Bolsonaro diz que 20 mil crianças e adolescentes receberam vacina irregular, e estados rebatem

As afirmações, desta quarta-feira (19), têm base em dados repassados pelo Ministério da Saúde à AGU (Advocacia-Geral da União)

© Getty

Brasil BOLSONARO-VACINA 20/01/22 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou que até o fim do ano passado mais de 20 mil crianças de 0 a 11 anos foram vacinadas contra a Covid-19, o que chamou de "algo completamente irregular".

PUB

As afirmações, desta quarta-feira (19), têm base em dados repassados pelo Ministério da Saúde à AGU (Advocacia-Geral da União).

O órgão pediu nesta terça (18) ao STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender campanhas de imunização de menores em desacordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e com as recomendações da Anvisa.

Na manhã desta quarta, o ministro Ricardo Lewandowski havia pedido que os estados e o Distrito Federal se manifestassem a respeito de eventuais irregularidades na imunização de crianças e adolescentes. O ministro deu prazo de 48 horas para as respostas.

A AGU havia afirmado que estados e municípios informaram que menores de idade foram imunizados no ano passado fora da faixa etária permitida e com vacinas não autorizadas para esse público.

De acordo com a AGU, "embora o único imunizante previsto no PNO para aplicação em menores de 18 anos até o presente momento seja aquele produzido pela Comirnaty/Pfizer, o cadastro indica que, sem qualquer critério aparente, milhares de doses de outros imunizantes foram aplicadas em adolescentes e crianças em diversos Estados brasileiros".

"É especialmente impactante, no ponto, o registro relativo à administração de doses em crianças. Até dezembro de 2021, teriam sido vacinadas, sem qualquer respaldo no PNO, cerca de 2.400 crianças de zero a quatro anos, além de mais de 18 mil crianças de cinco a 11 anos", afirmou o órgão.

Em nota, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) disseram que "em mais de 300 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 já aplicadas, é possível que tenham ocorrido erros como os listados na denúncia".

"Tanto podem ser erros de digitação, ou erros dos próprios sistemas de informação, o que impõe cautela e discernimento para a verificação de tais situações", afirmaram as entidades.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Goiânia Há 18 Horas

Recém-nascida é encontrada abandonada em saco colocado debaixo de árvore

mundo Tragédia Há 18 Horas

Incidente a bordo de avião da Swiss Air provoca morte de tripulante

fama Investigação Há 18 Horas

Justiça decreta prisão preventiva de dois acusados pela morte de Liam Payne

fama Gisele Bündchen Há 11 Horas

Gisele Bündchen exibe barrigão de grávida durante passeio com namorado

esporte Óbito Há 13 Horas

André Augusto, jogador do Marreco Futsal, morre aos 31 anos

mundo EUA Há 10 Horas

"Para, para, para". Controlador aéreo impede colisão em aeroporto dos EUA

fama Redes Sociais Há 11 Horas

'Estava entediada', diz influenciadora que forjou o próprio sequestro

mundo Virais Há 19 Horas

As notícias mais 'inusitadas' de 2024: Golpes, sonhos e... Tio Paulo

fama Recordação Há 12 Horas

Viúvo de Ney Latorraca fala de bastidores de beijo do ator em Tarcísio Meira

politica Ano Novo Há 10 Horas

Lula em mensagem de Ano Novo no 'X': 'Faremos ainda mais'