Passageira se recusa a usar máscara e voo para Londres retorna a aeroporto

O voo AAL 38 decolou na noite de quarta-feira (19), mas precisou retornar uma hora após a partida

© iStock

Mundo Pandemia 20/01/22 POR Folhapress

SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) Um avião da American Airlines, que saiu de Miami, nos EUA, com destino a Londres, na Inglaterra, teve que retornar ao aeroporto americano porque uma passageira se recusou a usar máscara durante o voo.

PUB

O voo AAL 38 decolou na noite de quarta-feira (19), mas precisou retornar uma hora após a partida, segundo estimativa do site Flighradar24.

Os policiais abordaram os passageiros do voo no Aeroporto Internacional de Miami, quando o avião retornou, e escoltaram uma mulher com cerca de 40 anos para fora do avião, declarou ao The New York Times Lea Gonzalez, porta-voz do Departamento de Polícia de Miami. "Apesar do incidente, ela não foi presa", informou.

O Boeing 777, transportando 129 passageiros e 14 tripulantes, já havia percorrido 800 km dos mais de 7 mil km que separam Miami de Londres quando inverteu o curso enquanto sobrevoava a costa da Carolina do Norte, como indicam os rastreadores de voo.

A American Airlines informou em um comunicado que o voo foi desviado por causa de "uma cliente perturbadora que se recusou a cumprir o requisito federal de uso de máscara". O episódio foi mais um em uma longa lista de disputas pelo uso de máscaras em voos que surgiram durante a pandemia.

Em outubro, um passageiro foi acusado de atingir uma comissária de bordo da American Airlines no nariz, provocando uma concussão, depois que lhe foi exigido o uso da máscara. O executivo principal da companhia aérea chamou o episódio violento, ocorrido em um voo doméstico entre Califórnia e Nova York como "uma das piores demonstrações de comportamento indisciplinado que já testemunhamos".

Em maio, uma mulher da Califórnia, a bordo de um voo da Southwest Airlines repetidamente socou uma comissária de bordo, quebrando três dentes da aeromoça, após ela lhe pedir que afivelasse o cinto de segurança, recolhesse a bandeja e usasse sua máscara corretamente.

Milhares de outros episódios envolvendo os passageiros indisciplinados ocorreram nos últimos anos, de acordo com a Administração da Aviação Federal dos EUA. De 1º de janeiro até a última terça-feira (18), a agência disse que recebeu 151 relatos de passageiros indisciplinados, 92 relacionados ao uso de máscaras de proteção. Durante o ano passado, o órgão recebeu 5.981 relatos de passageiros indisciplinados e 4.290 incidentes relacionados a máscaras.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 6 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

fama Polêmica Há 6 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

mundo EUA Há 7 Horas

Homem espanca passageiro que dormia durante voo da United Airlines

mundo BRAT Há 7 Horas

Dicionário Collins elege a palavra do ano – e é inspirada por cantora

fama Separações Há 23 Horas

Estes famosos levaram anos para se divorciarem

justica Rio de Janeiro Há 7 Horas

Lessa e Queiroz são condenados pelos assassinatos de Marielle e Anderson

tech Inteligência Artificial Há 17 Horas

Nova busca do ChatGPT, da OpenAI, reproduz trechos de reportagens sem autorização

fama Família Há 18 Horas

Tom Brady teria ficado chocado ao saber de gravidez de Gisele Bündchen, diz site

fama Carreira Há 21 Horas

Barack Obama diz que filhas evitam usar sobrenome em trabalhos profissionais

esporte Futebol Há 8 Horas

Hugo Souza e Yuri Alberto comentam eliminação do Corinthians na Argentina