Com cinco jogos, Eliminatórias Sul-Americanas têm rodada decisiva nesta terça

Peru e Equador fazem confronto direto e o vencedor dará um passo importante rumo ao Mundial

© Shutterstock

Esporte Futebol 01/02/22 POR Estadao Conteudo

Seis seleções entram em campo pelas Eliminatórias Sul-Americanas nesta terça-feira ainda brigando por uma vaga na Copa do Mundo do Catar. Diante da já classificada Argentina, a Colômbia joga suas últimas fichas pela classificação, enquanto o Uruguai tem jogo-chave para reagir na disputa. Peru e Equador, por sua vez, fazem confronto direto e o vencedor dará um passo importante rumo ao Mundial. Com chances remotas, a Bolívia sonha com o improvável para carimbar o passaporte.

PUB

Seguindo os passos da seleção brasileira, a Argentina, que está sem Lionel Messi, deve aproveitar o duelo com a Colômbia, às 20h30 (de Brasília), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, para fazer ajustes na equipe que está sendo montada para a Copa do Catar. A ausência do craque argentino é um dos elementos que alimentam a esperança do rival. Os colombianos estão na sexta colocação, a primeira fora da zona de classificação, com 17 pontos. A equipe precisa vencer e torcer por tropeços de Uruguai e Peru para retornar ao G-4. Messi estava com covid-19 e já se recuperou. Ele defendeu nesta segunda o PSG na Copa da França.

"É um rival que vai arriscar tudo. Eles terão a iniciativa e não podemos falhar. Se atacarem com muita gente, vão deixar espaços e assim estaremos melhor ofensivamente", disse o técnico da Argentina Lionel Scaloni em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Antes da 15ª rodada, a Colômbia dependia apenas de si para entrar no G-4 das Eliminatórias. No entanto, a seleção acabou sendo derrotada, perdendo de 1 a 0 para o Peru, diante de um Estádio Metropolitano de Barranquilla lotado na última rodada. Alvo da fúria da torcida, Rueda precisou sair de campo escoltado para não ser acertado por garrafadas. O duelo com a Argentina promete ser duro, uma vez que o time albiceleste só perdeu 1 de seus 8 jogos como mandante.

CONFRONTO DIRETO EM LIMA - O triunfo diante da Colômbia colocou a seleção peruana na quarta colocação, com 20 pontos. A equipe conta com uma vitória no confronto direto com o Equador, às 23h (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Lima, no Peru, para colocar uma mão na classificação. Caso vença seu compromisso e Colômbia e Bolívia tropeçarem, os peruanos precisarão de apenas mais 1 ponto para ir à Copa. O Peru visita o Uruguai e recebe o Paraguai nas duas últimas rodadas.

"Vamos enfrentar um time bem posicionado que acaba de fazer um bom jogo com o Brasil. O que vem é mais uma final", disse o técnico Ricardo Gareca, que comanda o Peru desde 2015 e o levou à Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o primeiro que a equipe jogou desde o Mundial de 1982, na Espanha. "O grupo já está empolgado com o que quer, que são os três pontos, então vamos com muita humildade e calma. Estamos focados no Equador", disse.

Do outro lado do confronto, o Equador depende apenas de si para ir à Copa do Catar. Uma vitória em Lima e a seleção comandada pelo jovem técnico Gustavo Alfaro estará classificada para o torneio em novembro. Contra a regularidade da campanha equatoriana está o retrospecto recente do adversário. O Peru venceu os últimos quatro jogos contra o Equador nas Eliminatórias e também venceu seus três últimos duelos como mandante na atual disputa.

"Para mim é um dos jogos mais importantes da minha carreira, como o do Brasil", disse Alfaro. "Sabemos que vamos enfrentar um rival que tem feito as coisas muito bem e que tem lutado pela mesma coisa pela qual lutamos", acrescentou.

MIRANDO A REAÇÃO - Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Uruguai ainda se apoia na boa campanha feita no início das Eliminatórias para não ver a vaga para o Mundial do Catar lhe escapar pelos dedos. Com 19 pontos, o time do técnico Diego Alonso, recém-contratado para substituir Óscar Tabárez, que comandou a equipe celeste por 15 anos, ocupa o quinto lugar, garantindo-se momentaneamente na repescagem. O treinador estreou com vitória diante do Paraguai, fora de casa, e espera repetir o feito diante da lanterna Venezuela, em Montevidéu, às 20h (horário de Brasília), no Estádio Centenário. Um tropeço do Peru colocaria o time de Luis Suárez e Cavani no G-4.

"Temos de aproveitar o fato de jogarmos em casa, de termos o apoio do povo, mostrar a todos os jogadores que estamos preparados para tudo, para vencer, buscar a vitória, buscar a classificação", disse Alonso.

MATAR OU MORRER - O duelo dos desesperados da rodada fica por conta do embate entre Bolívia e Chile, em La Paz, às 17 horas (de Brasília). Em sétimo e oitavo, com 16 e 15 pontos, respectivamente, Chile e Bolívia precisam de um milagre para chegar a uma das quatro vagas para a Copa. Além de vencer, o Chile precisa torcer por uma derrota do Uruguai e um tropeço da Colômbia para alcançar a quinta colocação e garantir momentaneamente a disputa na repescagem. Ainda assim, terá duas pedreiras nas duas últimas rodadas: Brasil, fora de casa, e fecha as Eliminatórias recebendo o Uruguai.

Goleado por 4 a 0 na última rodada pela Venezuela, a Bolívia precisa de uma combinação de resultados ainda mais improvável. A equipe precisa vencer e torcer pelas derrotas de Colômbia, Uruguai e Peru. Neste cenário, pularia para a sexta colocação, ficando a dois pontos do G-4 e um atrás do quinto colocado, podendo apostar em um confronto direto com a Colômbia na penúltima rodada, fora de casa. Os bolivianos encerram a jornada pela vaga no Catar recebendo a seleção brasileira.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Pretty Pastel Please Há 16 Horas

YouTuber Pretty Pastel morre aos 30: "Repentino e inesperado"

mundo EUA Há 17 Horas

Mulher anuncia morte nas redes sociais; marido reage: "queria ajudar"

mundo OMS Há 13 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

mundo Espanha Há 15 Horas

Casal é detido por ter relações sexuais na frente de menores em praia

fama Reynaldo Gianecchini Há 17 Horas

Carro de mãe de Reynaldo Gianecchini capota em São Paulo

brasil Eutanásia Há 14 Horas

Jovem brasileira arrecada mais de R$ 80 mil em vaquinha para fazer eutanásia

fama Mike Heslin Há 15 Horas

Morre o ator Mike Heslin, aos 30 anos

fama JÔNATAS-FARO Há 13 Horas

Jônatas Faro, de 'Cheias de Charme', hoje trabalha como vendedor de imóveis

justica Rio de Janeiro Há 13 Horas

Corolla: quem é traficante gravado treinando em esteira com fuzil

politica Osasco Há 13 Horas

Lula inaugura universidade inacabada em Osasco e é cobrado por aluna para concluir obra