PT avalia que reforma fragilizou Previdência e que é preciso rediscutir financiamento

Economistas do partido defendem novamente mudar o modelo

© Reuters

Economia Política 02/02/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - ​O PT avalia que a reforma da Previdência aprovada em 2019 pelo Congresso inviabilizou o sistema hoje existente. Em debates que deverão ser usados como subsídio para o programa de governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, economistas do partido defendem novamente mudar o modelo.

PUB

"A reforma destruiu a Previdência, nós vamos ter que reconstrui-la", diz Clemente Ganz, ex-diretor do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e um dos coordenadores do grupo sobre trabalho e Previdência da Fundação Perseu Abramo, entidade ligada ao partido que está à frente de discussões programáticas.

Segundo esta visão, a "precarização" do trabalho implementada sobretudo no governo de Michel Temer (MDB) retirou uma fonte de financiamento importante da Previdência, gerado déficits crescentes.

"O que foi colocado como ambiente regulatório no mundo do trabalho inviabilizou o modelo contributivo no médio prazo. O Estado vai ter que cobrir. Cada ano vai ter que aumentar o aporte do Tesouro para financiar o sistema", afirma Ganz.

A discussão sobre novos modelos de financiamento para a Previdência ainda não está fechada no partido, mas não deverá prever uma reversão de medidas como o aumento da idade mínima para aposentadoria, um dos principais pontos da reforma.

"O grande problema da Previdência não estava necessariamente na idade. É desproteger trabalhadores. Nós temos que reverter isso. Não é possível que daqui a dez anos encontremos 10 milhões de velhos mendigando nas ruas".

O foco é envolver governo, trabalhadores e empresários na tentativa de encontrar novas formas de financiamento. Uma ideia citada por Ganz é fazer a desoneração da folha salarial e mudar a estrutura tributária.

"Talvez a gente tenha que pagar um pouco mais para ter a garantia da Previdência para nossos filhos lá na frente, isso é uma repactuação com a sociedade", afirma o economista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Guarujá Há 16 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada em SP

fama Kendra Wilkinson Há 20 Horas

Modelo revela como eram festas com sexo feitas por Diddy

fama Acidente Há 16 Horas

Zé Neto sofre acidente e é internado no interior de São Paulo

lifestyle OMS Há 13 Horas

Marburg: vírus com 88% de letalidade mata 6 em novo surto

esporte Óbito Há 13 Horas

Ex-jogador é encontrado morto em hotel aos 43 anos

mundo Israel Há 20 Horas

Hutis dispararam míssil contra aeroporto à chegada de Netanyahu

mundo EUA Há 14 Horas

Queda de avião junto a aeroporto deixa "vários mortos" nos EUA

fama Giovanna Roque Há 19 Horas

Namorada defende MC Ryan após suposta agressão: 'Perdeu a cabeça'

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

RS registra pedra de granizo de 14,6 cm, a maior a cair no Brasil

fama Drake Hogestyn Há 20 Horas

Morre Drake Hogestyn, ator de 'Days of Our Lives', aos 70 anos