Embaixada pede que brasileiros não visitem províncias na Ucrânia

 “Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora”, alertou a publicação

© Shutterstock

Mundo Guerra 24/02/22 POR Agência Brasil

A Embaixada do Brasil na Ucrânia recomendou, nesta terça-feira (23), que brasileiros não viagem para as províncias separatistas Luhansk e Donetsk. A orientação foi divulgada por meio do perfil da embaixada no Twitter. “Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora”, alertou a publicação.

PUB

A Ucrânia declarou hoje estado de emergência e pediu que seus cidadãos na Rússia deixem o país, enquanto Moscou começou a esvaziar sua embaixada em Kiev, capital ucraniana. Os ucranianos temem um ataque militar completo da Rússia.

Luhansk e Donetsk foram reconhecidas na última segunda-feira (21) como independentes pelo governo russo. Com a medida, as províncias não são mais reconhecidas como território ucraniano, o que abre espaço para a livre movimentação de tropas russas. O presidente Vladimir Putin enviou tropas aos locais, classificadas por ele como tropas de paz.

No Conselho de Segurança da ONU, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, condenou a decisão da Rússia. Segundo ele, a medida desafiou as normas e os princípios da lei internacional e a integridade da Ucrânia dentro de suas fronteiras internacionais reconhecidas.

Ontem (22), em coletiva de imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o envio de tropas russas às províncias marca o início da invasão da Ucrânia pelo país. O líder norte-americano e aliados também anunciaram sanções econômicas contra a Rússia.

No início da semana, o embaixador brasileiro na Organização das Nações Unidas (ONU), Ronaldo Costa Filho, fez uma declaração no Conselho de Segurança da entidade defendendo uma “solução negociada” entre Ucrânia e Rússia, que leve em consideração "os legítimos interesses de segurança" de ambos os países e o respeito aos princípios defendidos pelas Nações Unidas.

O embaixador apelou “a todas as partes envolvidas para que evitem uma escalada de violência e que estabeleçam, no mais breve prazo, canais de diálogo capazes de encaminhar de forma pacífica a situação no terreno”.

*Com informações da agência Reuters.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Leilão Caixa Há 22 Horas

Caixa Econômica realiza leilão de imóveis com até 95% de desconto

brasil Guarujá Há 20 Horas

Criança de 2 anos sai correndo de restaurante e morre atropelada; veja

fama Gusttavo Lima Há 23 Horas

Gusttavo Lima é indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa, diz TV

justica Estupro por 3 dias Há 23 Horas

Estuprada por 3 dias, mulher finge pedir pizza à PM e consegue ser salva

fama John Ashton Há 23 Horas

Ator John Ashton, de "Um Tira da Pesada", morre aos 76 anos

fama Família Beckham Há 22 Horas

Filho de David Beckham, Cruz Beckham está namorando cantora brasileira

esporte Óbito Há 23 Horas

Ex-jogador é encontrado morto em hotel aos 43 anos

mundo EUA Há 14 Horas

Corpo de criança morta em 2020 é encontrado no quintal da família adotiva

esporte São Paulo Há 20 Horas

Família culpa São Paulo por depressão e suicídio de goleiro

esporte Flamengo Há 20 Horas

Tite é demitido do Flamengo; Filipe Luís assume interinamente