Imagens de satélite mostram aumento de tropas russas na Crimeia

Tensão entre Rússia e Ucrânia continuam em crescendo e a possibilidade de invasão russa ao país vizinho é cada vez mais real.

© Maxar Technologies

Mundo Ucrânia/Rússia 11/02/22 POR Notícias ao Minuto

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia continua a aumentar e torna-se cada vez mais possível uma invasão russa. De acordo com novas imagens de satélite, divulgadas por uma empresa tecnológica com sede nos EUA, o número de militares russos na Crimeia, no oeste da Rússia, e na Bielorrússia continua a crescer.

PUB

As imagens foram captadas nesta quinta-feira e mostram um grande deslocamento de tropas e equipamentos em três pontos ao redor da Ucrânia. 

O dispositivo militar observado pela Maxar está no aeródromo de Oktyabrskoye, anteriormente desativado, no norte da capital da Crimeia, Simferopol.

A Maxar observa que mais de 550 tendas de militares e centenas de veículos já chegaram ao local. Novoozernoye foi outro dos locais da Crimeia onde houve muita movimentação de artilharia e exercícios de treino.

new satellite imagery of Russian troop deployments from Maxar, taken over past 24 hours. Images 1-4 from Crimea, Oktyabraskoye air field. pic.twitter.com/p3FuwvbJDH

— Mike Eckel (@Mike_Eckel) February 10, 2022

Há ainda tropas na cidade de Slavne, na costa noroeste da Crimeia, incluindo veículos blindados. A Sebastopol, o principal porto da Crimeia, chegaram vários navios de guerra russos, incluindo grandes navios de desembarque anfíbios.

Perante este crescimento militar, e após várias ameaças à Rússia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aconselhou os cidadãos norte-americanos na Ucrânia a deixarem o país, lembrando que um possível conflito entre as forças norte-americanas e russas será uma "guerra mundial".

Biden realçou ainda que se Putin é "tolo o suficiente para entrar, ele é inteligente o suficiente para, de fato, não fazer nada que possa impactar negativamente os cidadãos norte-americanos". Questionado se transmitiu essa ideia ao chefe de Estado russo, Biden respondeu que "sim".

A Ucrânia e os seus aliados ocidentais acusam a Rússia de ter concentrado milhares de tropas na fronteira ucraniana para invadir novamente o país, depois de lhe ter anexado a península da Crimeia em 2014.

A Rússia nega qualquer intenção bélica, mas condiciona o desanuviamento da crise a exigências que diz serem necessárias para garantir a sua segurança, incluindo garantias de que a Ucrânia nunca fará parte da NATO.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 10 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 9 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

politica BALEIA-ROSSI Há 9 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Família Há 10 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

fama Novela Há 11 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama MC Poze Há 10 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

lifestyle Os Astros Dizem Há 11 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo

fama Espiritualidade Há 9 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama Dramaturgia Há 1 min

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Redes Sociais Há 5 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista