Rafael Nadal chega às quartas do Aberto da Austrália e encara o algoz de Zverev

Apesar de ter emplacado uma vitória por 3 a 0, Nadal ficou perplexo com a dura definição do primeiro set

© Getty

Esporte Aberto da Austrália 23/01/22 POR Estadao Conteudo

Rafael Nadal já está nas quartas de final do Aberto da Austrália. Disposto a quebrar o jejum e voltar a conquistar um Grand Slam, o que não ocorre desde o US Open de 2019, o espanhol superou o francês Adrian Mannarino e agora desafia o elogiado canadense Denis Shapolanov, que não tomou conhecimento do alemão Alexander Zverev, o terceiro do mundo.

PUB

Apesar de ter emplacado uma vitória por 3 a 0, Nadal ficou perplexo com a dura definição do primeiro set. O francês vendeu caro a parcial, decidida por 16 a 14. "Já joguei muitos tie-breaks na carreira, mas não me lembro de um tão longo e tenso como esse", enfatizou o cabeça de chave 6 após a vitória na Rod Lover Arena por 7/6 (16 a 14), 6/2 e 6/2. "Só ali foi a metade do jogo."

Acertou em cheio, pois o primeiro set acabou somente após 1h22, enquanto ele levou 1h21 para ganhar os dois sets seguintes, ambos por 6/2 e sem muito trabalho. Nadal teve um set point quando Mannarino sacou em 5/6, mas não aproveitou. Depois, no tie-break, precisou suar bastante após sair com 3 a 0 contra. Ele virou para 6/4 e perdeu duas chances de fechar. O francês também poderia ter definido em outras quatro oportunidades. Nadal definiu no seu sétimo set point.

Perder a batalha desanimou Mannarino, que iniciou o segundo set sofrendo a quebra. Sem forças, perderia ainda o serviço no quinto game. Imponente após o susto, Nadal fez 6/2 e repetiu a dose no set seguinte, no qual até sofreu uma quebra, mas ganhou três serviços do francês e fechou com estilo.

Agora, o espanhol se prepara para uma dura batalha com Denis Shapolanov, cabeça 14 e que não deu chances a Zverev, ganhando por 6/3, 7/6 (7 a 5) e 6/3. O canadense foi bastante elogiado por Nadal.

"Ele está evoluindo seu tênis e os resultados não mentem. Afinal, não é fácil ganhar de Sascha (apelido de Zverev) por 3 sets 0 em uma partida de Grand Slam. Então preciso aproveitar minhas chances contra ele", avaliou o espanhol. "Se ele for regular e intenso, vai ser muito difícil vencê-lo. Mas estou muito animado, porque estou nas quartas de final e não esperava estar aqui há algumas semanas."

Quem também continua bem na Austrália é o italiano Matteo Berrettini, outro a ganhar sem sustos neste domingo. O cabeça de chave 7 fez 7/5, 7/6 (7/4) e 6/4 no espanhol Pablo Carreño Busta. Por fim, o francês Gael Monfils se impôs diante do croata Miomir Kecmanovic, ganhando por 7/5, 7/6 (7 a 4) e 6/3.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio