Maioria do STF vota por derrubar despacho do MEC sobre vacinação

Para Lewandowski, contudo, o ministério não poderia ter feito imposição às universidades sobre a exigência ou não do comprovante de vacina

© Teresa Nunes/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Brasil Justiça 18/02/22 POR Agência Brasil

A maioria do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) votou por derrubar um despacho no qual o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu que as instituições de ensino federais não poderiam cobrar vacinação contra a covid-19 como condição para o retorno às atividades presenciais.

PUB

O despacho, publicado em 30 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU), já havia sido suspenso pelo ministro Ricardo Lewandowski, a pedido do PSB. Ele é relator de uma ação por descumprimento de preceito fundamental (ADPF) que trata de atos do governo no contexto da pandemia.

No documento, Ribeiro disse não ser possível às universidades exigir comprovante de vacinação como condição para o retorno das atividades presenciais, pois tal exigência seria “um meio indireto à indução da vacinação compulsória”, que “somente poderia ser estabelecida por meio de lei”.

Para Lewandowski, contudo, o ministério não poderia ter feito imposição às universidades sobre a exigência ou não do comprovante de vacina, pois isso violaria a autonomia universitária, que abarca dimensões não só educacionais e financeiras, como também administrativas e relativas à saúde.

“As instituições de ensino têm, portanto, autoridade para exercer a autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação”, argumentou Lewandowski, cujo entendimento, até o momento, foi seguido por seis ministros – Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

O caso está sendo julgado no plenário virtual, e os demais ministros têm até as 23h59 desta sexta-feira (18) para depositar seus votos no sistema eletrônico do Supremo. Salvo algum pedido de vista ou destaque (remessa ao plenário convencional), deve prevalecer o voto da maioria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Ex-piloto Há 7 Horas

Michael Schumacher é 'visto' pela primeira vez em 11 anos

mundo Oriente Médio Há 9 Horas

Imagens mostram celebrações e destruição após mísseis contra Israel

mundo EUA Há 8 Horas

Menina de 13 anos mata irmã de 7 anos à facada após discussão sobre WC

mundo Espanha Há 8 Horas

Após período de luto, chimpanzé larga corpo de cria que morreu há 7 meses

justica Nobres (MT) Há 10 Horas

Motorista morre em acidente e irmão mata os sobreviventes em Mato Grosso

fama Sean 'Diddy' Combs Há 9 Horas

Diddy é acusado de abusar de 25 menores, incluindo uma criança de 9 anos

fama Família Real Há 7 Horas

Rainha Elizabeth 2ª teve câncer nos ossos, diz Boris Johnson

fama Angelina Jolie Há 8 Horas

Angelina Jolie é flagrada dando autógrafo em cartaz de Brad Pitt; veja

mundo colesterol Há 9 Horas

Experimento radical: aluno de Harvard come 720 ovos e surpreende médicos

tech Espaço Há 8 Horas

China apresenta traje espacial que será usado na primeira missão à Lua