Menino que engoliu apito morre e família decide doar os órgãos, em SC

A família de Matheus Rodrigo de Oliveira decidiu autorizar a doação de órgãos do garoto.

© Reprodução

Brasil MORTE-SC 19/02/22 POR Folhapress

GIORGIO GUEDINFLORIANÓPOLIS, SC (UOL/FOLHAPRESS) - O menino de 7 anos que engoliu um apito, em Navegantes (SC), teve a morte cerebral confirmada na noite da quinta-feira (17) em um hospital em Itajaí, cidade vizinha. A família de Matheus Rodrigo de Oliveira decidiu autorizar a doação de órgãos do garoto.

PUB

Bastante abalada, Tiele Costa de Oliveira, mãe do menino, contou à reportagem, que inicialmente não queria fazer a doação, na esperança de ainda ter o menino consciente. Após uma reunião com o restante da família, ficou decidido que os órgãos seriam doados.

O tio do menino, irmão de Tiele, morreu de leucemia à espera de um doador compatível de medula óssea.

"Da mesma forma que a gente já esperou por uma doação; com a possibilidade de doar e salvar outras vidas, pensamos em dar mais conforto [para quem vai receber os órgãos]", disse a mãe de Matheus.

As córneas, os rins, e o fígado, que foi para o Rio de Janeiro, já foram doados. Até o fim da tarde desta sexta (18), a família ainda aguardava o corpo do filho no Instituto Médico Legal para realizar o velório e o sepultamento. Ele era o segundo mais novo entre quatro irmãos.

Salvar vidas já estava no dia a dia de Matheus. Descrito como alegre, independente e espontâneo pela mãe, o menino tinha o sonho de ser bombeiro. "Um dia, ele encontrou uma capivara presa em um bueiro aqui perto. Ele não sossegava enquanto o bombeiro não chegava ali; ele queria salvar o animal, gostava muito de bichos", recordou.

A família também tinha adotado uma cadela, que ele adorava bastante. "Ele saía, na chuva e tudo, se ela tentasse fugir de casa", contou. "Eu acredito que a parte dele, [salvar vidas] ele fez".

Matheus precisou ser internado na UTI (Unidade de terapia Intensiva) no último sábado (12), após engolir um apito. Segundo o Corpo de Bombeiros, o garoto foi levado por dois homens até o quartel de Itajaí, cidade vizinha, no fim da tarde e chegou ao local inconsciente, carregado no colo pelo próprio pai.

No momento do atendimento, o menino tinha frequência cardíaca lenta e sinais de baixa oxigenação no corpo. Ele foi submetido a manobras de reanimação e expeliu o objeto alguns minutos após receber atendimento médico.

Os socorristas passaram 45 minutos fazendo manobras de reanimação no garoto até o quadro de parada cardiorrespiratória dele ser revertido. Quando o menino foi estabilizado, ele foi levado de helicóptero para o Hospital Infantil Pequeno Anjo, onde ficou internado na UTI e não resistiu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Guarujá Há 17 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada; veja

economia Leilão Caixa Há 19 Horas

Caixa Econômica realiza leilão de imóveis com até 95% de desconto

fama Gusttavo Lima Há 20 Horas

Gusttavo Lima é indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa, diz TV

justica Estupro por 3 dias Há 20 Horas

Estuprada por 3 dias, mulher finge pedir pizza à PM e consegue ser salva

fama John Ashton Há 20 Horas

Ator John Ashton, de "Um Tira da Pesada", morre aos 76 anos

fama Família Beckham Há 19 Horas

Filho de David Beckham, Cruz Beckham está namorando cantora brasileira

esporte Óbito Há 20 Horas

Ex-jogador é encontrado morto em hotel aos 43 anos

esporte São Paulo Há 17 Horas

Família culpa São Paulo por depressão e suicídio de goleiro

mundo EUA Há 11 Horas

Corpo de criança morta em 2020 é encontrado no quintal da família adotiva

fama Bia Miranda Há 21 Horas

Horas após terminar o namoro, Bia Miranda anuncia que está grávida