PT organiza rede nacional e quer criar 5.000 comitês para campanha de Lula até maio

Cada uma dessas estruturas terá uma pessoa que integra a RAP, que ficará responsável por tarefas específicas de comunicação, mobilização e organização

© Shutterstock

Política PT-ELEIÇÕES 15/01/22 POR Folhapress

FÁBIO ZANINISÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Partido dos Trabalhadores vai realizar um seminário nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que apresentará a RAP (Rede Nacional de Comitês de Atuação Partidária).Uma apresentação ao qual à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, teve acesso mostra que a rede de comitês tem como objetivo apoiar a campanha de Lula e será composta por "espaços de atuação que podem existir dentro do PT, desde os Diretórios Municipais até os Núcleos de Vivência Estudos e Lutas" e outros "que deverão ser criados a partir das Secretarias e Coordenações Setoriais".

PUB

A meta, diz o documento, é criar 5.000 comitês até maio. Cada uma dessas estruturas terá uma pessoa que integra a RAP, que ficará responsável por tarefas específicas de comunicação, mobilização e organização.O objetivo, segundo o PT, é "organizar uma rede que integre espaços de ação política, já existentes ou que serão criados, em uma rede piramidal que, durante o período eleitoral, se transformará em Comitês Populares da Campanha Lula Presidente".

O planejamento do partido aponta para dois tipos de comitês: os territoriais e os setoriais.Os territoriais serão representados pelas instâncias municipais do PT, mas poderão ser criados em cidades onde não há diretório do partido.Os setoriais tratarão de temas específicos e terão metas e tarefas de acordo com suas áreas.

O partido estipula, por exemplo, comitês de combate ao racismo, mulheres e LGBTQI+ em todas cidades com mais de 100 mil eleitores.Para articular e coordenar a rede, o PT pretende criar um Cadastro Nacional de Comitês, onde cada estrutura será representada por um integrante do partido.

"Este dirigente receberá através de e-mail ou Whatsapp o material específico que será elaborado semanalmente pela Secretaria de Comunicação e ficará responsável por divulgá-lo para os militantes do comitê em sua área ou território de atuação", diz a apresentação do PT.O seminário em que a RAP será apresentada vai se chamar "Resistência, Travessia e Esperança" e deve reunir parlamentares e debatedores.

A iniciativa foi da liderança do partido na Câmara dos Deputados, mas a organização foi assumida pelo diretório nacional, pela Fundação Perseu Abramo, Instituto Lula e movimentos ligados ao PT.

Segundo o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), o nome cita as três palavras que nortearão o trabalho do PT em 2022.A ideia inicial era reunir uma grande quantidade de petistas e aliados em Brasília, mas com o avanço da Covid o evento será virtual.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 17 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 19 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

fama Luciano Camargo Há 18 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 18 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

mundo Casamento Há 19 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Silvio Santos Há 16 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 17 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 17 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 17 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Atentado Brasília Há 11 Horas

Imagens mostram autor do ataque ao STF detonando explosivo em Brasília