Presidente dos Estados Unidos anuncia sanções contra a Rússia

Biden divulgou sanções à dívida soberana da Rússia

© JIM WATSON/AFP via Getty Images

Mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 22/02/22 POR Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em declaração nesta terça-feira (22) que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia e anunciou sanções econômicas contra o país voltadas a dificultar o financiamentos e a atuação internacional de instituições financeiras russas.

PUB

Biden divulgou sanções à dívida soberana da Rússia e medidas para que o país não consiga mais buscar recursos no Ocidente, proibindo também que a Rússia compre títulos no mercado ocidental.

O governante declarou restrições para dois bancos russos, embora não de perfis comerciais. Ele acrescentou que dialogou com o governo da Alemanha para que o gasoduto ligando o país e a Rússia “não avance”.

“Vou começar a impor sanções muito mais duras do que as que implementamos em 2014 [ano do conflito anterior entre Rússia e Ucrânia]. E iremos avançar ainda mais se Rússia continuar a invasão”, disse.

O presidente dos EUA criticou a Rússia pelo reconhecimento da independência de duas províncias separatistas localizadas na Ucrânia (Donetsk e Luhansk) e pelo envio de tropas a esses territórios, adentrando a fronteira ucraniana. 

Hoje, Vladimir Putin, presidente da Rússia, pediu e obteve a autorização do Parlamento do país para o emprego de Forças Armadas no exterior.

“Putin conseguiu o apoio do Congresso. Isso significa que ele pode agir de forma mais violenta. Nós ainda achamos que Putin vai avançar ainda mais e atacar a Ucrânia. Espero que esteja errado, mas só fazem escalar as agressões”, comentou.

Embora tenha dito que não pretende lutar contra a Rússia, Biden afirmou que irá defender os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e apoiar a Ucrânia.

“Vamos julgar a Rússia por ações e não por palavras. O que a Rússia fizer estaremos prontos para reagir. A Rússia vai pagar um preço ainda mais alto se continuar essas agressões. Os Estados Unidos vão dar assistência militar para a Ucrânia. Autorizei novas tropas na medida em que soubemos que tropas russas não vão sair de Belarus”, pontuou.

Biden assinalou que está discutindo alternativas para os impactos econômicos aos cidadãos dos Estados Unidos. A Rússia é um dos maiores fornecedores de petróleo e gás do mundo, o que pode afetar o mercado norte-Brasíliamericano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Transações Há 10 Horas

Regras do Pix mudam a partir desta sexta-feira

fama Polêmica Há 9 Horas

Carol Francischini diz que foi agredida pelo irmão a mando da mãe

mundo EUA Há 11 Horas

Homem espanca passageiro que dormia durante voo da United Airlines

mundo BRAT Há 10 Horas

Dicionário Collins elege a palavra do ano – e é inspirada por cantora

mundo Clima Há 9 Horas

Espanha fala em "dezenas e dezenas" de desaparecidos nas inundações

esporte Espanha Há 3 Horas

Morre ex-jogador do Valencia, vítima de desastre DANA, na Espanha

mundo EUA Há 4 Horas

'Marido mais carinhoso do mundo' é suspeito de ter matado a mulher

fama Família Há 21 Horas

Tom Brady teria ficado chocado ao saber de gravidez de Gisele Bündchen, diz site

tech Inteligência Artificial Há 21 Horas

Nova busca do ChatGPT, da OpenAI, reproduz trechos de reportagens sem autorização

esporte Futebol Há 11 Horas

Hugo Souza e Yuri Alberto comentam eliminação do Corinthians na Argentina