Presidente do Peru fará 3ª reforma ministerial em 6 meses de governo após nova crise

Até a publicação deste texto, ainda não havia sido anunciado nenhum novo nome a compor o gabinete

© Getty

Mundo PERU-GOVERNO 01/02/22 POR Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta segunda-feira (31) que renovará mais uma vez seu ministério, após aceitar a renúncia da primeira-ministra, Mirtha Vásquez. Até a publicação deste texto, ainda não havia sido anunciado nenhum novo nome a compor o gabinete.

PUB

Segundo a legislação peruana, quando o primeiro-ministro renuncia, o presidente deve designar outro ocupante do cargo e um novo gabinete, embora possa manter algumas posições. Todos passam pelo voto de confiança do Congresso até um mês após a nomeação.

Castillo fez o anúncio por meio de suas redes sociais, agradecendo à demissionária. "Agradeço o apoio de Mirtha Vázquez, assim como o dos titulares das diferentes carteiras", afirmou. "Seguiremos pelo caminho do desenvolvimento pelo bem do país."

O presidente ainda escreveu que "o gabinete está em constante avaliação" e que esta seria a razão pela qual teria decidido renová-lo.

A troca de equipe, porém, se dá em meio a uma nova crise política desencadeada com a saída do governo de Avelino Guillén, que estava à frente do Ministério do Interior e entrou em choque com o comandante geral da polícia nacional, Javier Gallardo. O ministro era contra uma série de promoções de oficiais.

Vázquez vinha tentando, a pedido de Castillo, que Guillén retirasse seu pedido de renúncia. Num encontro com o presidente na manhã desta segunda (31), anunciou ter falhado. Em suas redes sociais, afirmou: "Apesar dos esforços realizados, a essa altura, meu papel se esgotou".

Em documento entregue a Castillo, a primeira-ministra demissionária disse que o governo se encontra "em um momento crítico" e que "pelo respeito às linhas institucionais, coloco em dúvida a possibilidade de que realizemos mudanças importantes ao país".

Agora Castillo terá de escolher seu terceiro gabinete, tendo assumido a Presidência em 28 de julho. Mirtha Vásquez havia sido escolhida após a saída de Guido Bellido, que responde a processos por corrupção e apologia do terrorismo, por ter feito comentários elogiosos ao Sendero Luminoso –guerrilha que, em enfrentamento com o Estado, causou a morte de mais de mais de 70 mil peruanos.

Avelino Guillén afirma ter apresentado sua renúncia devido à falta de apoio do mandatário em suas denúncias de que havia irregularidades na polícia.

Entre outros, recebeu apoio de ministros-chave do atual governo, como Pedro Francke, da Economia, que escreveu em suas redes sociais: "Expresso toda a minha solidariedade a Avelino Guillén, um paladino na defesa dos direitos humanos. No gabinete foi pontual na luta contra a corrupção. Estimado Avelino, estou certo de que continuaremos encontrando-nos na luta por um país melhor".

O pedido de renúncia de Guillén se deu no último dia 28, e desde então o governo vinha fazendo esforços para que ele permanecesse. Em uma entrevista recente, antes da saída, porém, o ex-ministro afirmou que o presidente teria preferido não intrometer-se em sua fricção com a polícia nacional. "Isso não pode ser, se o presidente não me apoia, não tenho porque ficar", disse.

Guillén fez críticas ao modo como a polícia nacional estava se reorganizando depois de um corte de orçamento, deixando áreas importantes desprotegidas, e fazendo "promoções seletivas", principalmente na região de Lima.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 21 Horas

Segurança é culpado por planejar raptar, estuprar e matar apresentadora

mundo OMS Há 12 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

fama MORTE-GO Há 14 Horas

Morre DJ Blogueirinha, aos 29 anos, em Goiás

fama Neymar Há 21 Horas

Nasce Helena, suposta filha de Neymar Junior com Amanda Kimberlly

fama Bombom Há 21 Horas

Irmã gêmea de Adriana Bombom é encontrada morta no banheiro de casa

tech Cometa 13P/Olbers Há 20 Horas

Cometa que só aparece a cada 69 anos será visível neste sábado

mundo TikTok Há 19 Horas

Funcionária usa atestado falso para viajar e encontra chefe no avião

fama Rafa Justus Há 18 Horas

Rafa Justus posa linda em Miami: "Cabelo de praia, não quero saber!"

brasil Bahia Há 21 Horas

Entenda o caso da criança de 5 anos que ateou fogo na casa por vingança

brasil Transporte de Pet Há 20 Horas

Golden morre durante transporte e família recebe corpo em caixa de gelo