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

fama Revelação Há 8 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

politica JAIR-BOLSONARO Há 9 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Índia Há 16 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

mundo Viagem Há 18 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália

mundo Tragédia Há 17 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

brasil SUZANE-RICHTHOFEN Há 16 Horas

Suzane von Richthofen é eliminada de concurso público com salário superior a R$ 6 mil