Medvedev assume como número 1 do mundo após derrota de Djokovic

O russo se torna apenas o segundo tenista nos últimos 18 anos a liderar o ranking

© Getty Images

Esporte Tênis 24/02/22 POR Estadao Conteudo

O ranking da ATP tem um novo número. Daniil Medvedev assegurou o topo do tênis nesta quinta-feira com a eliminação de Novak Djokovic nas quartas de final do ATP de Dubai. Assim, o russo se torna apenas o segundo tenista nos últimos 18 anos a liderar o ranking sem ser o Big Three: Rafael Nadal, Roger Federer e o próprio Djokovic. O último havia sido o britânico Andy Murray, em 2016.

PUB

Campeão do Aberto da Austrália em 2021, Djokovic não competiu na edição desse ano,devido às polêmicas envolvendo a sua decisão de não se vacinar contra a covid-19, e não pode defender seu primeiro lugar no ranking. O sérvio só não foi ultrapassado porque Medvedev acabou derrotado na final por Nadal, em um dos maiores jogos da história.

Mas a ascensão do russo era questão de tempo. Nessa semana, Medvedev optou por disputar o ATP de Acapulco, enquanto Djokovic competiu no ATP de Dubai. Com isso, para assumir a liderança no ranking, bastava a Medvedev alcançar o mesmo resultado do sérvio, o que de fato aconteceu. Classificado para as quartas de final, o russo conquistou o posto de número 1 com a eliminação de Djokovic para o tcheco Jiri Vesely.

Com derrota de 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6, o sérvio deixa o topo do ranking após 84 semanas consecutivas, o recorde na categoria. Vesely, algoz de Nole, também teve o que comemorar: o Tcheco nunca foi derrotado por Djokovic. Os tenistas se enfrentaram duas vezes, em Monte Carlo, 2016, e agora em Dubai, 2022.

"Ontem depois do jogo eu brinquei que não queria manchar meu histórico contra o Djokovic, mas não esperava ganhar de novo. Acho que é ótimo para o tênis ter alguém novo no topo", afirmou Vesely.

Assim, Medvedev se torna apenas o 27º tenista da história a liderar o ranking do tênis mundial, além de ser apenas o terceiro russo a conquistar o feito. Antes dele, apenas Yevgeny Kafelnikov(1999) e Marat Safin (2000/2001) alcançaram essa marca. Outra curiosidade, e também um recorde, é que Medvedev se tornou o número 1 mais alto de todos os tempos: com 1,98 m, ultrapassou os 1,96 m de seu compatriota, Safin.

Medvedev vem tendo uma carreira meteórica até aqui, conquistando posições no ranking mundial e fazendo duelos importantes com o "Big Three". Em 2021, conquistou o Aberto dos Estados Unidos em cima do, até então, número 1 do mundo, Novak Djokovic. Também acumula o ATP Four Finals, em 2020, como um importante título em seus 26 anos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 22 Horas

Homem morre em acidente de carro e irmão mata sobreviventes a tiro

esporte Mercado de Transferências Há 21 Horas

Barcelona quer 'roubar' Neymar do Al Hilal: "bomba mediática"

politica São Paulo Há 7 Horas

Empresas que atuaram na campanha acusam Marçal de calote

mundo Japão Há 4 Horas

Bomba da II Guerra Mundial explode em aeroporto do Japão

fama RAQUEL-BRITO Há 23 Horas

Em A Fazenda 16, Raquel Brito diz que Boninho 'segurou' Davi no BBB 24

fama Justiça Há 5 Horas

"Há vídeo de sexo de Diddy com outra celebridade influente", diz advogada

brasil IDOSA-SP Há 22 Horas

Mulher de 80 anos morre após ser atacada por pitbull do vizinho na zona sul de SP

mundo Justiça Há 5 Horas

Jovem famoso no TikTok é preso por assassinar terapeuta

fama Alopecia Há 22 Horas

Famosos que podem ficar carecas por causa da Alopecia

fama Paternidade Há 19 Horas

Rafael Cardoso faz reflexão após dizer que não vê filhos há mais de 1 ano