Cartazes chamam de 'veneno' vacinas contra Covid para crianças no interior de SP

Uma mulher foi gravada na madrugada de quarta-feira (9) pelas câmeras de um estabelecimento comercial colando os papéis e entrando em um carro

© Getty

Brasil Vacinas 11/02/22 POR Folhapress

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Cartazes com informações falsas sobre as vacinas para crianças contra a Covid foram colados em postes próximos a pelo menos duas unidades de saúde em Araçatuba, no interior de São Paulo. As mensagens chamam os imunizantes de "veneno".

PUB

Uma mulher foi gravada na madrugada de quarta-feira (9) pelas câmeras de um estabelecimento comercial colando os papéis e entrando em um carro. O material erroneamente afirma que as vacinas ainda estão em fase experimental, não imunizam e podem causar diversas doenças. Esses argumentos antivacina são repudiados por especialistas.

Foi feito um boletim de ocorrência, e a Promotoria de Juventude e da Infância de São Paulo informou que o caso já foi oficiado à prefeitura –os responsáveis, se identificados, poderão sofrer ação civil pública por danos coletivos à infância e juventude.

Os cartazes foram afixados na região dos bairros Jardim TV e Morada dos Nobres e foram retirados por um morador. Na manhã desta quinta (11), os mesmos informativos já haviam sido afixados novamente no Jardim TV.

A Secretaria de Saúde de Araçatuba diz que os cartazes foram a primeira ação do tipo na cidade e que "não apoia atos contrários à vacina e à ciência."

A pasta reforça que a segurança e a eficácia dos imunizantes é comprovada e que pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina contra o coronavírus.

Segundo dados do vacinômetro do governo de São Paulo na tarde desta quinta-feira, no estado 54,53% das crianças entre 5 e 11 anos já tomaram a primeira dose.

Para Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, diretora de inovação do Instituto Butantan e do CENTD (Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares), pais e responsáveis "têm a responsabilidade de vacinar [as crianças] porque é a forma mais inteligente de proteger as pessoas de doenças infecciosas".

"Há pouco tempo a gente via 4.000 pessoas morrendo por dia no Brasil [de Covid-19] e isso acabou. Temos ainda [mortes], mas principalmente de pessoas não vacinadas. O reflexo da vacinação é óbvio, o resultado é gigante", afirma a diretora.

Ela lembra que os imunizantes passaram pelo crivo das agências regulatórias nacionais e internacionais para que fossem aprovados e, por isso, são seguros.

O médico Marcelo Otsuka, vice-presidente do departamento de infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo, reforça que as vacinas contra Covid-19 já passaram há tempos da fase de testes.

Ele ressalta que, mesmo antes da liberação pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), já havia dados de outros países demonstrando a segurança das doses infantis.Renato Kfouri, médico e presidente do departamento científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, chamou de "absurdas" as informações propagadas pelos grupos antivacina em casos como o de Araçatuba.

"Achava que aqui no Brasil a gente não veria tão cedo esses grupos antivacina prosperarem, mas no esteio do Ministério da Saúde e do próprio presidente, a gente tem um crescimento entre esses seguidores", afirma Kfouri.

Para ele, ao dizer que não se vacina e que a filha Laura, de 11 anos, não vai se vacinar, o presidente Jair Bolsonaro (PL) reforça o discurso anticiência.

"É um desserviço enorme para a população fazer propaganda desse tipo. A Covid na pediatria não é desprezível, já vitimou crianças e adolescentes, há dezenas de milhares de hospitalizações. Não há por que você não vacinar suas crianças e dar a elas o direito de proteção contra uma doença potencialmente grave", diz Kfouri.

"Quem está com medo da vacina, deveria ter medo da doença", completa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama